Venha fazer parte da KTO
x

#RetroMT2019: relembre os jogadores contratados pelo Corinthians em 2019 e seus desempenhos

3.6 mil visualizações 27 comentários Reportar erro

Richard foi um dos reforços emprestados, enquanto Júnior Urso chegou e se firmou no time titular em 2019

Richard foi um dos reforços emprestados, enquanto Júnior Urso chegou e se firmou no time titular em 2019

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

A temporada de 2019 marcou idas e vindas no time do Corinthians. Entre as peças que chegaram, algumas assumiram a titularidade da equipe, enquanto outras foram deixadas de lado ou até mesmo emprestadas.

Ao todo, 13 jogadores foram anunciados como reforços pelo time do Parque São Jorge em 2019. Diante desse número, o Meu Timão destrinchou a situação de cada um deles ao longo da temporada em mais uma matéria da série de retrospectiva do Meu Timão 2019.

Leia também:
#RetroMT2019: Relembre as trajetórias do Corinthians na Copa do Brasil e na Sul-Americana em 2019
#RetroMT2019: Corinthians conquista o tricampeonato Paulista e mostra 'veia' vencedora
#RetroMT2019: veja como aconteceram todos os gols do Corinthians no ano

Todos os três setores do campo (defesa, meio e ataque) receberam ao menos uma contratação para a atual temporada:

  • Zagueiros (3): Bruno Méndez, Gil e Manoel;
  • Volantes (4): Júnior Urso, Matheus Jesus, Ramiro e Richard;
  • Meia (2): Régis e Sornoza;
  • Atacante (4): André Luiz, Everaldo, Mauro Boselli e Vagner Love;

É possível dividir os 13 nomes em três grupos: (i) os que chegaram e atuaram pelo Corinthians; (ii) os que chegaram no clube, mas foram deixados de lado; (iii) e os que nem ficaram no Timão e foram emprestados. Confira tudo abaixo!

Reforços que chegaram em 2019 e atuaram pelo Timão

O primeiro grupo de reforços é o mais numeroso, com sete nomes: Gil, Manoel, Júnior Urso, Ramiro, Sornoza, Mauro Boselli e Vagner Love. Uns mais e outros menos, esses são os jogadores trazidos pelo Corinthians que foram utilizados ao longo de 2019.

Gil

Gil chegou no meio da temporada para reforçar o setor defensivo do Timão

Gil chegou no meio da temporada para reforçar o setor defensivo do Timão

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Jogos disputados: 35
Pontos Conquistados: 53
Aproveitamento: 50.48%
Vitórias: 13
Empates: 14
Derrotas: 8
Gol a favor: 41 ( 1.17 por jogo )
Gols contra: 33 ( 0.94 por jogo )
Gols do Gil: 1
Amarelos para Gil: 6
Expulsões de Gil: 0

Gil deixou o Shandong Luneng, da China, para retornar ao Corinthians em julho desse ano e ocupar a vaga de Henrique, que se transferiu para o futebol árabe. O zagueiro de 32 anos não precisou de muito tempo na equipe para assumir o posto de titular absoluto: Gil jogou logo na primeira partida após seu anúncio e desde então praticamente não deixou os campos. Dos 36 jogos do time desde sua chegada, o camisa 26 participou de 35 partidas, ficando fora apenas de um duelo, no qual cumpriu suspensão por três cartões amarelos.

Com o atleta em campo, o Corinthians sofreu 33 gols e balançou a rede em 41 oportunidades, uma delas com o próprio zagueiro. Ao todo foram 13 vitórias, 14 empates e oito derrotas, totalizando aproximadamente 50% de aproveitamento.

E em 2020? A expectativa é que o atleta siga sendo titular sob o comando de Tiago Nunes, mas seu parceiro de zaga deve ser outro. Com a saída de Manoel, a tendência é que Léo Santos, recuperado de lesão, ou Pedro Henrique, jogador de confiança do treinador, atuem ao lado de Gil.

Manoel

Manoel não chegou em acordo com a diretoria e não segue no Corinthians em 2020

Manoel não chegou em acordo com a diretoria e não segue no Corinthians em 2020

Ag. Corinthians

Jogos disputados: 59
Pontos Conquistados: 96
Aproveitamento: 54.24%
Vitórias: 25
Empates: 21
Derrotas: 13
Gol a favor: 70 ( 1.19 por jogo )
Gols contra: 49 ( 0.83 por jogo )
Gols do Manoel: 3
Amarelos para Manoel: 2
Expulsões de Manoel: 0

Manoel chegou ao Corinthians, a pedido de Fábio Carille, em um empréstimo junto ao Cruzeiro com duração de uma temporada. O zagueiro teve sua estreia no clube alvinegro adiada por conta de uma catapora, mas após superar a doença se firmou na zaga titular. As atuações do jogador muitas vezes deixaram a desejar e, sem convencer dentro de campo, o atleta não chegou a um acordo com a diretoria e teve seu retornou ao Cruzeiro confirmado - ele não foi nem mesmo relacionado para a última partida do Corinthians no ano.

Com a camisa alvinegra, Manoel entrou em campo 59 vezes, divididas em 25 vitórias, 21 empates e 13 derrotas. Com ele em campo, o Timão marcou 70 gols, sendo três deles do próprio jogador. Curiosamente, Manoel foi às redes contra os três grandes rivais da capital: São Paulo, Santos e Palmeiras.

E em 2020? Sem renovar seu vínculo com o Corinthians, o jogador já se despediu do clube e retornou ao Cruzeiro. O time de Minas, vale ressaltar, disputará a Série B do Campeonato Brasileiro na próxima temporada.

Júnior Urso

Júnior Urso assinou por três temporadas com o Corinthians

Júnior Urso assinou por três temporadas com o Corinthians

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Jogos disputados: 53
Pontos Conquistados: 83
Aproveitamento: 52.20%
Vitórias: 22
Empates: 17
Derrotas: 14
Gol a favor: 60 ( 1.13 por jogo )
Gols contra: 44 ( 0.83 por jogo )
Gols do Júnior Urso: 7
Amarelos para Júnior Urso: 6
Expulsões de Júnior Urso: 0

O volante Júnior Urso chegou ao clube no início da temporada após recusar ofertas de outros times para poder atuar no clube do coração. O camisa 11 do Timão chegou como uma grande promessa e fez uma ótima estreia, mas com pouco tempo de clube se machucou e teve sua sequência de atuações quebrada. Recuperado, Urso retomou sua posição e terminou o ano como titular.

Dos 53 jogos disputados pelo atleta com a camisa alvinegra, 22 acabaram em vitória, 17 terminaram empatados e outros 14 em derrota, resultando em 52% de aproveitamento. Ao todo, Urso marcou sete gols e recebeu apenas seis cartões amarelos, um bom número se considerada a posição de atuação do atleta.

E em 2020? Júnior Urso tem seu futuro no Corinthians indefinido. O atleta tem expressado um desejo de sair do clube e, inclusive, recebeu proposta do Orlando City, dos Estados Unidos, podendo fechar negócio já nesta sexta-feira.

Ramiro

Ramiro chegou no Corinthians e não correspondeu exatamente ao esperado

Ramiro chegou no Corinthians e não correspondeu exatamente ao esperado

Agência Corinthians

Jogos disputados: 39
Pontos Conquistados: 57
Aproveitamento: 48.72%
Vitórias: 14
Empates: 15
Derrotas: 10
Gol a favor: 43 ( 1.10 por jogo )
Gols contra: 39 ( 1.00 por jogo )
Gols do Ramiro: 0
Amarelos para Ramiro: 7
Expulsões de Ramiro: 0

Depois de bons anos no Grêmio, o volante Ramiro chamou a atenção do Corinthians, que o contratou para a temporada de 2019 e comprou 70% de seus diretos econômicos.

Ramiro chegou ao clube do Parque São Jorge, mas não correspondeu exatamente ao que os torcedores e comissão técnica esperavam, com atuações abaixo das que apresentava no clube do Sul. Sem agradar muito, o atleta entrou em campo em metade das partidas do Corinthians na temporada, ou seja, 39 - sendo 14 vitórias, 15 empates e dez derrotas. Além disso, Ramiro não foi às redes durante todo o ano.

E em 2020? O atleta deve seguir no clube alvinegro na próxima temporada, mas terá que brigar por espaço na equipe titular de Tiago Nunes, que gosta de um time com mais velocidade e presença no ataque.

Sornoza

Sornoza balançou a rede apenas uma vez pelo Timão

Sornoza balançou a rede apenas uma vez pelo Timão

Agência Corinthians

Jogos disputados: 50
Pontos Conquistados: 74
Aproveitamento: 49.33%
Vitórias: 18
Empates: 20
Derrotas: 12
Gol a favor: 55 ( 1.10 por jogo )
Gols contra: 43 ( 0.86 por jogo )
Gols do Sornoza: 1
Amarelos para Sornoza: 7
Expulsões de Sornoza: 0

Sornoza se destacou no Fluminense por conta de armações de jogadas e bola parada. Assim, o Corinthians resolveu apostar no atleta e fez a compra do jogador, que assinou com o clube até dezembro de 2022. Foi dele, inclusive, a grande assistência para o gol do título do Campeonato Paulista.

Mesmo contestado pela torcida, o atleta foi peça bastante utilizada pelo Corinthians em 2019. Ao todo, Sornoza entrou em campo em 50 oportunidades, sendo 18 vitórias, 20 empates e 12 derrotas, totalizando 49% de aproveitamento. Além disso, ele marcou um dos gols alvinegros na temporada.

E em 2020? Na próxima temporada, Sornoza deve seguir no clube do Parque São Jorge lutando por espaço na equipe titular de Tiago Nunes.

Mauro Boselli

Boselli chegou como uma das principais contratações do clube para a temporada

Boselli chegou como uma das principais contratações do clube para a temporada

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Jogos disputados: 48
Pontos Conquistados: 74
Aproveitamento: 51.39%
Vitórias: 20
Empates: 14
Derrotas: 14
Gol a favor: 55 ( 1.15 por jogo )
Gols contra: 41 ( 0.85 por jogo )
Gols do Mauro Boselli: 11
Amarelos para Mauro Boselli: 5
Expulsões de Mauro Boselli: 0

Mauro Boselli chegou como um dos principais reforços do Corinthians para 2019, após viver excelentes temporadas no León, do México. Mesmo com altas expectativas, o atacante foi preterido por Vagner Love e até mesmo Gustavo em alguns momentos e só engatou sua titularidade na reta final do Campeonato Brasileiro, sob o comando de Dyego Coelho. Mesmo começando muitas vezes no banco de reservas ao longo do ano, vale ressaltar, Boselli costumava entrar ao longo das partidas.

Assim, o atleta disputou 48 partidas, distribuídas entre 20 vitórias, 14 empates e 14 derrotas. Além disso, Boselli foi o responsável por 11 dos 87 gols corinthianos no ano.

E em 2020? Boselli chegou a sinalizar ao longo dessa temporada um desejo de voltar ao México, já que recebeu poucas oportunidades ao longo da temporada - somado a isso, o atleta alegava falta de adaptação de suas filhas ao país. O atacante, no entanto, terminou a atual temporada em ascensão no clube alvinegro e com vaga no time titular. Assim, a tendência é que ele permaneça no Corinthians e lute pela titularidade no time.

Vagner Love

Love foi o segundo maior goleador do Timão em 2019

Love foi o segundo maior goleador do Timão em 2019

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Jogos disputados: 62
Pontos Conquistados: 87
Aproveitamento: 46.77%
Vitórias: 21
Empates: 24
Derrotas: 17
Gol a favor: 65 ( 1.05 por jogo )
Gols contra: 55 ( 0.89 por jogo )
Gols do Vagner Love: 12
Amarelos para Vagner Love: 7
Expulsões de Vagner Love: 0

Love chegou para reforçar o clube do Parque São Jorge após uma boa temporada no Besiktas, da Turquia. Apesar de ter uma idade mais avançada, o jogador dava esperança justamente pela experiência e também por já ter passagens anteriores e vitoriosas no time alvinegro.

Mesmo contestado pela torcida em alguns momentos, o camisa 9 do Timão foi titular em aproximadamente 55% das partidas corinthianas no ano - foram 43 de 78 jogos. Além das partidas em que esteve no 11 inicial, Love ainda entrou em campo em outras 19 oportunidades. Ao todo, foram 21 vitórias, 24 empates e 17 derrotas, com 12 gols anotados pelo Artilheiro do Amor. Diante da forte disputa pelo comando do ataque alvinegro, o número de tentos anotados fez de Love o vice-artilheiro da temporada, atrás apenas de Gustavo.

E em 2020? Love vive a esperança de retomar a titularidade do ataque alvinegro no próximo ano, último do vínculo entre o atleta e o clube. A vaga, vale ressaltar, foi assumida por Boselli na reta final da temporada atual.

Reforços que chegaram no clube, mas foram deixados de lado

Os jogadores do segundo grupo chegaram ao Parque São Jorge com o status de reforços para 2019, inclusive como boas promessas, mas acabaram sendo "escanteados" durante toda a temporada. São eles Bruno Méndez, Everaldo, Matheus Jesus e Régis.

Bruno Méndez

Bruno Méndez teve pouco espaço no Corinthians em 2019

Bruno Méndez teve pouco espaço no Corinthians em 2019

Agência Corinthians

Jogos disputados: 9
Pontos Conquistados: 5
Aproveitamento: 18.52%
Vitórias: 1
Empates: 2
Derrotas: 6
Gol a favor: 8 ( 0.89 por jogo )
Gols contra: 15 ( 1.67 por jogo )
Gols do Bruno Méndez: 0
Amarelos para Bruno Méndez: 3
Expulsões de Bruno Méndez: 0

Com boas atuações principalmente pela seleção uruguaia, o jovem zagueiro foi contratado pelo Timão como grande promessa para a defesa alvinegra. No entanto, foi preterido por Manoel e Henrique na maior parte da temporada e depois, com a chegada de Gil, perdeu ainda mais espaço.

Usado muitas vezes para "tapar buracos" na defesa (jogou partidas improvisadas na lateral), Bruno Méndez entrou em campo com a camisa do Timão nove vezes, sendo três delas nos amistoso da intertemporada. Com o jovem em campo, o time conseguiu uma vitória, além de dois empates e seis derrotas, tendo um aproveitamento de aproximadamente 19%. Por fim, o uruguaio não balançou as redes na temporada.

E em 2020? A tendência é que Bruno Méndez siga no Corinthians e brigue por espaço na zaga titular, agora com mais chandes. Sem Manoel, o jovem tem como principais concorrentes Léo Santos e Pedro Henrique - Gil deve seguir como titular da equipe.

Everaldo

Everaldo teve poucas atuações pelo Corinthians e ainda sofreu com problema no púbis

Everaldo teve poucas atuações pelo Corinthians e ainda sofreu com problema no púbis

Agência Corinthians

Jogos disputados: 9
Pontos Conquistados: 14
Aproveitamento: 51.85%
Vitórias: 3
Empates: 5
Derrotas: 1
Gol a favor: 10 ( 1.11 por jogo )
Gols contra: 5 ( 0.56 por jogo )
Gols do Everaldo: 1
Amarelos para Everaldo: 1
Expulsões de Everaldo: 0

Everaldo chamou a atenção do Corinthians com boas atuações pelo Fluminense, o que fez o clube do Parque São Jorge optar por comprá-lo no meio do ano, com contrato até junho de 2023.

Por conta das boas atuações pelo clube carioca, Everaldo chegou ao Timão com altas expectativas, mas a temporada não foi das melhores. Encostado por grande parte do ano, o camisa 37 entrou em campo apenas nove vezes, sendo três vitórias, cinco empates e uma derrota - todas as partidas foram pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo com poucas oportunidades, Everaldo anotou um gol pelo Corinthians.

Ao fim da temporada, no entanto, o atleta sofreu com dores no púbis, passou por cirurgia e ficou fora de combate, só podendo retornar no próximo ano.

E em 2020? Já recuperado, Everaldo deve ser mais aproveitado pelo clube do Parque São Jorge, que não foi noticiado de nenhum interesse pelo atleta até o momento.

Matheus Jesus

Matheus Jesus foi pouco utilizado em 2019 e deve ser emprestado pelo Corinthians

Matheus Jesus foi pouco utilizado em 2019 e deve ser emprestado pelo Corinthians

Agência Corinthians

Jogos disputados: 12
Pontos Conquistados: 16
Aproveitamento: 44.44%
Vitórias: 4
Empates: 4
Derrotas: 4
Gol a favor: 14 ( 1.17 por jogo )
Gols contra: 13 ( 1.08 por jogo )
Gols do Matheus Jesus: 0
Amarelos para Matheus Jesus: 1
Expulsões de Matheus Jesus: 0

O volante foi contratado no meio de maio a pedido de Fábio Carille e chegou ao clube como "o novo Paulinho". Mesmo sob muita expectativa, ele foi deixado de lado pelo próprio treinador e pouco atuou com a camisa do Timão.

Ao todo, Matheus Jesus entrou em campo 12 vezes, sendo três delas nos amistosos - a exemplo do que aconteceu com Bruno Méndez. Vale ressaltar, ainda, que de todas as vezes em que jogou, apenas quatro foram como titular. Com ele em campo, os resultados alvinegros foram equilibrados, sendo quatro vitórias, quatro derrotas e quatro empates.

E em 2020? Com pouco espaço no elenco e forte concorrência na posição, o volante deve ser emprestado ao Bragantino na próxima temporada para ganhar mais oportunidade de jogo.

Régis

Régis chegou, foi pouco utilizado e não fica no Corinthians para a próxima temporada

Régis chegou, foi pouco utilizado e não fica no Corinthians para a próxima temporada

Agência Corinthians

Jogos disputados: 10
Pontos Conquistados: 12
Aproveitamento: 40.00%
Vitórias: 3
Empates: 3
Derrotas: 4
Gol a favor: 11 ( 1.10 por jogo )
Gols contra: 11 ( 1.10 por jogo )
Gols do Régis: 2
Amarelos para Régis: 0
Expulsões de Régis: 0

Régis foi mais um atleta pedido por Fábio Carille e pouco aproveitado pelo mesmo. O jogador esteve com o treinador na Arábia e foi pedido por Carille em seu retorno ao Parque São Jorge.

Diante da grande concorrência, Régis não conseguiu se firmar no elenco titular e disputou apenas 10 jogos com o manto alvinegro (três deles amistosos), divididos em três vitórias, três empates e quatro derrotas, totalizando 40% de aproveitamento. Mesmo com poucas oportunidades, o atleta conseguiu balançar as redes duas vezes.

E em 2020? Régis não estará no Corinthians na próxima temporada. A exemplo de Manoel, o atleta foi emprestado ao Timão por um ano e não renovou seu vínculo, retornando ao Bahia.

Reforços que chegaram no clube e logo foram emprestados

O terceiro e último grupo de jogadores, os contratados e emprestados, é composto por dois nomes. André Luis e Richard chegaram ao Parque São Jorge e logo tomaram outro rumo.

André Luis

André Luis atuou pelo Fortaleza em 2019

André Luis atuou pelo Fortaleza em 2019

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Jogos disputados: 5
Pontos Conquistados: 4
Aproveitamento: 26.67%
Vitórias: 0
Empates: 4
Derrotas: 1
Gol a favor: 4 ( 0.80 por jogo )
Gols contra: 5 ( 1.00 por jogo )
Gols do André Luis: 0
Amarelos para André Luis: 0
Expulsões de André Luis: 0

André Luis despertou o interesse do Corinthians após fazer uma boa temporada e ser artilheiro na Ponte Preta. No Parque São Jorge, o atleta recebeu algumas oportunidades no início da temporada, mas não agradou e foi emprestado ao Fortaleza.

O atacante entrou em campo com a camisa do Timão apenas cinco vezes, quatro delas pelo Paulista e uma em amistoso diante do Santos. Com ele, o Corinthians não venceu, empatou quatro vezes e foi derrotado em uma delas. Com poucas oportunidades, ele não balançou as redes pelo Timão. Já pelo Fortaleza, o jogador teve mais espaço, entrou em campo 25 vezes e marcou dois gols.

E em 2020? A exemplo do que aconteceu na atual temporada, o atleta não deve receber muitas oportunidades diante da forte concorrência e deve voltar a ser emprestado.

Richard

Richard vestiu a camisa do Timão por seis meses e depois foi emprestado ao Vasco

Richard vestiu a camisa do Timão por seis meses e depois foi emprestado ao Vasco

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Jogos disputados: 17
Pontos Conquistados: 31
Aproveitamento: 60.78%
Vitórias: 8
Empates: 7
Derrotas: 2
Gol a favor: 20 ( 1.18 por jogo )
Gols contra: 11 ( 0.65 por jogo )
Gols do Richard: 0
Amarelos para Richard: 0
Expulsões de Richard: 0

Richard chegou ao Timão após deixar o Fluminense e assinar com o clube alvinegro por quatro temporadas. No meio de 2019, sem espaço, foi emprestado ao Vasco da Gama.

Com a camisa do Timão, Richard entrou em campo 17 vezes, que resultaram em oito vitórias, sete empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 60%. Além disso, o atleta não balançou as redes. No clube carioca, Richard entrou em campo 28 vezes e também não marcou nenhum gol.

E em 2020? Na próxima temporada, o atleta não deve, mais uma vez, vestir a camisa do Corinthians. A diretoria já sabe que Goiás e Vasco têm interesse no atleta, e deve liberá-lo para algum dos clubes - Abel Braga, novo treinador do clube do Rio, já pediu a permanência do jogador por mais um ano.

Veja mais em: Mercado da bola, Contratações do Corinthians, Gil, Bruno Méndez, Manoel, Júnior Urso, Matheus Jesus, Ramiro, Richard, Régis, Sornoza, André Luis, Everaldo, Mauro Boselli, Vagner Love, Especiais do Meu Timão e Jogadores emprestados.

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: