Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

(Off) Para os que são formados e trabalham com programação

Foto do perfil de Alucard

Ranking: 552º

Alucard 5.000 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/01/2022 às 16:40
Por Alucard sccp (@montanasccp)

Fala, Fiel, beleza? Então, irei começar o curso de Análise e Desenvolvimento de sistemas nesse ano de 2022, vocês que são formados na área, é uma boa? Irei estudar na ''Faculdade Impacta'', em SP (capital).

Enquanto as aulas não começam, estou dando uma treinada em um site (Khan Academy) e estudando um pouco de JavaScript), estava achando fácil até chegar na parte de frações e variáveis... Kkkkk

Pra eu não desistir antes de começar o curso (kkkkk, zoeira), quais dicas vocês me dão? Valeu, meus parças!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de William Higa

Ranking: 770º

William 3.891 posts

@w.higa em 20/01/2022 às 21:40

Vai fundo! Se você realmente gosta!

É uma área que está em alta e que dificilmente decairá.

Foto do perfil de Nightmare

Ranking: 257º

Nightmare 8.442 posts

@kelvin.pereira2 em 20/01/2022 às 21:38

Invista na plataforma alura, la tem cursos excelentes para TI, que podem talvez facilitar sua vida

Foto do perfil de Carlos Luis

Ranking: 713º

Carlos 4.105 posts

@luis.carlos.coringao em 20/01/2022 às 21:33

Não desista. Se você empacar em algum exercício ou projeto, veja isso como um bom sinal, uma indicação daquilo que você precisa aprender.

Muita coisa é lógica (algoritmos), mas uma parte da programação é trabalho braçal, por exemplo, digitar os espaços, vírgulas, etc no lugar certo.

É garantido que você vai se lascar por causa desses detalhezinhos no começo. Você vai passar horas tentando arrumar teus programas. Continue mesmo assim.

Foi assim que eu aprendi: praticando, me lascando, lendo livros, fazendo aulas online, cursos, etc

Uma coisa que me ajudou muito foi tentar criar meus próprios programinhas (scripts) e, depois de ter chegado à solução, comparar com a versão de algum livro. Fiz isso umas 100 vezes com vários projetos pequenos. Ali caiu a ficha sobre muita coisa que eu fazia de forma errado.

E se depois que você aprender a programar você achar que não é o seu estilo, não tem problema. Você vai ter um diploma e conhecimentos técnicos para trabalhar com programadores. Aí há vagas de analista, consultoria, gerente de projetos.

O bom programador não é gênio. É só aquele cara que persistiu até dominar a arte.

Foto do perfil de Fabricio Alves

Ranking: 7.966º

Fabricio 251 posts

@fabricio.alves17 em 20/01/2022 às 20:45

Trabalho numa instituição financeira, e trabalho só 06 horas, comecei aprender HTML e CSS pela plataforma alura. Alguém tem umas dicas? Quero aprender algo para ter uma renda extra ou fazer trabalhos frelancer. Estou pensando em aprender python ou javascript também.

Publicidade

Foto do perfil de Felipe Felipe Felipe

Ranking: 44º

Felipe 22.086 posts

@felipefelipe em 20/01/2022 às 18:06

Eu posso te falar que o ramo é muito amplo.

Você pode ser tanto um profissional que escreve os programas, as linhas de código. Pode ser alguém que vai lidar e gerenciar equipes. Vai ter o cara que ajuda a testar os programas. Os que lidam com banco de dados. Outros ramos também são bem variados como pessoas que são dedicados à segurança e forense e que sabem programar.

Profissionalmente falando, tem a questão do foco do desenvolvimento dos programas que é a parte que o usuário mexe, as telas no caso, esse costuma ser o desenvolvedor front-end. Tem os profissionais que trabalham na parte oculta do sistema que é aqueles que fazem a coisa funcionar sistematicamente falando. Também tem o profissional que faz tudo isso junto.

Então antes de entrar em um curso, terá que saber o que vai fazer, pois um curso bacharelado é diferente de tecnólogo. O tecnólogo por exemplo vai formar o cara mão na massa, linha de código disposto a entra no mercado, já o bacharelado é um profissional mais gerencial, menos prático (isso é a minha visão).

Quando entrar no curso você vai aprender aos poucos. Se dedicar não vai ser difícil. A primeira coisa que você tem que saber é algoritmo e estruturas de dados. Então não gaste seu tempo por enquanto fazendo sites, pois é uma carga muito ampla para quem está aprendendo. Estude isso. Você pode até fazer o site bem feito, mas quando for querer aprender a programar vai ficar muito ansioso pra fazer grandes projetos. Então terá que ter paciência para começar com algoritmos pra não ficar tedioso.

Na parte do vale a pena. Vou dizer... Se você mora ou está disposto a morar numa cidade que oferte vagas que dispõe de organização muito boa de trabalho na empresa, compensa. Agora, se você for trabalhar em cidade pequena não sei se vale a pena.

Aí eu falo isso, alguns concordam e outros não. Em cidade pequena, ou até mesmo numa empresa fraca, você vai estudar muito pra ganhar pouco. Vão te sobrepor às suas decisões e opiniões, porque você vai ser tratado como um cara que só trabalha no computador (Gerente>cliente> analista de negócios>abismo >programador). Ou então, possivelmente vai fazer serviço que não é a sua, talvez concertar hardware, fazer suporte pra usuário e vai simplesmente destruir sua gerência de tempo.

O mais vai depender do que você quer, como eu disse o leque é grande, vai ter vaga para o seu perfil. A dica é, antes de você escolher o curso de programação, veja na grade curricular e a descrição do curso, para quem é dedicado, o perfil. E só lembrando que cada escola o curso é diferente, então o perfil muda e o foco também, então terá que ver na sua.

Foto do perfil de Bruno Braz

Bruno 1 post

@bruno.braz3 em 20/01/2022 às 18:01

Trabalho como dev, cara eu aconselho você a começar por lógica de programação e algoritmos, e só depois que entender lógica começar a se aprofundar em alguma linguagem, existem várias linguagens de programação o que muda é a maneira de escrever cada uma delas.

Em relação a mercado pode ser que seja difícil conseguir o primeiro o emprego, mas após o primeiro ano trabalhando você acaba recebendo muitas vagas pelo LinkedIn, principalmente com a maioria das empresas estabelecendo o trabalho remoto.

Esses cursos são bons para iniciantes

https://www.udemy.com/course/algoritmos-e-logica-de-programacao-essencial/ https://www.udemy.com/course/algoritmos-e-logica-de-programacao-essencial/ udemy.com

https://youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV&ab_channel=CursoemV%C3%ADdeo Introdução a Algoritmos - Curso de Algoritmos #01 - Gustavo Guanabara - YouTube Introdução a Algoritmos - Curso de Algoritmos #01 - Gustavo Guanabara - YouTube Aula do Curso de Algoritmo criado pelo professor Gustavo Guanabara para o portal CursoemVideo.com. Download de pacotes e curso com certificado GRÁTIS: http:... youtube.com youtube.com

Foto do perfil de Bruno Guidetti

Ranking: 1.123º

Bruno 2.790 posts

@bruno.guidetti em 20/01/2022 às 17:23

Fiz esse mesmo curso na Anhanguera e estou empregado desde 2013 na área. Não trabalho como desenvolver, estou voltado mais pra área de gestão de projetos. Vai pra cima, TI em geral tem muita oportunidade para quem quer aprender de verdade e o melhor, em diversos tipos de areas/segmentos.

Foto do perfil de Orlando Coringão

Ranking: 497º

Orlando 5.421 posts

@orlando.de.lima.nune em 20/01/2022 às 16:52

Sou formado nesse curso irmão, e eu não era muito ligado a tecnologia antes. Não achava que eu seria 'de TI' um dia.

Mas é um curso muito legal de se fazer. Gostei demais dos estudos em si.

Depois só melhorou, pois o mercado de trabalho gira em torno da tecnologia hoje em dia, e existem milhares de vagas de emprego na área. E quando eu falo muitas, acredite, são muitas mesmo.

Me formei em 2016, e de cara entrei na área de BI (Business inteligence), hoje sou Analista sr, e gosto demais do que eu faço. Fora que paga bem.

E você irá estudar em uma das melhores escolas de tecnologia daqui de SP.

Vai na fé garoto! Sucesso!