Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Deficiências de alguns atletas do Corinthians e o Sylvinho

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Wandeson

Ranking: 1.576º

Wandeson 2.062 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/05/2021 às 09:16
Por Wandeson Cunha (@wandesoncunha)

Alguns dos principais atletas do elenco têm certos defeitos que vão de encontro ao que o Sylvinho falou que vai cobrar. Aí, das duas uma, ou o camarada vai perder espaço ou vai dar um salto de qualidade técnica/tática.

Xavier (começando pelo nosso queridinho)

Apesar de encher nossos olhos com movimentos e bons passes no momento da saída de bola, tem dificuldades de se posicionar na segunda linha de quatro. Eu até acho que é por isso que é quase sempre preterido. Descola muito da linha para dar o bote (que não precisa acontecer a todo momento) ou se afunda muito entre o zagueiros abrindo espaço no meio. É exatamente o contrário do Gabriel. Os movimentos do Gabriel são aleatórios na fase ofensiva, mas ele é primoroso nos movimentos das duas linhas de quatro. Claro que erra em algum momento, todos erram, mas tem consciência grande da posição.

Se Xavier tiver isso corrigido, é titular absoluto em qualquer lugar.

Mosquito

Mosquito e Vital têm uma coisa que eu acho indispensável para quem joga pelos lados: driblar em velocidade. Engata a marcha e vai costurando. O Nicolas Cage também tem outro positivo: apesar de correr de cabeça baixa (dá essa impressão, ao menos), consegue executar os movimentos na faixa certa. Exemplifico com a jogada de linha de fundo. Mosquito não faz chuveirinho. 90% das vezes ele cruza para trás, na entrada da área ou na marca penal, zonas que são as mais perigosas pois o atacante vem de frente no contrapé da zaga. Maior defeito? É displicente na recomposição. Por vezes para na intermediária e não continua acompanhando o movimento da segunda linha que se forma. Resultado: 2x1 contra o Fagner, ou o volante se desloca para o lado para cobrir e abre um buraco no meio.

Lucas Piton

Piton é um armador que pisa na lateral. Não tem o 1x1 do Fagner, mas o tapa na bola é mais qualificado. Bom drible curto, ótimo cruzamento e quando afunila vira um meia atacante. Eu nem acho sua marcação tão deficitária. O problema do Piton é não respeitar a sincronia da última linha. É muito comum vê-lo desgrudando da linha de 4 para dar o bote no lateral, e isso abre espaços desnecessários. Veremos, pode ter certeza, o Sylvinho cobrando que o bote nas zonas mortas ou intermediárias é da SEGUNDA LINHA. Os laterais têm que trancar os acessos próximos a área, e no mais manter a posição para evitar que ao rodar a bola o adversão não ache a linha de defesa da área em transição. Corrigindo isso, sobe de nível consideravelmente igual o Arana.

Luan

O crescimento do Luan passa pela ascensão de Raul Gustavo e João Victor. Sim, o melhor jogador (tecnicamente) do time ressurgiu por causa da troca de zagueiros. Por quê? Com Gil e Mendez ou Jemerson, a busca do passe eram os laterais, aí tome voltas. Zagueiro-Lateral-Zagueiro-Volante-Lateral-Volta-TalvezOLuan. Mas agora, nossos dois zagueiros jovens têm qualidade e confiança e a todo momento dão o passe que rompe as linhas.

Vejam os últimos jogos, Raul pega a bola e passa PARA FRENTE cruzando a primeira linha de marcação e achando Luan ou o Araos do círculo central pra frente. Isso colocou o Luan no jogo impedindo que ele se apague ficando perdido entre as linhas de marcação do adversário. O que falta então? FICAR PILHADO. Meter a bola debaixo do braço e dizer: 'eu sou o craque dessa birosca e vou decidir'. Buscar os lados do campo para tabelar e principalmente PISAR NA ÁREA PARA FINALIZAR. O Mosquito arrancou na direita pra cima do marcador? Já corre pra entrada da área, meu amor. A bola vai lá! Só não precisa bater pênaltis.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Marcos De Jesus Silva

Ranking: 1.936º

Marcos 1.690 posts

@marcos.de.jesus.silv em 28/05/2021 às 13:34

O piton tem um problema de jogar para trás as vezes algum companheiro toca para ele e passa, porém o piton joga com o zagueiro ou para o volante, no jogo contra o huancayo ele fez muito isso

Foto do perfil de Caio Filipe Ribeiro Freitas

Caio 194 posts

@caio.filipe.ribeiro1 em 28/05/2021 às 13:26

Que análise bem feirinha hahahha. Já tá bom pra trabalhar no Corinthians hahahhaa enxergando melhor que o Mancini pô!

Foto do perfil de Yassuo Lauro Uemura

Ranking: 1.496º

Yassuo 2.142 posts

@yassuo.lauro.uemura em 28/05/2021 às 13:23

Ótima análise. Além de corrigir o posicionamento de Xavier têm que achar 2o volante entre os novatos, Vitinho ou Mandaca ou mesmo Roni para ser o titular na posição. Se for usar o 4 1 4 1 até o Araos poderia ser aproveitado. Prováveis titulares Cássio Fagner JV RG Piton Gabriel Mosquito Luan e Vital. Falta centroavante e 1 volante/meia.

Foto do perfil de Lucas Rivaldo

Ranking: 1.987º

Lucas 1.648 posts

@lucas.rivaldo em 28/05/2021 às 13:18

Eu não vejo Xavier com essa saída de jogo toda, eu acho que ele peca muito em vários fundamentos.

Publicidade

Foto do perfil de M.m. Martins

M.m. 57 posts

@mm.martins em 28/05/2021 às 13:15

Perfeita análise.

Foto do perfil de Paulo Wilhelm Nascimento

Ranking: 8.143º

Paulo 242 posts

@paulo.wilhelm.nascim em 28/05/2021 às 13:10

Se Sylvinho for um grande construtor de atletas, tem nas mãos alguns bons diamantes brutos a serem lapidados, como Xavier, Matheus Alexandre, João Victor e Raul, o próprio Piton, Guilherme Biro, Roni, Adson e Araos, Mosquito, Janderson, GP, e Rafael Bilu, Mandaca, Mattheus Araujo, Vitinho, Rodrigo Varanda e Felipe Augusto. Cauê vejo poucas chances, mas vai que, né! Ressalte-se que em breve estarão de volta Danilo Avelar, Gustavo Mantuan e Ruan Oliveira.

Foto do perfil de Gabriel Brigatto

Ranking: 1.868º

Gabriel 1.741 posts

@gabriel.brigatto em 28/05/2021 às 13:02

Todos estes aspectos que você citou são corrigidos com treinamento, se o Sylvinho for tão capaz como parece o time pode deslanchar.

Título acho difícil, mas se pegarmos um chaveamento fácil, o que dificilmente acontece, na Copa do Brasil na final o time cresce

Foto do perfil de Wilson Balera

Ranking: 1.763º

Wilson 1.858 posts

@wilson.r.balera em 28/05/2021 às 12:52

Incrível como que trocar zagueiros já tem melhora até no ataque, depois que colocou Raul e João o time todo melhorou.