Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Corinthians e suas relações históricas com a Inglaterra

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Victor

Ranking: 2.507º

Victor 1.257 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 16/10/2021 às 12:08
Por Victor Fernandes (@victor.fernandes8)

Corinto é uma cidade da Grécia. Estão na Bíblia as cartas de 1 e 2 aos Coríntios, que poderia muito bem ser traduzido por corintianos. E é o espírito olímpico dos corintianos, ou coríntios, que inspirou o Corinthian inglês que hoje realiza partida histórica na FA Cup.

Os tais ivros bíblicos foram escritos por São Paulo, patrono da capital paulista. E aqui já vai a primeira dessas coincidências: a sede do episcopado anglicano de Londres é a Catedral de Saint Paul. Então, tanto o nome emprestado dos gregos como o autor das obras unem a relação entre Londres e Corinthians, ou entre Corinthian e Corinthians.

A segunda ainda está nesse aspecto religioso. Na década de 20, no Tatuapé, estava o Parque São Jorge, até então pertencente ao Clube Sírio. As condições próprias da religiosidade difusa do brasileiro, gostamos ou não dela, ligou rapidamente o santo guerreiro ao Coringão. Tem muito disso no aspecto da luta, da raça, e de superar um rival de cor verde. Acontece que o santo-soldado não é apenas padroeiro da Inglaterra, sua bandeira é formada exclusivamente pela Cruz de São Jorge. Conta-se que quando se aventou tirar as festividades de São Jorge do calendário católico, o corintiano Cardeal D. Paulo Evaristo Arns argumentou que o santo era padroeiro da Inglaterra e do Corinthians para convencer o Vaticano a manter a celebração.

Se São Paulo e São Jorge se dão bem não dá pra saber. Mas que o futebol agradece pelo Majestoso, agradece. E nós, particularmente, pela freguesia.

Por falar em futebol, lá vai mais uma: sabiam que a origem do esporte é disputada por dois países? A rivalidade entre Corinthians e Palmeiras é replicada pela disputada questão da origem do futebol entre Inglaterra e Itália. Até hoje a palavra Calcio é referência italiana de sua distinção com o football inglês.

Sport Club Corinthians são expressões suficientemente inglesas para o time brasileiro que levou a última taça do mundial de clubes para longe da Europa. Vencendo um time inglês e de Londres.

Tem mais um título para ponte SP-LON: em 1966, a seleção inglesa ganhou seu único título oficial. Foi também o ano do único título oficial e de expressão que o Corinthians ganhou durante o famigerado jejum. Apesar de ter sido compartilhado, o Timão é oficialmente campeão do Rio-São Paulo de 1966.

Enfim... A Terra da Rainha tem suas relações com o time do povo.

Talvez o Corinthians Paulista fosse mais Corinthian-Casuals do que imagina.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Luiz Claudio Ricciardi

Ranking: 6.403º

Luiz 363 posts

@luiz.claudio.riccia1 em 17/10/2021 às 10:01

O Nosso Corinthians que empresta jogadores aos times de menor expressão pagando salários poderia muito bem fazer uma parceria com o Corinthians Casuals pra levantar o time lá na Inglaterra, seria muito bom. Dois ou três jogadores que não aproveitamos aqui daria um upgrade sensacional no time deles.

Foto do perfil de Thiago Coutinho

Ranking: 143º

Thiago 11.448 posts

@thiago.limano em 17/10/2021 às 09:18

? Talvez o Corinthians Paulista fosse mais Corinthian-Casuals do que imagina.?

Sensacional mano! Inglaterra e Corinthians tem raizes históricas que nunca serão esquecidas.

Foto do perfil de Roberto Menegocci

Roberto 61 posts

@roberto.menegocci2 em 17/10/2021 às 09:16

Seria uma ótima se o marketing utiliza-se mais desta vantagem, divulgar mais a imagem

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.237º

Luiz 2.557 posts

@luiz.fernando.balest em 17/10/2021 às 09:12

Parabéns pelo texto!

Publicidade

Foto do perfil de Sergio Paludeto

Sergio 162 posts

@sergio.paludeto em 17/10/2021 às 08:56

Lindo texto. Parabéns

Foto do perfil de Antonio Alves Feitoza

Ranking: 8.191º

Antonio 239 posts

@antonio.af em 17/10/2021 às 06:06

Salve os beatles e os rolling stones.

Foto do perfil de Nicolas Menezes

Ranking: 2.348º

Nicolas 1.340 posts

@nicolas.menezes1 em 17/10/2021 às 04:12

São Jorge ou o gavião poderia ser o mascote oficial do Corinthians, mosqueteiro tem nada a ver com a história, o grêmio já tem mosqueteiro, deixaria o clube mais original.

Foto do perfil de Vitor Nunes

Vitor 66 posts

@vitor.nunes14 em 16/10/2021 às 23:39

Quem teve coragem de dar negativo num texto desse?