Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Tuffy - O primeiro goleiro ídolo do Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Flávia

Ranking: 3º

Flávia 35.513 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/10/2021 às 18:42
Por Flávia SCCP (@flavia.sccp)

Mais um pouquinho da história do nosso Coringão e seus jogadores (:

Hoje a história é sobre esse cara...

Tuffy Neujm, o primeiro grande goleiro da história do Timão. Na época levava o apelido de 'o Satanás', chamavam ele assim por sempre vestir camisas e calções de cor preta e também usava grandes costeletas. Alguns relatos antigos garantem que, muitos na época acreditavam que o jogador realmente possuía poderes sobrenaturais. (Que coisa, não? Hahaha) Na realidade, Tuffy era apenas muito irreverente e um grande goleiro do 'período varzeano' do nosso futebol.

No campeonato paulista de 1918 (Em 1918 o campeonato foi interrompido por dois meses devido à gripe espanhola que assolava o mundo.), esse torneio acabou sendo decidido em Janeiro de 1919. Nessa época, Tuffy defendia a Associação Atlética das Palmeiras, e foi acusado de entregar o jogo na derrota da sua equipe por 5x3 para o time do Corinthians. Ele acabou expulso do Clube e foi para Pernambuco jogar pelo América de Recife.

Aos 30 anos veio defender o nosso Corinthians e estreou no time dia 22 de Julho de 1928, exatamente no dia da inauguração da Fazendinha. O amistoso foi contra o América. O jogo terminou em 2x2. Dizem que suas defesas usando as 'munhecas' contra a bola e os pênaltis defendidos, o fizeram se tornar um dos maiores da sua posição.


Em Outubro de 1931, Tuffy publicou um anúncio no jornal “A Gazeta”, uma atitude bem diferente e até estranha para um jogador de futebol na época. No seu anúncio, fez um apelo para que dirigentes e esportistas paulistas se unissem para auxiliar o jogador Tatu, que até pouco tempo antes do anúncio, havia defendido a Portuguesa e por estar gravemente doente teve que abandonar o futebol, chegando a passar muita necessidade. No anúncio emocionante, pediu aos seus colegas do futebol a contribuirem com 10$000 (10 contos de Réis) para ajudar o jogador Tatu (apelido do atacante Altino Marcondes). A ajuda, após o apelo, foi até grande, mas Tatu infelizmente viria a falecer meses depois, no início de 1932. (Que orgulho desse cara...)

Essa parte é de emocionar todo e qualquer torcedor do Corinthians. Em 1935, doente, vítima de uma pneumonia dupla, nosso grande goleiro viria a falecer. Por torcer e amar o Corinthians, fez um pedido aos familiares e amigos, e assim como era desejo seu, Tuffy foi sepultado com a camisa de Goleiro do Corinthians, no Cemitério São Paulo, em Pinheiros e é lá que está até hoje. (Sem palavras...)

Tuffy, não foi apenas um grande goleiro, foi um grande homem, de caráter e com um coração gigantesco. Um ídolo desse, que fez parte do início do nosso Corinthians, não se pode ficar perdido e esquecido no tempo.

Nome: Tuffy Neujm
Nascimento: 17 de outubro de 1898 (Hoje estaria com 123 anos)

Defendeu o Corinthians: 1928 - 1931
Títulos: Campeonato Paulista (1928,1929,1930)

(O goleiro Tuffy - Fez parte de uma zaga histórica do Timão composta por Grane e Del Debbio. Segundo informações do Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, foram 71 jogos, 48 vitórias, 11 empates e 12 derrotas.)

Vai, Corinthians! (:

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Flávia Sccp

Ranking: 3º

Flávia 35.513 posts

@flavia.sccp em 27/10/2021 às 18:45

Na foto: Tuffy, Grané, Aparício, Neco, De Maria, Del Débbio, Gambinha, Mário, Munhoz, Soares e Rato

(: