Fórum do Corinthians

Preciso de conselho rapaziada, estou desempregado e queria muito mudar isso #off

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de João

Ranking: 5.877º

João 321 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/01/2022 às 13:06
Por João Henrique (@joao.henrique95)

Rapaziada estou passando por um momento tenso, meio perdido e sei que somente eu mesmo vou poder mudar isso, mas alguém poderia me dar alguma ideia, dica ou conselho do que posso fazer?

Pode ser qualquer coisa, tipo: “Estuda tal área que vale a pena”, “Procura um trabalho do jeito xxx que ajuda” “Empreende nisso e naquilo que vale a pena”

Enfim, sempre acompanho o fórum e procuro fazer tópicos com boas informações p nós e sei que a rapaziada sempre interage dando opniões, então de repente um conselho seu já me ajuda muito

Agradeço desde já galera

1.710 visualizações e 92 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Foto do perfil de Pedro Corat

Ranking: 3.653º

Pedro 643 posts

@pedrocorat em 18/01/2022 às 14:42

Mano, eu fiquei 4 meses desempregado ano passado e sei que não é nada fácil. Não sei qual é sua área, mas aciona toda sua rede de contatos. Toda mesmo. Ex-professores e amigos de escola e faculdade, amigos dos seus pais e tios, amigos de amigos, gente que você já trabalhou, posta no Facebook, enfim, deixa todo mundo saber que você tá procurando emprego. Porque assim quando virem uma vaga vão se lembrar de você. E o mais importante, não deixa a cabeça vazia. Procura um curso online, não necessariamente na sua área de trampo, organiza seu dia em uma rotina, pra que fique pouco tempo livre e nos tempos livres assiste um filme ou série, lê um livro, ocupa a cabeça sempre. Boa sorte!

Publicidade

Foto do perfil de Fidel Castro

Ranking: 89º

Fidel 652 posts

@fidelito.lindo em 18/01/2022 às 14:41

Primeiro, não desanime.

Segundo, não se cobre tanto. Não depende só de você. Não acredite nessa ilusão de meritocracia.

Você é o guia do seu esforço e da sua dedicação para se tornar capacitado, mas infelizmente, no sistema que vivemos, não basta a gente querer. Infelizmente as ofertas de emprego estão muito baixas atualmente.

Mas tenha fé, não abaixe a cabeça e não duvide nunca do seu potencial. Sua oportunidade irá aparecer enquanto você estiver na luta!

E sobre áreas, sugiro ir atrás do que você sente mais gosto em fazer. O que te faz querer aprender mais.

Sugiro também prestar alguns concursos, vê os editais que estão em aberto para os município próximo a você. Eu tive minha primeira oportunidade de emprego no serviço público, de um concurso que prestei e depois de 2 anos, quando nem mais lembrava, fui chamado.

Foto do perfil de Jota Schrödinger

Ranking: 1.843º

Jota 1462 posts

@jotabezak em 18/01/2022 às 14:40

Sempre indico a área de TI.

Estude para ser um 'Desenvolvedor Frontend'.

Você deve aprender Javascript no início que é uma linguagem fácil de aprender, depois vai começar a mexer com as bibliotecas mais usadas no mercado.

Se achar que desenvolvimento de software talvez não seja sua praia tem também a área de Testes. Você pode ser um Analista de Teste/Qualidade de Software. Talvez até atuar com testes de software automatizados.

Há muitos cursos na Udemy sobre os temas que mencionei e muitos outros.

Eu não sou desenvolvedor, mas vendo cola de sapateiro para muitos da área de TI e acabei adquirindo as terminologias.

Foto do perfil de Leandro Silva

Ranking: 5.705º

Leandro 338 posts

@leandro.silva84 em 18/01/2022 às 14:39

Área construção cívil (me formo este ano na faculdade) engenharia civil

É uma ótima Área... Única coisa que você tem que gostar de cálculos

Foto do perfil de Eliel Schemiko

Ranking: 7.165º

Eliel 229 posts

@lilogomes em 18/01/2022 às 14:38

Grande fera...procure prox da sua casa Comunicacao Visual. Empresas que imprimem, e converse com o dono (não gerente), e entre pra ajudar...depois faca marketing e vai pra cima...

Foto do perfil de Diogo Rosa Da Silva

Ranking: 622º

Diogo 3840 posts

@rsdiogo Apoiador em 18/01/2022 às 14:37

Área Contábil está em falta de profissionais.

Tem muito campo pra trabalhar...dificilmente fica desempregado!

Foto do perfil de Arthur Zp

Ranking: 4.786º

Arthur 442 posts

@arthur.ziegler.paiva em 18/01/2022 às 14:36

As dicas do pessoal acho que estão muito boas. Um outro segmento que está em alta é marketing digital, cientista de dados, machine learning, etc.

Mas acho importante ressaltar que o problema que você está passando não é só seu. O momento do país é muito ruim, são cerca de 13% de pessoas desempregadas. E isso não é acidental, é parte de um projeto para retirar direitos trabalhistas, que já está em curso há vários anos. Então não se sinta culpado. Não é um problema só seu, é um problema social.

Foto do perfil de Fábio Assunção

Ranking: 920º

Fábio 2757 posts

@offline em 18/01/2022 às 14:34

Eu vou nem procurar trampo mano, vai que eu ache!

Foto do perfil de Felipe Felipe Felipe

Ranking: 67º

Felipe 15333 posts

@felipefelipe em 18/01/2022 às 14:33

Eu sei que existem testes vocacionais que ajudam a você saber em que área você tem mais facilidade.

Mas se você tiver algo que gosta, pode começar rápido fazendo uma faculdade, um curso técnico, etc... Mas só faça na área que você vai trabalhar pra não sair na metade do curso, muita gente faz isso.

Meu conselho é não deixar de trabalhar para estudar. Essa dica é para quem pensa em fazer sua vida mais cedo, porque esse negócio de estudar e depois trabalhar é pura bobagem no Brasil, ninguém vai elogiar jamais no seu serviço apenas na escola, porque todo mundo vai querer explorar você e te usar.

E mais uma vez cuidado com pessoas que te oferecem oportunidades, muitas vezes é alguém querendo fazer alguém de bobo e se você ser explorado vai começar a ir mal no trabalho e não saber o porquê.

Cuidado com quem faz coisas erradas no trabalho, quando ver pessoas assim fique longe delas nem converse, porque elas se perceber algo em você vai querer te envolver e te prejudicar.

Tipo quando for começar já pensa em comprar uma casa, porque no Brasil os preços estão aumentando vertiginosamente e pagar aluguel vai sugar tudo seu dinheiro. Não gaste sua mesada com porcarias que você vai sentir quando tiver ficando mais velho.

Foto do perfil de Didee Corinthians

Ranking: 2.495º

Didee 1030 posts

@sdddideecorinthians em 18/01/2022 às 14:24

Com certeza o conselho do mano acima é o mais quente! Vai estudar TI, desenvolvimento, redes, analise de sistemas, suporte, gerenciamento de projetos..dentro do universo de T.I com certeza você vai se encontrar e nadar de braçadas no mar das oportunidades.

Estou nessa área a 17 anos e sou grato ao conselho que minha mãe me deu! Estava em duvida de fazer história e seguir os passos do meu pai de professor, e ela me diz, filho garanta seu futuro profissional primeiro, depois você faz o que você gosta, vai ganhar dinheiro depois você faz seu 'hobbie'...

Vai na fé irmão, e segue nessa humildade que você vai longe!

x