Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Depoimento de um São Paulino ao Corinthians?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Dário

Ranking: 4.916º

Dário 541 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 16/09/2017 às 16:00
Por Dário Barcelos (@branquinho.barcelos)

Leiam com atenção:

'CORINTHIANS - Por que és tão grande? '

'Quando garoto, são paulino como todos sabem, eu odiava o Corinthians. Naturalmente, pois todo tricolor é assim. O tempo passou, eu me tornei jornalista, passei a conhecer torcedores, dirigentes e jogadores de todos os clubes, e assim meu “ódio” sumiu.

No lugar dele veio o respeito, pois quando se enxerga mais do que um só clube sua visão muda completamente. Ali, no meio da torcida no Pacaembu, aprendi e entendi porque eu odiava o Corinthians.

Faço questão de prestar uma homenagem a uma das mais belas torcidas que conheço, assim como um dos maiores clubes do mundo.

Eu nunca entendi, quando garoto, porque aquele time que não tinha estádio, não tinha nem Brasileirão ainda, acabara de sair de uma fila gigante e sem estrutura poderia se comparar ao meu.

Afinal, como esse time pode ter mais torcida que outros que vivem bom momento? Como é possível tanta gente gostar e idolatrar um clube que mais decepciona do que dá alegrias?

Porque a mídia falava tanto do Corinthians? Porque o clássico era, pra imprensa, “Corinthians e São Paulo”, e não o contrário? Porque eles vendiam na crise, porque eles tinham destaque na TV todo dia mais que os outros? Isso desde sempre! Não é só agora que o Corinthians esta ganhando tudo, sempre foi assim até quando estava na serie B o jogo do Corinthians estava mais audiência do que algum clássico.

E esse ódio me matava por dentro, isso me enlouquecia. Então decidi estudar e conhecer a verdadeira história desse clube, foi quando comecei respeitar e amadurecer. E assim, junto com a paixão pelo meu São Paulo veio o respeito pelo Corinthians, eu comecei entender tudo que jamais consegui entender. Realmente o Corinthians é diferente, é apaixonante...

Sua história representa mais do que um clube. O Corinthians é o reflexo da sociedade, representa o operário vencendo a elite. Representa o povão encarando os ricos, saindo da várzea para ser protagonista. E sua origem é essa, belíssima. Não representa 11 jogadores e uma bola, tem política, lado social, cultural, etc.

O Corinthians conquistou uma coisa que nenhum clube tem no mundo, uma torcida gigante e fiel. E fiel é aquele que está ali na alegria e na dor, como nota-se o crescimento da massa alvinegra nos extremos momentos de dor.

Uma vez eu decidi ir ver um clássico entre Corinthians e Palmeiras, e na porta do estádio pouco se ouvia '“É clássico”, “é final”. Que nada, eu só ouvia “é o Corinthians” e uma frase que já é marcante e vai fazer história o famoso 'vai Corinthians!'.

Como pode meu time com nome da cidade ter menos torcedores fieis? O Corinthians se acha forte, eles se acham a mais forte do Brasil e isso acaba mostrando uma imagem que são mesmo.

Eles nunca foram coadjuvantes. Eles conseguem ser protagonistas mesmo na crise. Todo santo dia só se fala no Corinthians. Você liga a TV e discutem a fase do Corinthians. Liga o rádio e há sempre uma reportagem sobre o Corinthians. Abre uma página na internet e só fala de quem? Do Corinthians.

Isso não é “comprado”, não é “sorte”, é apenas mérito místico de quem conseguiu se transformar num gigante saindo da lama. E é essa a história.

História que faz do Corinthians alvo de piadinhas, de rótulos não tão atuais, mas eternos. “Maloqueiro, sofredor, favelado”, etc.

Mas que também faz do Corinthians um clube diferenciado, gigante pela própria natureza, merecedor da nação que o segue.

Já o odiei, já o invejei, já debochei. Quando torcedor, tudo isso cabe e faz parte. Mas depois que comecei conhecer eu comecei respeitar.

E se você não gosta da torcida corintiana, desculpem mas a realidade é que essa torcida ainda vai tomar conta do mundo. Esse bando de loucos que tanto incomoda aos rivais continuará crescendo.

Grandeza, quando não se explica, é porque é maior do que pode ser explicado. E assim é o Corinthians.'

www.ricaperrone.com.br Blog do Rica Perrone Blog do Rica Perrone ricaperrone.com.br › Campeões de audiência

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Jéssica Silva

Ranking: 40º

Jéssica 1.743 posts

@jessica.silva10 em 16/09/2017 às 16:19

'Sua história representa mais do que um clube. O Corinthians é o reflexo da sociedade, representa o operário vencendo a elite. Representa o povão encarando os ricos, saindo da várzea para ser protagonista. E sua origem é essa, belíssima. Não representa 11 jogadores e uma bola, tem política, lado social, cultural, etc.'

Sem mais, definiu bem nós Corinthianos e Corinthianas.

E o nosso mantra VAI CORINTHIANS e para qualquer situação em nossas vidas, seja boas ou ruins, nada que um VAI CORINTHIANS, não resolva e devolve nossa esperança.

Foto do perfil de Fabiano Macedo

Fabiano 119 posts

@fabiano.macedo em 17/09/2017 às 18:22

O engraçado é quando eu chego pra trabalhar não falo bom dia falo vai Corinthians

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Eliane Maximiano

Eliane 47 posts

@eliane.maximiano2 em 17/09/2017 às 19:32

Nossa esse texto é perfeito

Foto do perfil de Rodrigo Silva

Ranking: 7.545º

Rodrigo 277 posts

@rodrigo.silva159 em 17/09/2017 às 18:21

Nada explica o Corinthians...meu primeiro e eterno amor!

Vai Corinthians...

Foto do perfil de Adilson Avelino

Ranking: 967º

Adilson 3.211 posts

@tatuado em 17/09/2017 às 16:33

E se você não gosta da torcida corintiana, desculpem mas a realidade é que essa torcida ainda vai tomar conta do mundo. Esse bando de loucos que tanto incomoda aos rivais continuará crescendo. FALOU-SE TUDO

Publicidade

Foto do perfil de Alex Bahu

Ranking: 19º

Alex 32.447 posts

@alexbahu em 17/09/2017 às 15:47

Belo texto!

Quem diria Rica Perrone.

Foto do perfil de Daniel Teixeira

Ranking: 3.899º

Daniel 744 posts

@daniel.teixeira8 em 17/09/2017 às 15:37

Pois é, fiquei emocionado e arrepiado com final do relato, parabéns Rica sampaulino.

Foto do perfil de Fabiano De Alencar Rissoli

Ranking: 13º

Fabiano 38.173 posts

@faoloco em 17/09/2017 às 15:22

Belíssimo texto, mostra um pouco do que é ser CORINTHIANO.

Foto do perfil de Murilo Kataoka

Ranking: 737º

Murilo 4.009 posts

@muri.lhp em 17/09/2017 às 14:56

Emocionante