Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Dl

Ranking: 1.101º

Dl 2.838 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/05/2022 às 15:03
Por Dl silva (@omegaalvinegro)

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Alexandre Marco Silva Fidelis

Ranking: 926º

Alexandre 3.341 posts

@alexandre.marco.silv em 28/05/2022 às 22:23

Adorei. Eu sabia que para explicar era necessário um textão, parabéns.

Concordo plenamente

Foto do perfil de Jesus Br

Ranking: 219º

Jesus 9.180 posts

@suso77 em 28/05/2022 às 21:50

A raiz psicológica foi o Tite. Tirou toda pressão do time...e ficava no titez dele... Que cansava cachorro!

E assim ganhamos...simples!

Foto do perfil de Josemir Dias Pereira

Ranking: 1.021º

Josemir 3.076 posts

@jose1000 em 28/05/2022 às 21:44

Aposto que o SCCP vai surpreender todos! Vai eliminar o Boca Juniors lá na casa deles...

Sempre classificamos em primeiro e um gol tomado em casa era suficiente pra tirar a gente, mas agora o regulamento mudou e pra azar ficamos em segundo! O jeito é jogar tudo no primeiro jogo e no segundo a pressão fica com o time da casa...

Foto do perfil de Phill James Wincler

Ranking: 988º

Phill 3.135 posts

@phill777 em 28/05/2022 às 21:18

Grande explicação, eu vejo que muitos torcedores ficaram com o medo de enfrentar os clubes do pote A, somos o que um bando de cagão, queria que este clube mostrasse a mesma desenvoltura disputando a Libertadores como se disputa um brasileiro, o VP está fazendo isso, desmistificando a competição na cabeça dos jogadores, que podem sim todos jogar, agora o torcedor tem uma sina e isso passa aos jogadores, pois o time é reflexo de sua torcida, nunca tive medo de ver o Timão disputando o torneio, mas senti isso em muitos, então o que precisamos fazer é dizer vamos po pau irmão, que venha o boca os carai a quatro que vamos passar por cima. Só assim conseguire- mos se dar bem neste torneio.

Publicidade

Foto do perfil de Alvinegro Mundialista

Alvinegro 22 posts

@alvinegromundialista em 28/05/2022 às 20:53

Com esse mesmo grupo que domina a vida política e administrativa do clube? Esquece!

Eles já carregam na alma a marca de bagunça e fracasso, desde o período de Wadih Helu e Vicente Matheus (pais de todos esses que estão aí hoje no clube..).

Período que, aliás, perdemos um tempo da nossa história que é irreparável!

Enquanto nossos rivais formavam a base de grandes times e conquistavam títulos importantes nas décadas de 60,70 e 80 (como a antiga Taça Brasil, o Campeonato Brasileiro e a própria Copa Libertadores), nós amargávamos um jejum ridículo e inadmissível para um clube da nossa grandeza e de tantas potencialidades.

Mesmo nos anos 90 nossos diretores simplesmente desconsideravam a importância de uma competição continental, só foram passar a notar um pouco a partir das conquistas do São Paulo. E ficou escancarado quando o Porco ganhou a sua em 1999.

O clube teve todo o tempo do mundo para se reorganizar e estabelecer como meta a disputa regular da Copa Libertadores, mas nós sabemos como a banda toca por aqui, e o resto da história todos já sabem o que aconteceu... E o que ainda tem acontecido.

Foto do perfil de Beto Fonseca

Ranking: 158º

Beto 10.944 posts

@betofonseca em 28/05/2022 às 20:24

É por ai mesmo e outra esta libertadotes nem era para jogar com pressão pois não somos favoritos nem cotado a passar da próxima fase. Era para jogarmos tranquilos.

E no Brasileirão temos time suficiente para tentar uma sexta colocação

Foto do perfil de Laercio Tavares

Ranking: 5.764º

Laercio 432 posts

@laercio.tavares em 28/05/2022 às 20:20

Para isso o VP frvr manter a mesma equipe i que ele não consegue fazer.

Foto do perfil de Renan Ferreira Da Silva

Ranking: 86º

Renan 15.646 posts

@fiel.renan em 28/05/2022 às 20:09

Eu nem sei o que ele escreveu.
Só deu like pela disposição de escrever essa bula!

PQP
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK