Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Se Mancini sair do Corinthians, tenho uma sugestão diferente para treinador

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Luiz

Luiz 40 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/04/2021 às 20:24
Por Luiz Felipe Renovato (@luiz.felipe.renovato)

Eduardo Domínguez

  • Contrato até: Jun 30,2021
  • Data de nascimento/Idade: 1 de Setembro de 1978 (42)
  • Local de nascimento: Lanús
  • Cidadania: Argentina
  • Formação preferencial : 3-5-2

*Retirado do site Transfermarkt

Técnico atual do Colón, primeiro colocado do Grupo A do campeonato argentino.

Equipe com menos investimentos que os demais, com poucos jogadores conhecidos. Destaques para Aliendra e 'la Pulga' Rodriguez.

Treinador que foi campeão com o Nacional do Uruguai, pratica um futebol objetivo, de intensidade, e posicionamento. Utiliza das laterais como forma de espaçamento de campo, utilizando-os como escapes ofensivos.

Seus atacantes possuem mobilidade e circulam abrindo nas laterais para fazerem triangulações com os laterais ou facões em direção a área. A linha de 3 zagueiros bem postada, com os zagueiros pelas laterais com boa saída de jogo organizando o time já de traz.

Os meio campistas, principalmente o Aliendra, são extremamente importantes nas transições requisitando um grande esforço físico, atacando e defendendo. O esquema varia de 5-3-2/3-5-2 e 5-2-3/3-4-3.

Trouxe um vídeo de um canal argentino explicando de forma mais profunda a análise tática:

Acredito que o estilo de jogo praticado pelo Cólon, pelo treinador Dominguez, poderia se encaixar com o elenco do Corinthians. O esquema de jogo com três zagueiros, bastante utilizado no futebol italiano, algo pedido no fórum, me parece ser uma excelente alternativa para montarmos um time compacto, com padrão de jogo e competitivo. É nítido, ao meu ponto de vista, que o técnico Mancini não consegue dar um padrão tático ao time. Entendo que o treinador atingiu o seu teto de repertório.

No elenco, temos excelentes zagueiros jovens, que vem se destacando e cumpririam a função tática pedida: João Victor e Raul. Esses seriam os zagueiros abertos, responsáveis por iniciar as jogadas e velozes na recomposição, além de serem bons no jogo aéreo. Gil poderia ser o zagueiro central, sendo o xerife da equipe, como Goltz (zagueiro de 35 anos, que vive excelente fase) é, comandando o sistema defensivo. Como reposição, Bruno Mendez e Avelar podem fazer essa função (Já não contando com Jemerson).

Nas alas, Lucas Piton, cada vez mostrando mais repertório ofensivo, e o melhor jogador da equipe, Fagner, poderão ter mais espaços, podendo retirar de nosso lateral direito o máximo possível. No caso das reposições, Fabio Santos ou Biro poderiam ser utilizados, e João Victor ou Igor que ainda não estreiou também. No meio de campo é o local mais complicado para comprir a função proposta pelo treinador. Como protetores de área, Gabriel e Xavier seriam as opções. Ambos tem bom combate e bom físico para aguentar a intensidade proposta. Como segundos meio-campistas, Ramiro e Roni poderiam ser opções também físicas, porém Cantillo ou Camacho trariam mais qualidades no passe, ajustes que teriam que ser tomados pelo treinador Dominguez. Na meia acredito que Vital, Araos e Vitinho se encaixariam no perfil de intensidade. Já para o ataque, Gustavo Silva, Mantuan, Cauê, Varanda e Vital (caso o treinador varie para 5-2-3/3-4-3).

Poderiam se encaixar na forma de jogar, tornando o ataque bem dinâmico e movimentado.

Alguns jogadores teriam que se adaptar ao jogo como Luan, que vem recuperando seu bom futebol, porém com o tempo, e com os treinamentos, poderia sim se encaixar. O grande prejudicado nessa forma de jogo seria o Jô, que não possui mobilidade.

Grande parte dos garotos da base, também já atuaram na formação com três zagueiros o que seria fundamental numa rápida adaptação.

Situação contratual:

Agora falando sobre a situação contratual do treinador, Dominguez possui contrato até o meio do ano com o Cólon e provavelmente vai ser assediado por outros clubes da América, inclusive associado ao Boca, mas acredito que toparia vir ao Brasil, principalmente para o maior clube, de maior torcida. De acordo com um site da cidade de Santa Fé, o Cólon havia atrasado os salários por conta do Coronavírus, e mesmo assim o treinador seguiu trabalhando independente disso, reduzindo o salário, alegando ser grato ao clube, o que mostra possuir caráter. Não tenho a informação mas deve ser mais barato que vários dos treinadores disponíveis e com o melhor custo-benefício, ainda sendo jovem, com apenas 42 anos.

Acredito que Eduardo Domínguez poderia ser uma excelente aposta para o Corinthians, que poderia fazer com que para os próximos anos, nosso Timão encontre uma equipe vitoriosa, com um esquema novo, juventude e muita entrega!

https://www.google.com.br/amp/ https://www.google.com.br/amp/ google.com.br www.unosantafe.com.ar/colon/ www.unosantafe.com.ar/colon/ unosantafe.com.ar unosantafe.com.ar

Agradeço pela leitura e vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Kaique Hussein

Ranking: 5.931º

Kaique 409 posts

@kaique.martins7 em 29/04/2021 às 20:33

Bom tópico, paresse ser um treinador muito promissor.

Foto do perfil de Luiz Augusto Bentivegna

Ranking: 4.431º

Luiz 623 posts

@luiz.augusto.bentive em 01/05/2021 às 07:51

Nunca entendi o que um tópico precisa pra virar fixo, porque esse aqui até agora não virou?

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Flora Miranda

Flora 26 posts

@flora.miranda em 22/05/2021 às 21:00

Dominguez

Foto do perfil de Carlos Gabas

Ranking: 708º

Carlos 4.137 posts

@carlos.alberto.prado em 22/05/2021 às 19:03

Schelloto acho uma boa

Foto do perfil de Kaique Hussein

Ranking: 5.931º

Kaique 409 posts

@kaique.martins7 em 21/05/2021 às 08:52

Agora que o Renato recusou, poderia ir atrás dele

Foto do perfil de Diego Dg

Diego 28 posts

@diego.dg em 20/05/2021 às 18:48

Cantillo joga de primeiro volante, não se encaixaria! E quando coloca ele pra jogar mais a frente deixa a desejar na marcação, porque não tem vontade nenhuma de correr pra marcar o adversário!

Publicidade

Foto do perfil de Marcelo Antonio De Moura

Ranking: 3.215º

Marcelo 951 posts

@marcelo.antonio.de.m em 20/05/2021 às 16:29

Uma opção interessante, caso o Renato Gaúcho não queira vir para o Corinthians...

Foto do perfil de Guilherme Mello

Ranking: 8.760º

Guilherme 213 posts

@guilherme.mello3 em 17/05/2021 às 15:01

É o nome perfeito na minha opinião. Também já observo o trabalho dele há algum tempo. Excelente tópico.

Foto do perfil de Kaique Hussein

Ranking: 5.931º

Kaique 409 posts

@kaique.martins7 em 16/05/2021 às 20:27

Esse tópico foi muito no.

Foto do perfil de Ghost Corinthiano

Ranking: 25º

Ghost 30.892 posts

@nando.moura em 16/05/2021 às 19:28

Cara, Não conhece mas aparenta ser um bom nome.

Se não tiver respaldo e carta branca não adianta nada, vai ser só mais um Tiago Nunes da vida