x

Hinos e canções do Corinthians

Hinos e canções do Corinthians
Toquinho, torcedor fanático, compôs a música Corinthians do Meu Coração

São diversas as músicas compostas para falar do Corinthians. Por permanecer mais de 20 anos sem títulos, o clube foi alvo de compositores que, a fim de consolar e proteger a imagem de vencedor, criaram canções inspiradas no time do Parque São Jorge.

Os anos de sofrimento consolidaram ainda mais a torcida, chamada de Fiel, dando força ao Timão e formando um cenário ideal para os músicos e poetas. Entre os principais autores estão: Frank Cintra com “Cuidado Senhor Juiz” e Billy Blanco com “Corinthians, Campeão do Centenário”, em alusão ao título de 1954.

Estão na lista também: Humberto Miani com “Corinthians, Bicampeão do Centenário”, além de César Luís dos Santos e Hélio de Araújo com “Lágrimas Corinthianas”. No ano de 1972, em plena ditadura militar, Rita Lee e Arnaldo Baptista fizeram “Amor Preto e Branco”. Em 2009, tal música foi usada em um dos filmes sobre o Timão, o Fiel.

Não podem ficar de fora as composições da escola de samba Gaviões da Fiel. As letras ganharam força depois do título Paulista de 1977. A Rádio Gravações Especializadas (RGE) lançou, no dia seguinte, dois Long-Playing- Record (LPs): “A Banda Dos Gaviões da Fiel - Ataca de Sucessos” e o compacto “Timão Maravilha - Corinthians Campeão”. Na época, a instituição desfilava apenas como bloco, passando a ser escola em 1989.

O compacto trazia canções de Odair Cabeça e da banda Rick, Rock e Robyn. Em 1978, o bloco disputou um concurso de samba-enredo com uma das canções mais conhecidas entre os torcedores e que estava neste LP: “Vejam Só a Poeira Que Sobe”, de Marco Aurélio Guimarães e Osvaldinho da Cuíca, que também foi usada no desfile de carnaval.

Foram muitos os compositores, músicos e sambistas que dedicaram seu amor ao clube alvinegro. É possível citar Jamelão, Gilberto Gil, Toquinho, Adoniran Barbosa e Jorge Ben Jor.

Mas para todo grande clube, existe uma música oficial, que se torna símbolo de respeito e adoração. Claro que com o Timão não seria diferente. O primeiro hino foi escrito na década de 30 por La Rosa e letrado por Eduardo Dohmen, sendo gravado pela dupla Guarani e Pirajá. A marchinha foi oferecida ao presidente Felipe Collona.

Torcida do Corinthians cantando no estádio

Veja a letra do primeiro hino do Corinthians

Lutar… Lutar…
É nosso lema sempre, para a glória.
Jogar… Jogar…
E conquistar os louros da vitória.
E proclamar nosso pendão.
É alvinegro e sempre há de brilhar.
Lutar, viril
Para a grandeza e glória do Brasil.
Corinthians…Corinthians…
A glória será teu repouso
E nós unidos sempre
Elevaremos teu nome glorioso!

O segundo hino é o atual. Ele foi composto pelo radialista Lauro D’Avila em 1953. Ao contrário da primeira letra, a música ficou marcada com facilidade. A primeira gravação foi feita nos estúdios da Rádio Bandeirantes e o lançamento ficou por conta da gravadora Continental. A voz escolhida foi a do cantor Osny Silva.

Veja a letra do atual hino do Corinthians

Salve o Corinthians
O campeão dos campeões
Eternamente
Dentro dos nossos corações

Salve o Corinthians
De tradições e glórias mil
Tu és orgulho
Dos desportistas do Brasil

Teu passado é uma bandeira
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão

Corinthians grande
Sempre altaneiro
És do Brasil
O clube mais brasileiro!

Comentários