Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Vou reunir aqui TODOS os problemas que EU VEJO no Corinthians desde 2017 ou até antes

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Emerson

Ranking: 7.986º

Emerson 250 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 02/08/2021 às 12:35
Por Emerson Macedo (@corintiano40)

Não sou de cornetar o time, nem jogadores, mas depois de quatro anos, acho que da pra ter um parecer seguro sobre muitas coisas. Muitos vão discordar de algumas coisas, Mas faz parte... Então vamos lá. Não sou nenhum especialista em tática ou analista de desempenho, aqui vai só o que eu vejo como torcedor.

DEFESA

CÁSSIO : é um dos maiores vencedores do clube (senão o maior) sem dúvida, mas NEM NO AUGE em 2012, ele tinha boa saída de bola. Sempre ficou plantando debaixo das traves em escanteios e cruzamentos, na idade que está isso não pode mais ser corrigido. Teremos que conviver com isso. Mas o que de fato incomoda é a mania de rebater bolas pra dentro da pequena área o que já nos causou grandes problemas. Melhorar a saída com os pés nos últimos anos.

Fagner : Fagner sempre desde 2015 para cá o melhor jogador do Corinthians na minha concepção, era uma rocha como marcador pela direita. Muita chegada ao ataque, triangulações e ótimos cruzamentos. Mais desde 2020 (ou antes não sei dizer), seu rendimento caiu bastante. Continua marcando bem, mas nem sombra do que era antes. Na questão ofensiva, ele caiu demais faz algum tempo. Muitos irão dizer que o Sylvinho prende ele demais, eu até concordo. Mas até nas intermediárias ele tem errado muitos passes e tomadas de decisões. Se melhorar e ele tem potencial pra isso, pode auxiliar muito mais o Mosquito no ataque.

GIL: sempre foi um zagueiro lento, com boa imposição física e posicionamento. Em um sistema sólido (o que não temos atualmente) ele joga o fino. Com o maior problema do clube nesses 4 anos que é a saída de bola péssima, muitas vezes sobra pra ele armar o time o que nem de longe era pra acontecer. Na estágio atual do time, poderia ser em 2015, mais novo ou não, ele tomaria os dribles que toma agora. Com um time montado pode render mais.

JOÃO VITOR: esse é novo, não tem muito o que dizer dele.

FÁBIO Santos : voltou muito bem nas primeiras partidas, mas com o tempo caiu muito de produção e fisicamente. O que me leva a um questionamento. 'Porque parece que os jogadores do Corinthians cansam mais que todos os dos outros times? ' Nosso segundo tempo é horrível. Depois que caiu de produção, a parte defensiva caiu muito, e a parte ofensiva que nunca foi o seu forte piorou demais, ele é responsável em p elo menos 50% pelo fato de não termos lado esquerdo ofensivo. Todas as bolas que ele toca, recua para o Gil, ou para algum volante. Nunca faz o corredor, quase nunca toca pra frente. Precisamos de um lateral esquerdo.

MEIO CAMPO

Agora vou falar do maior mal do time ao meu ver nesses anos todos... A SAÍDA DE BOLA

Gabriel : Gabriel pode ser corintiano fanático (mas aí eu também sou), mas não tem condições de ser o ARMADOR titular do time, ele é muito atabalhoado, sempre toma as decisões piores possíveis, por isso nunca deveria está jogando de meia como está agora. Além de ter um passe bem ruim, lança mal... Quando lança. Porque em 70% dos casos ele recua pros zagueiros ou toca de lado, isso trava o time e traz os adversários pra cima de nós. Num hipotético meio campo com Giuliano e Renato Augusto talvez ele possa render mais como primeiro volante.

CANTILLO : Cantillo, esse nem é o craque que falam por aí e nem o pé de rato também. Tem um bom passe e essa é sua única qualidade (que tem sido anulada pelo fato dele tá jogando como volante de destruição), no mais é lento, fraco fisicamente para volância e parece ter dificuldades em jogos contra times fortes, é um jogador nota 7,5. Pode compor o elenco e ajudar mais do que ajuda atualmente SE for colocado na posição de segundo volante, que é a que ele jogava quando foi contratado junto ao Junior Barranquilla.

RONI: é um Gabriel mais novo. Com todos os defeitos do primeiro.

VITINHO: f raco física e tecnicamente, será um jogador de lampejos.

MATHEUS VITAL : eu torço para o Corinthians desde 1988 e nunca vi um jogador tão sem vontade como esse, ele tem futebol, só que falta vontade e assim como as deficiências do Cássio, as deles também não podem ser corrigidas. Mancini deu uma chacoalhada nele, mas parece que efeito passou. Ele faz tudo que o Fábio Santos faz, só que numa faixa mais adiantada do campo. Pega na bola e toca pra trás, ou toca pra algum volante no meio. Não tenta um drible, não tenta levar pra linha de fundo. Ele é responsável em 50% pelo fato de não termos lado esquerdo ofensivo. Deveria ser vendido, nem para o banco ele tem perfil.

LUAN: Luan para muitos parece sem vontade, mas ele tenta correr ao menos, velocidade não é o forte dele, então não espere ele dando sufoco em zagueiro e lateral. Mas parece que ele tem o psicológico facilmente abalado e isso é potencializado quando se joga num time que não tem criatividade. Quando ele erra os 2 primeiros passes que tenta, pode esperar ou uma partida sumida ou horrorosa do Luan. Num meio mais qualificado, talvez ele renda mais. Mas falando de forma mais superficial, parece que ele sentiu o peso de vestir a camisa do time de coração, talvez pelo fato de ter a responsabilidade de reerguer o clube depois do período mais vitorioso de sua história.

O meio campo desde 2017 tem sido nosso MAIOR PROBLEMA, não temos saída de bola, quando saímos, é: só com bola espirrada, passe errado, bola mascada, lançamento longo e sem precisão. Não tem um jogador que venha até os zagueiros pegar a bola e conduzir até a intermediária adversária pra tabelar com os meias, pontas, centroavantes, a famosa TRANSIÇÃO. Com Renato Augusto e Giuliano teremos 2 jogadores que fazem essa função e provavelmente esse quesito tende a melhorar demais.

ATAQUE

: é nítido que Jô está muito longe de está em forma e sinceramente não creio que consiga mais esse estágio na carreira. Nunca se cuidou extra campo e a idade chegou. Anda correndo mal, se posicionando mal, pesado... Tudo o que não poderia ser quando joga com um meio campo como o nosso. Com a melhora do nosso meio, e a maior constâncias de chegadas ofensivas, pode render mais. Apesar de que o ideal seria a contratação de outro centroavante. E Jô ir para reserva.

MOSQUITO : Atualmente nosso melhor jogador, ele tem a pior das tarefas, ser a ÚNICA referência ofensiva do time, puxar contra-ataque pra um time que não chega na área adversária. Jogar num time que não tem variação de lado de campo, todo mundo que joga contra o Corinthians sabe que as jogadas serão pela direita com Mosquito. E Fagner que poderia ajudar a desafogar um pouco as tarefas do menino, tem estado bem abaixo ofensivamente esses tempos, seja pelo esquema do Sylvinho ou por má fase técnica. Mosquito precisa de companheiros de qualidade, aí ele será muito mais importante do que já é hoje.

ATACATE PELA ESQUERDA

Apesar do Adson ter ido bem no jogo contra o Cuiabá. É público e notório que o Corinthians precisa de um ataque que jogue pela esquerda (e um lateral esquerdo ofensivo também). Pra equilibrar as ações ofensivas do time. É muito mais fácil marcar um time quando se sabe que ele só vai jogar por um lado do campo. E atualmente estamos assim, somos 'mosquitodependentes'. Se vier Roger Guedes isso pode parcialmente ser solucionado, se não vier, precisamos buscar alguém pra posição. Essa é um posição que precisamos que alguém (com qualidade) seja contratado pra ontem.

SYLVINHO: Sylvinho tem um ENORME problema, lógico que ele tem mais de um problema, muitos dirão que não é técnico, que e retranqueiro, que é covarde e etc. Talvez ele seja realmente tudo isso, mas o que de fato ele faz que prejudica muito o time, é MEXER MUITO MAL, as vezes ele acerta a escalação e o time dentro das suas limitações está indo bem, ele vai lá mexe e destrói tudo. E na moral, isso é muito frustrante. Eu trocaria de treinador, mas escolheria um consolidado, já que aquele que chegar, vai ter que ficar até o final do campeonato.

Bom, desculpem o textão galera, eu precisava externar essas frustrações todas.

E VAI, CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de ZÉ Souza Silva

Ranking: 7.238º

295 posts

@nenhum.da.silva em 02/08/2021 às 17:59

Cantilho é um excelente jogador. O único problema é que joga no tempo errado. Trata se de um típico bom volante que jogaria brm entre 1970 a 1975. Depois já surgiram Caçapava e Batista..

Foto do perfil de Carlos Pereira Do Nascimento Junior

Ranking: 439º

Carlos 5.945 posts

@shogun em 02/08/2021 às 17:22

Cássio concordo

Fagner concordo também esta muito diferente na atitude ontem no terceiro gol, era para ter matado a jogada lá na lateral (saudade da tesoura)

Gil esta pesado mano primeira passagem ele cansou de correr atrás de atacante e chegar na frente, porem num time ajustado ele deve render mais (sei do problema da folha mais Jemerson era bom nome)

F. Santos acabou não tem mais o que fazer concordo também

Meio campo concordo pior setor e a maior dificuldade é a saída com a bola até por isso nunca entendi a Liberação do Junior Urso por 1 milhão já que o Carille já tinha saido

Gabriel quando fez dupla com um segundo volante bom jogou, não é um primor mais não tem medo de errar ataca e até fez gol e criou jogadas

Cantillo acho muito fraco longe desses 7,5 única boa jogada é o lançamento na direita na esquerda já erra, sem intensidade não pisa na área, toca 90% da bola para o Lado a chegada dos 2 reforços pode ajudar já que são jogadores que procuram a bola e tem qualidade para movimentar.

M.Vital enrola desde 2018 teve um final de 2020 e começo de 2021 que chegou a animar, mais já acabou, podia aparecer uma Arabia ou china

Jô nunca gostei do futebol e com esse time lento pesado, ele acaba sendo o simbolo, Roger Guedes tivesse vindo tinha que se virar sem referencia mais sacava ele

Sobre o lado esquerdo, eu acredito que tem 2 peças no elenco que pode mudar isso Giuliano e Luan um deles podia jogar caindo na ponta esquerda e ver o que da

Luan falar que falta raça não é isso não é o estilo dele mesmo, ele corre na velocidade dele m, se doa o problema é que o time é ruim e ele esta longe de ser o jogador que pensavamos.

Foto do perfil de Wilson Antunes

Ranking: 330º

Wilson 7.058 posts

@wawawa em 02/08/2021 às 17:04

Escreveu tudo que eu penso.

Além do Sylvinho nunca ter sido técnico na vida, o mal do Corinthians é físico e psicológico...

Físico - não aguentam correr trinta minutos.

Psicológico - se erram uma jogada, somem em campo... Pior.. Quando toma um gol o time some em campo.

Foto do perfil de Pedro Henrique

Ranking: 1.909º

Pedro 1.714 posts

@pedro.henrique447 em 02/08/2021 às 17:01

Vou comentar um por um. Vamos lá:

CÁSSIO sempre foi assim. A diferença é que eu jogos grandes ele sempre foi bem, o que não está acontecendo nos últimos anos. O problema é que nenhum trabalho de transição foi feito até aqui. Quem vai seguir no lugar dele num futuro próximo?

O problema do Fagner, na minha opinião, é falta de vontade mesmo. O cara é um monstro jogando bola, mas é paneleiro demais. Se o técnico não faz o que ele quer, ele joga sem vontade - se precisar ele até coloca a mão na bola pra tirar o comandante. Novamente, nenhum trabalho de transição foi feito. Não temos nem reserva para ele no elenco. A solução, para nossa sorte, pode ser simples: jogar com 3 zagueiros e transformar o Fagner em ponta direita.

GIL jogou muito lá atrás na sua primeira passagem no clube. Desde que voltou, afunda seus companheiros de zaga. O que me impressiona é que ele nunca é questionado como titular, sempre está lá em campo. Já deu né? Pode ajudar muito no vestiário, mas tem que sair no fim do contrato. O presente e futuro se chama Raul.

O Fabio Santos não deveria nem ter voltado. Ou voltasse pra ganhar muito menos do que está ganhando com uma função mais de bastidores, apoiando o Piton. O Sylvinho conseguiu queimar o Piton em 3 jogos, colocando ele numa linha de 4 com um zagueiro lento ao seu lado (Gil) e sem volantes de marcação para cobertura (na época, Gabriel e Xavier estavam machucados). Engraçado que ele vinha atuando muito bem mais avançado com uma linha de 3 zagueiros atrás dele. Porque mudamos isso?

Gabriel é um cara que já deveria ter sido vendido. Na hipótese de não termos recebido nenhuma proposta mais ou menos por ele, era para ser banco e apenas compor elenco.

CANTILLO. Ah o Cantillo...para muito é o Beckam de Itaquera. Jogou Florida Cup no Corinthians e nada mais. Anda em campo, comete erros infantis. Não consegue marcar ou segurar a posse de bola porque não tem físico. Qualquer contato, ele já cai no chão. 'Ah mas ele tem a bola longa'...de que adianta lançamento longo para o Jô?

RONI e VITINHO eu não vou comentar. Esses não deveriam nem ser considerados jogadores de futebol. O VITAL então nem se fala. Não tenho paciência pra esse cara faz tempo.

Agora o LUAN é um caso muito curioso. Ele NUNCA foi meia armador na vida, mas como nosso elenco não tem alguém pra jogar nessa função, colocaram ele na fogueira. Como esperado, não deu certo. E não vai dar certo dessa forma. Na minha opinião, o Luan merece mais uma chance jogando como segundo atacante ou falso 9, flutuando entre as linhas da defesa adversária, sem nenhuma responsabilidade de armação ou marcação.

Sobre o JÔ, é ex-jogador em atividade, mas infelizmente estão transformando o Corinthians em um SPA de jogadores acomodados.

MOSQUITO não é craque (talvez nem bom jogador seja), mas diante do fraquíssimo elenco que temos, é ele + 10. Infelizmente não consegue jogar porque carrega um monte de animal, mas não é Noé.

SYLVINHO não é técnico, nunca foi técnico e nunca será. O cara não consegue formular uma frase completa que faça sentido. É o Tonho da Lua vestido de terno. Até quando vamos manter esse cara?

Por fim, meu Corinthians ideal hoje:

Cássio

JV - Gil - Raul

Fagner - Xavier - Piton

Giuliano - Renato Augusto

Luan - Mosquito

Publicidade

Foto do perfil de Kelvin Ronny

Ranking: 6.405º

Kelvin 363 posts

@kelvin.ronny em 02/08/2021 às 17:00

Gabriel funciona como volante de contenção, e só.
Nesta estratégia de 3 volantes para fazer a contenção e o desenvolvimento de jogadas, dá nisso que vemos nos últimos jogos: Jogada sem criatividade pela direita.

Não acho o Gabriel tão ruim, mas acho que ele não serve para o esquema do little Silvyo.

Para falar a verdade, 3 volantes para contenção e desenvolvimento só funciona em um Chelsea da vida. Futebol brasileiro é técnico demais para jogar só assim, é se acovardar.

Jogo na nossa arena, e jogar com 3 volantes. Ali era jogo para tentar por um Luan de surpresa e tentar ser mais criativo.

Corinthians pegava a bola, não sabia o que fazer.
Flamengo pegava... E com uns 6 toques de bola já estava perto da nossa área.

Enfm, fugi do tema do tópico, mas acho que o Gabriel funciona com um modelo mais de último homem antes da defesa, com meias criativos e ofensivos.

Foto do perfil de Raphael Daltro Soalno

Ranking: 6.226º

Raphael 379 posts

@raphael.daltro em 02/08/2021 às 16:51

Pra achar problema tem um monte, espero que apareça alguém com as soluções

Foto do perfil de Pedro Santana

Pedro 5 posts

@pehsantana em 02/08/2021 às 16:38

Cara, analise coesa e bem pensada, acho que o maior problema do Corinthians nos últimos anos vem sendo essa diretoria e isso respinga muito no futebol de dentro de campo. Tanto em contratações sem sentido, quanto em problema em pagar salário, mas falando do elenco em si, não citaria os jovens que subiram recentemente por vários motivos, não temos essa tradição de subida como o Santos e alguns times cariocas (Vasco e Fluminense), claro que nossa base é bem rica, isso é fato, mas sempre foi muito sucateada, os que realmente mostram diferencial, saem por '2 pasteis' e mal ficam 1 ano jogando... Outro ponto é a questão dos garotos subirem em situações onde a pressão está maior que tudo, um exemplo é o Adson (tem personalidade), mas estava desaparecido até o jogo contra o Cuiabá e do nada é uma 'solução' contra o Flamengo. O Corinthians a tempos não vem tratando sua base com cuidado e está cada vez mais despreparada e sucateada. Vitinho, Xavier, Adson, GP, Cauê, todos esses tem grande potencial, mas não são preparados na base para resolver jogos, a diretoria do Corinthians mal tem um planejamento de base ou sequer idealizar uma filosofia e isso é claro, o que culmina nesses jovens queimados e sem perspectiva de continuidade na equipe.

Foto do perfil de Ernesto De Minas

Ranking: 48º

Ernesto 20.771 posts

@ernesto.de.minas em 02/08/2021 às 16:21

Matou a pau. Resumindo, apesar de FS, de Jô, o que realmente MATA o Corinthians é o meio de campo.