Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A importância de treinar o Xavier na zaga do Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Jax

Ranking: 5.369º

Jax 478 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/09/2021 às 15:32
Por Jax Joker (@daniel.ciglione)

Vi esse notícia hoje, e diferente da maioria das reações que vi aqui, acho que pode ter sido a melhor notícia recente (em relação a escalação e treinamento) no Corinthians.

Claro que posso estar viajando e realmente o Sylvinho tem outra ideia, mas no papel, o Xavier saber fazer essa função de líbero/cabeça de área, pode ser essencial para o dinamismo do time e para a própria carreira dele...

Pra você ter uma variação de formação no jogo, sem ter que mexer em peças, essa função é fundamental, assim como ter laterais que saibam apoiar, o que temos. Não vou lembrar de cabeça, mas vi outro tópico citando o Fabinho no Liverpool, Casemiro no Real, Rodri no City, ainda tem Kimmich/Goretzka no Bayern, Busquets no Barça... Trazendo pra realidade brasileira, Felipe Melo e Arão fazem isso.

Você ter um cara que domine o campo da marca de pênalti até a intermediária dá uma cara diferente ao time... Vejo inclusive o PSG com necessidade de fazer isso em um futuro próximo, visto que contratou o Hakimi, um dos melhores alas do futebol hoje, o que não faz dele um grande lateral.

Você ensinar isso para um rapaz de 20 anos é muito mais fácil do que para um de quase 30 como o Gabriel, claro que limitado pela própria qualidade, Fabinho e Fernandinho aprenderam a fazer isso depois de uma certa idade já.

Pra exemplificar o que estou falando, montei algumas formações baseadas nas MINHAS ideias pra esse time, o que não significa que são as do Sylvinho nem do resto da torcida.

Te abre a possibilidade de ter essa formação na fase ofensiva... O Xavier segurando um pouco mais, tendo outros dois zagueiros que conseguem jogar até como lateral (como já jogaram e bem, inclusive) e aqui, apontar pra uma coisa que o próprio Tite já deu entrevista falando sobre, quando 'entregou' a maneira que o Corinthians jogava em 2015. Para ter as triangulações que agridam o adversário é essencial que ao lado de um cara que tenha a criatividade/passe, você tenha jogadores de velocidade/infiltração.

O Giuliano ficaria cercado pelo Fagner, Roni e Willian. O Renato por RG, Lucas Piton e Roni...

Claro que tudo isso depende da compactação e movimentação do time, o que não temos visto até aqui... Se tiver um buraco entre os zagueiros e o meio campo e outro buraco entre meio e ataque, nada disso funciona.

Agora entram as outras possibilidades que mencionei sem ter que mexer em peças.



O próprio 4-1-4-1 que nosso querido Little Sylvio é apaixonado pode ser usado na fase defensiva.



Um 4-4-2, que já acho mais difícil de acontecer porque exigiria muito físico do Willian.



Se precisar fechar a casinha (como a gente sabe que é possível haver essa necessidade) talvez contra Galo, Flamengo ou algum jogo de Liberta truncado, pode jogar no 5-3-2 na fase defensiva, usando Fagner e Piton nas alas e Willian e RG como armas poderosas de contra-ataque... Queira ou não, os Porcus ganharam uma Liberta assim.

Enfim, abre um leque de variedades que hoje não temos... Inclusive, alterando uma peça, o time já pode ficar extremamente ofensivo, supondo um jogo que estamos perdendo.



Se essa realmente é a ideia do Sylvinho, acho uma pena que não tenha pensado nisso antes (ou executado antes) porque agora a água já tá batendo na bunda dele, mas a gente nunca sabe o que acontece lá dentro, talvez a suspensão de dois jogos do Gabriel abriu uma possibilidade que ele talvez não 'pudesse' aplicar antes.

Só pra deixar claro, não estou feliz como o time está jogando também e não estou aqui defendendo o Sylvinho, até porque não vejo como defendê-lo, mas esse tipo de atitude e variação tática é o que queremos a tanto tempo...

Duvido que isso já vá refletir no próximo jogo (se essa realmente for a ideia dele), mas a gente é torcedor no fim das contas e só podemos esperar o melhor...

Mandem opiniões, galera.

VAI, CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Thiago Ochiro

Thiago 143 posts

@thiago.ochiro em 24/09/2021 às 10:55

O futebol atual é extremamente dinâmico. Os times europeus usam diversas formações diferentes durante um jogo (estratégias diferentes defendendo, atacando, quando precisa jogar pelos lados, quando precisa infiltrar pelo meio, quando joga contra um time aberto, quando joga contra um time fechado...). Além do treinamento precisar desenvolver essa inteligência nos jogadores, de ter várias funções possíveis para cada um, o treinador precisa ter visão, entendendo qual é a melhor estratégia para cada jogo e momento do jogo.

Não sei se é a intenção do little silvio, mas o xavier como volante recuando para zaga deveria ser uma estratégia de saída de bola, dando mais liberdade para os laterais subirem. Se for isso, é uma visão que faz sim muito sentido.

Mas ao mesmo tempo, acho difícil ele pensar assim, porque nos jogos dá para ver que ele é EXTREMAMENTE posicional, os jogadores ficam travados em suas posições...


Vamos ver... Mas torcendo pelo Corinthians sempre!

Foto do perfil de Antonio Pr

Ranking: 1.965º

Antonio 1.665 posts

@antoniopr em 24/09/2021 às 10:44

Quem se lembra do 4-2-4 do Carille?

TORCEDORES.COM

PAPO TÁTICO: Fábio

Carille resgata o 4-2-4 num Corinthians móvel, sem referência e bastante envolvente;

Então o time atual pode ser montado assim:

1a. Linha de quatro:

Fagner - João Victor- Gil- Fábio Santos

Dois volantes jovens

Gabriel e Roni

2a.linha de quatro

R. Guedes-Giuliano-RA- William

Foto do perfil de Vlad Rlg

Ranking: 557º

Vlad 4.957 posts

@vlad.rlg em 24/09/2021 às 10:30

Mas, fica 'tranquilo', ele vai de Cantillo.

Foto do perfil de Mirandinha(isailton Ferreira)

Ranking: 3.848º

Mirandinha(isailton 752 posts

@juca.santos em 24/09/2021 às 09:54

Ele já fazia isso na base.

Só ver os jogos.

Publicidade

Foto do perfil de Bruno .

Ranking: 1.150º

Bruno 2.743 posts

@brunorossini em 24/09/2021 às 07:59

Amigo você está viajando em esperar que o Sylvinho que não sabe fazer o básico está planejando todas essas variações.

Ele é LIMITADO, não tenta variações nem quando está perdendo os jogos, morre com 2 ou 3 substituições todo jogo.

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.236º

Luiz 2.558 posts

@luiz.fernando.balest em 24/09/2021 às 07:24

Vamos, vamos, meu Timão!

Foto do perfil de Luiz Otávio

Ranking: 341º

Luiz 6.878 posts

@negan em 24/09/2021 às 07:04

Poxa cara, você realmente fez um tópico desse tamanho, mas no final o Sylvinho só treinou o Xavier como zagueiro pra ele ser testado como zagueiro mesmo

Cantillo treinou a semana inteira como titular, trágico

Foto do perfil de Renato Candido Ferreira Galindo

Renato 163 posts

@restopim em 24/09/2021 às 06:36

Mostrar vídeos do Arão par ao Xavier, pode ser 3º zagueiro, 1º volante e meia.