Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Cuidado com a obsessão pela Libertadores

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Lauro

Ranking: 5.793º

Lauro 427 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/11/2021 às 12:44
Por Lauro D'Ávila Apoiador (@lauro.davila)

No período em que o Corinthians era o único grande do Estado de São Paulo a não ter conquistado uma Libertadores, o título era uma obsessão para o clube.

Sempre que o Corinthians disputava o torneio, parecia que a vida dependia daquela conquista. Não existiam outros campeonatos. Não existia Libertadores no ano seguinte.

Além de gerar sobre o time uma pressão maior do que uma competição desse tamanho já gera naturalmente, as eliminações se transformavam em tragédias que atrapalhavam o resto da temporada.

Em 2000, após a eliminação, bons jogadores saíram do elenco, mas ficaram Fábio Luciano, Kléber, Ricardinho, Marcelinho, Luizão e outros. O time, que tinha sido bicampeão brasileiro em 98-99, ainda era muito forte e tinha condições de ir longe na Copa João Havelange. O clima, porém, ficou tão ruim que terminamos em penúltimo (não havia rebaixamento naquele ano).

As eliminações de 2003 e 2006 também prejudicaram o resto da temporada.

Em meio a todos os problemas das administrações de Andrés Sanchez, havia algo que ele dizia e que estava coberto de razão: o Corinthians tem que sempre ir bem no Brasileirão para disputar a Libertadores todos os anos. Pode perder nesta edição, na próxima, na outra... Uma hora ganha.

Na primeira vez na história que o Corinthians disputou três Libertadores consecutivas (2010,2011 e 2012) ganhou o título.

É normal que fiquemos inquietos por conta de conquistas de rivais, mas é importante ter cuidado para que o desejo de vencer uma competição não se transforme em uma obsessão prejudicial ao clube.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico