Fórum do Corinthians

[QUADRO ALVINEGRO] Números de Corinthians x Bahia e Grêmio x Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de twitter.com/Corinthians__EN

Ranking: 1.112º

Twitter.com/corinthians__en 2268 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/06/2017 às 23:46
Por twitter.com/Corinthians__EN (English) (@fabianflausino)

Salve Fiel,

Mais um tópico duplo! Fui pra arena na quinta e já viajei na sexta, e só consegui sentar pra fazer o quadro alvinegro agora. Felizmente saímos dos últimos dois jogos com 6 pontos e permanecemos invictos no campeonato. Duas vitórias com caras bem diferentes.

-------------------- CORINTHIANS X Bahia --------------------

Contra o Bahia fizemos um jogo muito seguro. Uma grande demonstração de um time bem treinado é se manter organizado na defesa e no ataque mesmo após perder um jogador. É claro que houve a contribuição da expulsão de um atleta do Bahia, mas a sincronia nos movimentos que tanto gostamos de ver com 10 na linha continuamos a ver com 9. O único perigo real que o Bahia levou ao nosso gol foi aos 7 minutos do primeiro tempo, que terminou em uma grande defesa do Cássio. Após isso, domínio seguro do Corinthians, que continua a manter uma boa precisão nas finalizações; ao Bahia, foram apenas permitidos cruzamentos e chutes de fora da área.

Chama a atenção na evolução dos mapas de passes que cada vez mais Jô volta para recompor, o que justifica ele ser poupado do jogo contra o Patriotas na quarta-feira. Durante todo o período em que o Fagner ficou fora de campo pelo corte no supercílio, o lateral direito do time foi o Jô. Espero que seu posicionamento mais atrasado não se dê pela percepção do Carille de que o time está tendo dificuldades na criação, e sim só a vontade do nosso centroavante de participar mais do jogo: participa pouco hoje, mas é letal quando tem a chance. O time do Corinthians segue com sua vocação faz alguns bons anos de ser um time que joga melhor começando o jogo pelas laterais, o que fica evidenciado pelos grossos triângulos nos lados do mapa.

O gráfico de xG* só confirma o grande jogo do Corinthians. Fez 3 gols, e criou o suficiente pra tanto. Nas três grandes chances que teve no jogo, conseguiu aproveitar e construir o resultado. O Bahia, por sua vez, não conseguiu criar situações de jogo que tivessem grande chance de ocasionar em gol. É interessante notar também que o time conseguiu criar a mesma quantidade de xG antes e depois da expulsão do Gabriel, e o Bahia pouco criou depois da expulsão.

O contraste entre os dois mapas de xG é gritante. Olhe o tamanho e a distância das chances do Corinthians e as do Bahia. É legal notar que dificilmente um arremate vai ter mais xG do que o do Balbuena: 1 metro do gol, sem goleiro.

A performance com um gol e a 'rede limpa', como dizem os comentaristas em inglês, renderam o prêmio de homem do jogo para o Balbuena. Fagner também teve uma nota alta, após sua assistência para o primeiro gol. É a segunda vez que o Fagner consegue desequilibrar o jogo nesse campeonato após quebrar as linhas de marcação em uma jogada individual: a primeira foi na primeira rodada, contra a Chapecoense.

-------------------- Grêmio x CORINTHIANS --------------------

Se contra o Cruzeiro Fábio Carille disse que aquele jogo tinha sido o mais desafiador do Corinthians até aqui na temporada, pode-se dizer que essa fala já está desatualizada: o forte time do Grêmio foi de fato a maior pedreira do Campeonato Brasileiro até aqui, justificando sua posição no campeonato. O Grêmio dominou as ações na maior parte do jogo, como diz a superioridade do time na posse, finalizações, cruzamentos e escanteios, mas não conseguiu converter isso em vantagem no placar.

Aqui, mais do que nos jogos anteriores, o Corinthians usou e abusou a da ligação direta de Cássio para Jô dominar no campo de ataque. Curioso ver como o Grêmio conseguiu trancar o lado direito do Corinthians, impedindo as conexões de Guilherme Arana e Romero para Jô. Não sabemos até agora se foi por iniciativa individual ou estratégia de partida, mas o Paulo Roberto jogou mais adiantado que o Maycon, o que conseguimos ter claramente na lembrança após as três arrancadas para o ataque que, na primeira, deixou o melhor zagueiro do país no chão, na segunda tomou um drible da vaca e na terceira teve que parar com falta para não ser superado novamente. Pouco a pouco, o equilíbrio entre nossas duas laterais vai se recuperando.

Claramente o jogo mais efetivo do Corinthians até aqui. Repare nas chances: em apenas 4% dos jogos que um time que alcança 2,12 de xG enfrenta um time que alcança 0,53 de xG sai derrotado. A grande chance do jogo do Corinthians foi na primeira arrancada de Paulo Roberto, que deu trabalho para Marcelo Grohe. O Grêmio teve grandes chances, com Geromel e Luan duas vezes, mas parou em Cássio.

Assim como no jogo anterior, o contraste entre os dois mapas de xG é claro, só que dessa vez nós estamos do lado que sofreu para criar oportunidades de gol. Isso não chega a ser preocupante, porque enfrentamos um grande time e a performance do Corinthians no ano até aqui mostra que essa baixa no índice de xG tem muito mais cara de exceção do que de regra.

Como não poderia deixar de ser, Cássio foi o homem do jogo. Duas grandes intervenções, uma encaixando um arremate a uns 5 metros de distância e outra defendendo um pênalti do melhor jogador do Brasil até aqui. Se olharem os tópicos anteriores, verão que Fagner é o jogador mais consistente do time, raramente atuando com nota menor que 7.

O Corinthians mostra ser um time muito sólido. Não importa o adversário, grande ou pequeno, embalado ou em má fase, casa ou fora, jogando pelo chão ou por cima, apostando nas triangulações ou nas jogadas individuais, o Coringão é o clube que se impõe melhor independente da proposta do adversário nessas primeiras 10 rodadas, o que nos permite alguma irregularidade lá na frente, que alguma hora, deve acontecer. Um início de campeonato formidável, que só não supera nós mesmos em 2011. Estamos no caminho certo para grandes coisas em 2017, se todos os fatores se mantiverem constantes.

Algumas das estatísticas que uso aqui não são geradas para jogos da Copa Sulamericana, então não haverá Quadro Alvinegro do jogo contra os Patriotas da Colômbia. No entanto, tentarei fazer um tópico mais pra frente na semana com alguns dados agregados do Campeonato, já que 10 rodadas já são uma amostra suficiente para uma análise minimamente relevante.

Obrigado pela leitura e que venha o Botafogo!

* https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/397533/quadro-alvinegro-o-que-e-xg [Quadro alvinegro] o que é xg? Salve Fiel, Pretendo começar hoje uma nova sequência de tópicos, o Quadro Alvinegro. Após cada jogo, postarei uma análise estatística da partida com base em... meutimao.com.br meutimao.com.br

Fontes: Footstats, WhoScored e Opta via @11tegen11.

Tópico anterior:
https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/405135/quadro-alvinegro-numeros-de-coritiba-x-corinthians [Quadro ALVINEGRO] Números de Coritiba x Corinthians Salve Fiel, Como disse no primeiro jogo do campeonato, ? duro fazer uma an?lise depois de um jogo que te d? raiva. E como deu! Tenho certeza que n?o foi s? da... meutimao.com.br meutimao.com.br

Me siga no twitter:
www.twitter.com/corinthians__en Corinthians English (@Corinthians__EN) | Twitter The latest Tweets from Corinthians English (@Corinthians__EN). Everything you need to know about Corinthians in english, you'll find it right here. São Paulo... twitter.com twitter.com

3.810 visualizações e 46 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Edwaldo Sccp

Edwaldo 83 posts

@edwaldo.corinthians em 27/06/2017 às 23:59

Perfeita suas análises, confesso que estava ansioso por ler este tópico, desde o jogo contra o Bahia já estava na espera.

Moderação, esse é um tópico muito interessante poderiam deixá-lo como fixo!

Parabéns e #vaicorinthians!

Foto do perfil de Matheus Marcolino

Ranking: 3.165º

Matheus 764 posts

@matheus.marcolino em 28/06/2017 às 13:18

Já estava pensando que não ia sair o Quadro Alvinegro hehehe, mais um belo tópico.

Alô moderação, dá uma coluna pra ele!

Últimas respostas

Foto do perfil de Bruno Teofilo Alves

Ranking: 3.414º

Bruno 687 posts

@teofilobruno em 29/06/2017 às 23:07

Esse tem que ser um tópico fixo no site, ou até os adm fazerem uma coluna com essas análises...

Muito boa sua análise,

Publicidade

Foto do perfil de Gustavo Brzezinski

Ranking: 3.049º

Gustavo 799 posts

@gustavo.brzezinski em 29/06/2017 às 22:50

Espetacular mano, um salve do @QuebradaItakera

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 16º

Renato 34924 posts

@rmagalhaes em 28/06/2017 às 18:44

Muito bacana que faz...

Parece o trabalho do PVC sem salário.

Foto do perfil de Mario Ayres

Ranking: 190º

Mario 8378 posts

@marioayres em 28/06/2017 às 18:19

Revela que o time está bem treinado, que continue assim.

Foto do perfil de Hugo Barreto

Ranking: 8.140º

Hugo 180 posts

@hugo.barreto1 em 28/06/2017 às 18:10

Boa! Vale destacar também que pelos gráficos, Arana e Romero recebem muita bola na esquerda. Arrisco a dizer que é a nossa 'bola de segurança', contra o Grêmio foi mais evidente, o Jadson também faz a troca de passe com o Fagner. Interessante.

Vai Corinthians!

Foto do perfil de Elisandro Sousa

Elisandro 6 posts

@elisandro em 28/06/2017 às 17:57

Ótima analise.

Foto do perfil de Cecel Rodrigues

Ranking: 6º

Cecel 45566 posts

@cecelzinho em 28/06/2017 às 17:42

Sensacional

Foto do perfil de Gabriel Cassimiro Santiago

Gabriel 20 posts

@bacurabill em 28/06/2017 às 16:29

Parabéns pela matéria!

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 45º

Edgard 18149 posts

@edgard.alan.souza em 28/06/2017 às 14:24

Belo trabalho.

Quem pega o número frio de finalizações por exemplo, nem sempre percebe que a maioria dos chutes contra a meta de Cássio são de muito longe

Foto do perfil de Gustavo Henrique Dos Santos Ros

Ranking: 994º

Gustavo 2540 posts

@gustros em 28/06/2017 às 14:19

Essa rede de passes é muito legal comparada com de outros times, o Corinthians é muito consistente.

Fui dar uma olhada naquela 'analise' do globo em como derrotar o Corinthians e dei uma olhada no tópico, ai você ve o tanto de cruzamento na área e percebe que os analistas de futebol não sabem bosta nenhuma. Kkkkkkkk

ALO MODERAÇAO DA UMA COLUNA FIXA para o CARA.

x