Venha fazer parte da KTO
x

Seis reforços e NBB à vista: saiba tudo sobre o elenco do basquete do Corinthians 2018/19

7.1 mil visualizações 47 comentários Reportar erro

Corinthians confirmou renovações e ganhou reforços para a temporada de 2018/19 do basquete

Corinthians confirmou renovações e ganhou reforços para a temporada de 2018/19 do basquete

Reprodução / Instagram

Campeão da Liga Ouro de 2018, o basquete do Corinthians já está com todo o foco voltado para o início da nova temporada. A equipe alvinegra se apresentou no Parque São Jorge na última semana, contando com alguns reforços para as novas disputas que enfrenta neste ano: o Novo Basquete Brasil (NBB) e o Campeonato Paulista.

Ao todo, onze jogadores estão oficialmente integrados ao elenco. O técnico Bruno Savignani, que renovou seu contrato com o Timão por mais uma temporada, conta com seis reforços: o ala uruguaio Maurício Aguiar, o armador Ricardo Fischer, o ala-pivô Teichmann, o pivô Shilton, o armador norte-americano Kyle Fuller e o ala Gui Bento.

Além deles, outros cinco remanescentes da última temporada seguem no grupo: o armador e capitão Gustavinho, o pivô Abner, o ala-armador Humberto, além dos jovens Douglas e Nicolas.

Com isso, o Meu Timão fez um raio-x sobre os jogadores que integram o basquete do Corinthians neste segundo semestre para que você, torcedor, fique por dentro de tudo antes do início da temporada 2018/19. Veja abaixo!

Conheça o elenco do basquete do Corinthians na temporada 18/19

Maurício Aguiar

O ala Maurício Aguiar atuou pela seleção do Uruguai em três Olimpíadas

O ala Maurício Aguiar tem passagem pela seleção do Uruguai

AFP

Nome: Maurício Aguiar
Idade: 35 anos
Posição: Ala
Clubes que defendeu: Club Atlético Cordón (URU), Lauretana Biella (ITA), Sardegna Sassari (ITA), Aironi Basket Novara (ITA), Basket Livorno (ITA), Club Biguá (URU), Guerino Vanoli Basket (ITA), Hebraica y Macabi (URU), Marinos de Anzoátegui (VEN), Bucaneros de La Guaira (VEN), Obras Sanitarias (ARG), Regatas Corrientes (ARG), Defensor Sporting (URU), Ferro (ARG) e Cliclista Olímpico (ARG)

Primeiro reforço confirmado pelo Corinthians para a temporada 2018/19, Maurício Aguiar foi revelado pelo uruguaio Club Atlético Cordón. Porém, foi no Lauretana Biella, da Itália, que ele se destacou - durante as temporadas de 2003 e 2005. O ala também coleciona passagens pelo basquete da Colômbia e da Argentina - onde atuou no último ano pelo Cliclista Olímpico. O jogador também é um nome recorrente da seleção do Uruguai, e já participou de quatro edições da Copa América de Basquete Masculino (2003, 2005, 2007 e 2009).

Maurício chegou perto da NBA, maior liga de basquete do mundo, em 2003. o ala foi um dos elegíveis no draft do torneio, evento onde os times podem recrutar jogadores universitários ou internacionais todo ano. Contudo, o ala uruguaio não apareceu entre os selecionados. O draft de 2003, vale destacar, é considerado por muitos o melhor da história da NBA. Na lista de draftados apareceram nomes como LeBron James, Carmelo Anthony, Dwayne Wade e Chris Bosh, além do brasileiro Leandrinho.

Ricardo Fischer

Ricardo Fischer tem passagem pela Espanha, com o Athletic Bilbao

Ricardo Fischer tem passagem pela Espanha, com o Athletic Bilbao

Reprodução / Instagram

Nome: Ricardo Fischer
Idade: 27 anos
Posição: Armador
Clubes que defendeu: Hebraica, Club Sion-Herens (SUÍ), Besiktas (TUR), GMAC Bologna (ITA), Barueri, São José, Bauru Basket, Flamengo e Athletic Bilbao Basket (ESP)

Entre os reforços do Corinthians para a temporada, Ricardo Fischer tem uma trajetória de peso no basquete. Aos 27 anos, o armador se profissionalizou no paulistano Hebraica, em 2008, após atuar nas categorias de base do Círculo Militar. No mesmo ano seguiu para a Suíça, no Club Sion-Herens. Permaneceu fora do Brasil por mais dois anos, em meio a empréstimos do clube suíço.

Voltou a atuar em solo brasileiro em 2010, pelo Barueri, mas foi pelo Bauru, dois anos mais tarde, que conseguiu se destacar. Fischer foi campeão da Liga das Américas pelo clube e chegou a anotar um triplo-duplo, com 11 pontos, dez rebotes e dez assistências, em uma partida amistosa com o New York Knicks, da NBA. O bom desempenho, contudo, foi parado por lesões. Em 2014, foi chamado para representar a Seleção Brasileira de Basquete na Copa Sul-Americana, mas foi cortado por uma lesão na coxa. Ele voltou a vestir a amarelinha no ano seguinte, quando garantiu o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

O armador acabou contratado pelo Flamengo na temporada 2016/17, mas não obteve o máximo de seu desempenho por problemas físicos. Após a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB) daquele ano, Fischer foi contrato pelo espanhol Athletic Bilbao e permaneceu por lá até março deste ano. Sem clube desde então, chega ao Timão buscando se destacar novamente em quadra.

Guilherme Teichmann

Guilherme Teichmann é um dos experientes nomes do elenco corinthiano

Guilherme Teichmann é um dos experientes nomes do elenco corinthiano

Newton Nogueira / NBB

Nome: Guilherme Teichmann
Idade: 34 anos
Posição: Ala-pivô
Clubes que defendeu: Vasco da Gama, Ajax, Limeira, Flamengo, Franca, Limeira, Rio Claro e Minas Tênis Clube

Outro reforço do Timão na temporada, Guilherme Teichmann decidiu seguir carreira no basquete em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, inspirado pelo Corinthians de Santa Cruz. O ala-pivô foi formado na base do clube gaúcho, onde permaneceu até os 15 anos, quando seguiu para São Paulo no Monte Líbano. Dois anos depois, o jogador se profissionalizou no esporte atuando pelo Vasco da Gama. Em 2011, Guilherme deixou o time do Rio de Janeiro e foi fazer faculdade nos Estados Unidos, graças ao basquete.

Permaneceu quatro anos em solo norte-americano, disputando torneios universitários, até voltar ao Brasil em 2006. Teichmann atuou pelo Limeira por três anos, até se transferir para o Flamengo. Por lá, o ala-pivô participou do NBB e chegou a ficar com a quarta colocação da disputa, além de ser campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2007 com a Seleção Brasileira. O jogador de 34 anos colecionou passagens por Franca, Rio Claro e Minas Tênis Clube antes de assinar com o Corinthians neste ano.

Shilton Alessanco dos Santos

Shilton esteve atuando pelo Bauru Basket no NBB da última temporada

Shilton esteve atuando pelo Bauru Basket no NBB da última temporada

Victor Lira / Sendi Bauru Baske

Nome: Shilton Alessanco dos Santos
Idade: 35 anos
Posição: Pivô
Clubes que defendeu: Pinheiros, Automóvel Clube Fluminense, São Bernardo, Joinville-BA, Flamengo, Minas Tênis Clube e Bauru

Parte do elenco do Timão na temporada 2018/19, Shilton começou sua trajetória no basquete pelo Notre Dame de Lourdes, de Cuiabá. O pivô se profissionalizou no esporte em 2000, atuando pelo paulista Pinheiros, até se transferir para o Automóvel Clube Fluminense, três anos mais tarde. Foi lá, inclusive, que conquistou o Campeonato Carioca de Basquete de 2003, batendo o Flamengo na final.

Shilton seguiu para o Joinville em 2005. Pelo clube gaúcho, disputou 135 partidas pelo NBB e foi eleito o melhor reboteiro da competição nacional em duas oportunidades. Além disso, foi sete vezes campeão catarinense e tricampeão da Copa Sul-Brasileira. Em 2012, o ala-pivô assinou com o Flamengo, onde se tornou campeão da Liga das Américas.

O jogador ficou no clube carioca por duas temporadas, até seguir para o Minas Tênis Clube. Ele permaneceu no time de Belo Horizonte por mais dois anos, período que chegou aos playoffs do NBB mais uma vez, mas não avançou para a fase decisiva. Shilton acertou com o Bauru em 2016, e ficou por lá até assinar com o Timão neste ano.

Kyle Alejandro Fuller

O norte-americano Kyle Fuller foi campeão do NBB com o Paulistano

O norte-americano Kyle Fuller foi campeão do NBB com o Paulistano

Luiz Pires/LNB

Nome: Kyle Alejandro Fuller
Idade: 26 anos
Posição: Armador
Clubes que defendeu: Toros de Aragua (VEN) e Paulistano

Kyle Fuller é mais um reforço do Corinthians para as disputas da temporada. Natural da Califórnia, nos Estados Unidos, o armador é naturalizado peruano e iniciou sua carreira nos campeonatos universitários norte-americanos. O jogador, de 26 anos, acabou não sendo selecionado pelo Draft da NBA de 2014 e passou a se aventurar no basquete internacional.

O americano-peruano chegou ao Brasil na última temporada, depois de se destacar pelo Toros Araguas, da Venezuela. Fuller atuou no Paulistano na última temporada e foi campeão do NBB. O armador esteve presente em 41 partidas pelo time paulista, sendo 22 como titular, com médias de 11 pontos, dois rebotes, 1,5 assistências e 7,4 de eficiência por jogo.

Gui Bento

Reforço do Timão, Gui Bento atuou no Jogo das Estrelas do NBB 2017/18

Reforço do Timão, Gui Bento atuou no Jogo das Estrelas do NBB 2017/18

Divulgação/LNB

Nome: Guilherme Bento do Carmo (Gui Bento)
Idade: 21 anos
Posição: Ala
Clubes que defendeu: Bauru Basket e Pinheiros

O último, mas não menos importante, reforço do Corinthians é Guilherme Bento. Revelado pelo Bauru Basket em 2016, quando atou pela Liga de Desenvolvimento - principal torneio de base do país -, o ala de 21 anos vinha atuando pelo Pinheiros desde o ano passado. E foi por lá, inclusive, que conseguiu destaque. Gui, como é conhecido, participou do NBB 2017/18 e colecionou bons números: 2,2 pontos por jogo, 0,9 rebotes e 0,5 assistências em 8,5 minutos em média.

O desempenho de Gui Bento na última edição do NBB lhe rendeu uma participação no Jogo das Estrelas, em março deste ano. O ala foi o campeão do Torneio de Enterradas, desbancando o “favorito” MJ Rhett, do Flamengo, na final. O ala também é nome recorrente nas últimas convocações da Seleção Brasileira de Basquete.

Gustavinho

Gustavinho foi fundamental na conquista do Corinthians na Liga Ouro de 2018

Gustavinho foi fundamental na conquista do Corinthians na Liga Ouro de 2018

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Nome: Gustavo Santos Pereira Lima (Gustavinho)
Idade: 32 anos
Posição: Armador
Clubes que defendeu: Pinheiros, Mogi das Cruzes e Basquete Cearense

Capitão e camisa 10, Gustavinho assumiu um papel crucial no elenco do Corinthians durante a conquista da Liga Ouro de 2018. O armador foi o primeiro jogador anunciado pelo clube no último ano, na preparação para o ano de reativação do basquete masculino do Timão. Entre os remanescentes da equipe para a temporada 2018/19, o jogador de 32 anos tenta seu primeiro título na NBB.

Corinthiano assumido, Gustavinho coleciona passagens por Pinheiros e Mogi das Cruzes, onde se tornou destaque entre as temporadas de 2011 e 2015. O capitão do Timão disputou duas semifinais do NBB e foi vice-campeão da Liga Sul-Americana com o ex-clube. Antes de assinar sua ida para o time do Parque São Jorge, o armador estava sem clube há uma temporada, após deixar o Basquete Cearense.

Humberto

Humberto se destacou pelo Corinthians durante a Liga Ouro de 2018

Humberto se destacou pelo Corinthians durante a Liga Ouro de 2018

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Nome: Humberto Luiz Gomes
Idade: 23 anos
Posição: Ala-armador
Clubes que defendeu: Pinheiros e Flamengo

Mais um remanescente do elenco campeão da Liga Ouro de 2018, Humberto disputará a sua segunda temporada como jogador do Corinthians. O ala-armador atuou pelo Pinheiros entre as temporadas de 2013 e 2016. Por lá, conseguiu chegar aos playoffs do NBB em três oportunidade e foi vice-campeonato do Final Four da Liga das Américas, no Rio de Janeiro.

No segundo semestre de 2016, Humberto acertou sua transferência para o Flamengo, mas não conseguiu replicar o bom rendimento das temporadas anteriores. Mesmo tendo chegado aos playoffs com o time carioca, o ala-armador entrou em apenas dez partidas e pediu seu desligamento do elenco no início deste ano. Ele acertou com o Corinthians logo depois e conseguiu se destacar na campanha de acesso ao NBB.

Abner

Abner segue no Timão após a conquista da Liga Ouro de 2018

Abner segue no Timão após a conquista da Liga Ouro de 2018

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Nome: Abner Davi de Novais Moreira
Idade: 29 anos
Posição: Pivô
Clubes que defendeu: Santo André, Joinville, Brasília e Botafogo

Outro lista dos campeões da Liga Ouro que seguem no Corinthians é Abner. O pivô de 29 anos foi revelado pelo Santo André e conta com uma passagem pelo basquete universitário norte-americano em seu currículo. Ele retornou ao Brasil em 2012, buscando se firmar no esporte em sua terra natal, atuando pelo Joinville. O jogador ficou por lá apenas uma temporada e assinou com o Brasília Búfalos. Porém, o sonho de se destacar na elite, no NBB, não se concretizou.

Abner ficou dois anos fora dos holofotes até seguir para o Botafogo, em 2017. Por lá, foi campeão da Liga Ouro e conseguiu o acesso ao NBB. O pivô acabou não permanecendo no clube para a disputa do torneio, e assinou com o Corinthians para percorrer o mesmo caminho. E conseguiu. De contrato renovado com o Timão, o jogador irá voltar a elite do basquete nacional nesta temporada.

Nicolas

Nicolas Ronsini também defendeu o Corinthians na Liga Ouro de 2018

Nicolas Ronsini também defendeu o Corinthians na Liga Ouro de 2018

Reprodução / Instagram

Nome: Nicolas Ronsini Freitas de Almeida
Idade: 20 anos
Posição: Armador
Clubes que defendeu: Palmeiras

Nicolas Ronsini está entre os mais jovens remanescentes da campanha campeã do Corinthians na Liga Ouro de 2018. O armador, revelado nas categorias de base do rival Palmeiras - time que defendeu na Liga de Desenvolvimento de 2015 -, teve algumas oportunidades em quadra na última temporada e segue no elenco de Bruno Savignani. No primeiro semestre deste ano, ele esteve presente em cinco partidas alvinegras, com uma média de 0,8 pontos marcados por jogo.

Douglas

Douglas foi formado na base do Rio Claro e deve ganhar mais chances pelo Corinthians nesta temporada

Revelado no Rio Claro, Douglas deve ganhar mais chances pelo Corinthians nesta temporada

Reprodução / Instagram

Nome: Douglas dos Santos Silva
Idade: 20 anos
Posição: Ala
Clubes que defendeu: Rio Claro

O último do quinteto campeão da Liga Ouro de 2018, que segue no elenco do Corinthians, é Douglas dos Santos. O ala de 20 anos se formou na base do Rio Claro e também soma uma participação na Liga de Desenvolvimento de 2015. Durante a campanha de acesso do Corinthians para o NBB, o jovem atuou em dez partidas, e soma uma média de três pontos por jogo.

Técnico Bruno Savignani

Bruno Savignani foi campeão da Liga Ouro à frente do Corinthians

Bruno Savignani foi campeão da Liga Ouro à frente do Corinthians

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Nome: Bruno Savignani
Idade: 35 anos
Clubes que comandou: Brasília

Uma das cabeças da reformulação do elenco do Corinthians na última temporada, após 22 anos do clube longe da modalidade, Bruno Savignani chegou ao Parque São Jorge com um grande repertório. O treinador foi jogador de basquete e conquistou dois títulos no NBB, em 2010 e 2011, e outro na Liga Sul-Americana, em 2010, com a camisa do Brasília Búfalos. Foi lá, inclusive, que iniciou sua carreira como técnico e comandou o time durante uma temporada e meia. Ele chegou duas vezes aos playoffs do principal torneio de basquete do país neste período.

Pelo Corinthians, conquistou o principal objetivo da temporada de reestreia: a taça na Liga Ouro de 2018 e o acesso para a próxima edição do NBB. Bruno Savignani teve seu contrato renovado com o Timão logo após a conquista e irá comandar a equipe em mais uma temporada.

Anota aí!

A estreia do basquete do Corinthians na temporada 2018/19 acontece no próximo domingo, dia 29 de julho, quando a equipe inicia sua caminhada pelo Campeonato Paulista. O embate será contra o Pinheiros, no Ginásio Wlamir Marques, localizado no Parque São Jorge.

Veja mais em: Basquete e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • A Neo Química Arena foi palco de Santos e Red Bull Bragantino pela semifinal do Paulistão 2024

    Saiba o valor estimado que o Corinthians deve receber do aluguel do Santos pela Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para a decisão do Paulistão

    Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para rival na final do Paulistão

    ver detalhes
  • Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos

    Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos; relembre

    ver detalhes
  • Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024

    Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024; veja números

    ver detalhes
  • O Corinthians está preparado para enfrentar o Internacional no Brasileirão Feminino

    Corinthians encerra preparação para receber o Internacional na Neo Química Arena; veja provável time

    ver detalhes
  • Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária

    Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária; veja valor

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: