Venha fazer parte da KTO
x

De time promissor a projeto de insucesso: opiniões de comentaristas sobre o início do Corinthians

670 visualizações 14 comentários Reportar erro

O Corinthians passou por altos e baixos nesses primeiros meses de 2020

O Corinthians passou por altos e baixos nesses primeiros meses de 2020

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Apesar de um início de temporada animador, em pouco tempo o Corinthians diminuiu de produção e as expectativas em torno do elenco decaíram. Com o que apresentava dentro de campo, o time passou a ser bastante questionado por torcedores e profissionais da imprensa.

Pensando nessa rápida mudança de cenário da equipe alvinegra, o Meu Timão separou alguns depoimentos de comentaristas antes da paralisação do futebol, para mostrar desde o início positivo do time de Tiago Nunes até a repentina recaída que levou, inclusive, ao questionamento do treinador no cargo. Confira!

Início digno

Tiago Nunes chegou ao Corinthians trazendo pensamentos inovadores e fez, inclusive, drásticas mudanças no elenco, como quando dispensou Ralf e Jadson de maneira bastante questionada. Com as altas expectativas que rondavam o time, apesar disso, o treinador foi elogiado e o Timão foi apontado como "exemplo de mudança" antes mesmo da estreia oficial pelo comentarista Sérgio Xavier Filho, durante o programa Seleção SporTV.

  • "Acho o Corinthians um exemplo de mudança. É muito raro trocar um treinador e já simultaneamente mexer no elenco para convicção daquele treinador. Parece que, em tese, o clube conseguiu fazer isso."

Com apenas dois jogos oficiais, a goleada no Paulista por 4 a 1 diante do Botafogo-SP e o empate em 1 a 1 com o Mirassol, o comentarista Caio Ribeiro projetou um Corinthians com 2020 promissor, apesar de ponderar a o empate com a equipe do interior.

  • "O Corinthians virá muito forte para essa temporada, mas vai pagar um preço neste início de temporada. Essas equipes do interior se apresentam um mês antes, então, elas estão muito mais condicionadas. A parte física, principalmente no segundo tempo, pesa muito, ainda mais para um Corinthians que está se reformulando."

Dois jogos depois, quando a equipe superou o Santos pela quarta rodada do Estadual, a postura do time ainda era ofensiva e agradava aos torcedores. Mais uma vez, Caio Ribeiro analisou o Corinthians em uma crescente e projetou um ano positivo para o time.

  • "É um ano que promete (para o Corinthians). É um time com um novo conceito de jogo, o Tiago está montando a equipe, está encontrando a formação titular. O Corinthians está numa crescente."

A decaída

Quando foi derrotado pelo Guaraní-PAR por 1 a 0, na Pré-Libertadores, em uma noite de atuação abaixo do esperado, as coisas no Corinthians pareceram começar a desandar. No confronto seguinte, a equipe perdeu para a Inter de Limeira e suas deficiências em campo começaram a ser destacadas. Para Casagrande, avançar no torneio continental seria uma tarefa difícil - e realmente não aconteceu.

  • "O Corinthians não mostrou poder de reação. As três partidas que começou perdendo, perdeu. Não chegou a empatar. Quem quer ser campeão e passar pelo Guaraní, tem que ter poder de reação. Pelo retrospecto recente, tomou um gol e não mostrou poder de reação."
  • "Não tem profundidade. Domingo, o Tiago escalou o Gustavo para tentar uma possibilidade de bola aérea, não teve. Tem que fazer tudo o que não fez até agora para passar pelo Guaraní."

Apesar da eliminação, o Corinthians ainda era visto como um time promissor. Para Arnaldo Ribeiro, por exemplo, o Corinthians de Tiago Nunes era "mil vezes" superior ao de Carille.

  • "Não tem comparação, o Corinthians de Carille era mil vezes mais covarde do que o Corinthians de Tiago Nunes. O Fagner do Carille jamais passava do meio de campo no Morumbi. Ele nunca passou do meio de campo, ficava lá e ele quase decidiu o jogo duas vezes."

Mudança de cenário e treinador na corda bamba

Ainda na comparação com o estilo de jogo defensivo adotado pelo Corinthians durante os últimos anos, o comentarista André Loffredo, no programa SporTV News, teceu críticas aos sistemas defensivo e ofensivo. Depois, chegou a afirmar que o projeto corinthiano não daria resultado.

  • "O sistema defensivo do Corinthians era muito firme. O Corinthians tinha muita dificuldade de criação. Em determinado momento, o Tiago Nunes abriu mão um pouquinho deste sistema defensivo para deixar o Corinthians mais solto. Neste momento, o Corinthians não tem nem uma coisa nem outra. Tem uma defesa buraco e um time que cria poucas ocasiões de gol, que faz poucos gols, e que não tem nem escalação do meio para frente definida. As ideias mudam muito rapidamente."
  • "Tem projetos que você percebe que não vão dar resultado. O time do Corinthians é ruim. É ruim."

Para Caio Ribeiro, por outro lado, a situação era delicada e Tiago Nunes tinha seu cargo ameaçado, mas merecia confiança.

  • "Ameaçado estará (se o Corinthians for eliminado na primeira fase), mas acho que ele tem que permanecer. Quando você traz um treinador para mudar a cultura e o jeito de jogar, isso demanda tempo."

Seguindo a mesma linha de Caio, o comentarista Pedrinho analisou os resultados negativos do time, mas afirmou acreditar no trabalho do treinador. Para ele, inclusive, criticar a permanência de Tiago era um ato de crueldade.

  • "Tiago Nunes foi contratado com uma convicção e uma ideia de um modelo de jogo. Os resultados são ruins? São. O Corinthians não está jogando bem? Não. Devemos avaliar dessa forma? Eu acho que sim, mas o questionamento da permanência do Tiago é crueldade. Se vocês está convicto, viu o trabalho e acreditou, não tem porque. Pode-se questionar porque não está encaixando, porque demora, qual a dificuldade do processo, o que ele enfrenta no seu dia a dia... mas, porque ele não vai classificar no Paulista (hipoteticamente), porque ele foi eliminado da Libertadores, você pedir a troca, é cruel, pela convicção na contratação. Eu acredito no trabalho dele."

Possíveis evoluções colocadas em cheque

Ao todo, o Corinthians entrou em campo 14 vezes antes da paralisação do futebol pela pandemia do novo coronavírus. Foram quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas, além de 17 gols feitos e 15 sofridos.

Bastante criticado e com retrospecto negativo, até possíveis melhoras do time na retomada do futebol foram colocadas em cheque. Para o comentarista Mauro Cezar, não existe motivo para acreditar que essa longa pausa ajudará o time, que já tinha dificuldades de engrenar.

  • "Por que vai ter progresso agora nessa parada longa e forçada, sem treinamentos, com férias coletivas no dia em que o time voltar para o campo? O que me faz crer nisso? Nada! Acho que estagnou e quando voltar a tendência é voltar da mesma forma."

Seguindo a mesma linha de pensamento, o comentarista Arnaldo Ribeiro avaliou a pausa como uma situação complexa para o treinador, que também se complicou fora das quatro linha com declarações polêmicas. Para ele, quanto antes a bola voltar a rolar, melhor para Tiago.

  • "É uma situação muito complexa para o Tiago porque ele parou na baixa, parou na crise e, desde que a bola parou, alguns episódios, digamos, foram contrários a ele, como a única entrevista que ele deu e melindrou os dirigentes do Corinthians, como explicitou o Duílio"

Veja mais em: Elenco do Corinthians e Tiago Nunes.

Veja Mais:

  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes
  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado falou sobre a situação do Corinthians após derrota na Argentina

    Fabinho Soldado diz que trabalho não 'está sendo o suficiente' e avisa: 'Recados já foram dados'

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: