Venha fazer parte da KTO
x

Conheça o histórico e a trajetória de Duilio Monteiro Alves, o novo presidente do Corinthians

36 mil visualizações 209 comentários Reportar erro

Por Yago Rudá

Duilio Monteiro Alves venceu Augusto Melo e Mario Gobbi nas eleições presidencias do Corinthians

Duilio Monteiro Alves venceu Augusto Melo e Mario Gobbi nas eleições presidencias do Corinthians

José Manoel Idalgo/Ag. Corinthians

Trigésimo primeiro presidente da centenária história do Corinthians, Duilio Monteiro Alves foi eleito ao cargo máximo do clube do Parque São Jorge no último sábado, com 1.081 votos dos associados, vencendo seus concorrentes Augusto Melo e Mario Gobbi. O novo mandatário do Timão é formado em publicidade e propaganda, é membro de uma família histórica na política do clube e foi o diretor de futebol da atual gestão de Andrés Sanchez.

O avô de Duílio, Orlando Monteiro Alves, foi diretor interino de futebol do Corinthians no segundo mandato de Vicente Matheus, iniciado em 1973 (dois anos antes do nascimento de seu neto), e estava no clube na histórica conquista do Paulistão de 1977. Mais tarde, no início da década de 1980. foi o vice-presidente do Timão na gestão de Waldemar Pires. Orlando concorreu à presidência em duas oportunidades, mas saiu derrotado em ambas.

O pai do presidente eleito do Corinthians é o sociólogo Adilson Monteiro Alves, diretor de futebol na Democracia Corinthiana. Adilson foi o responsável por permitir que jogadores e membros da comissão técnica do Timão tivessem voz ativa no elenco campeão paulista de 1982 e 1983. Na época, o cartola encontrou um time com atletas politizados, como Sócrates, Casagrande, Wladimir.

Em 1985, o pai de Duílio aproveitou o sucesso da Democracia Corinthiana - movimento considerado revolucionário no futebol justamente por ter acontecido durante a Ditadura Militar - e concorreu ao cargo máximo do clube do Parque São Jorge. O vencedor foi Roberto Pasqua e a família Monteiro Alves se afastou da política do Timão.

"Nasci no dia 15 de março de 1975 e me tornei sócio no dia do meu nascimento, antes mesmo de ser registrado ganhei o título do meu pai e do meu avô. O DNA corinthiano vem disso. É uma vida inteira dentro do clube, uma família corinthiana. Meus avós curtiam muito o clube social, minha avó inclusive nadava no Rio Tietê, naquela época que não existia a Marginal Tietê. O DNA corinthiano vem disso", explicou Duílio em entrevista ao Meu Timão, na última quinta.

Quem é o novo presidente do Corinthians?

Nascido na cidade de São Paulo, Duilio Monteiro Alves tem 45 anos e é formado em publicidade e propaganda, mas não trabalha na área. O presidente eleito do Corinthians é empresário com atuação no setor de bares e restaurantes.

O cartola faz parte do grupo Renovação & Transparência, encabeçado pelo atual presidente Andrés Sanchez e é um nome forte na política do clube. Em 2009, foi convidado para ser o diretor cultural e trabalhar nos preparativos das comemorações pelo centenário do Corinthians no ano seguinte.

Em 2011, com Roberto de Andrade na cadeira de presidente do clube do Parque São Jorge, Duílio passou a trabalhar com o futebol profissional exercendo o cargo de diretor-adjunto. Ficou na função até o início de 2014, quando deixou o CT Joaquim Grava por divergências de seu grupo político com o presidente Mario Gobbi.

Assim que Andrés Sanchez reassumiu a presidência do Corinthians, em 2018, Duilio retornou ao futebol como diretor de futebol do Timão, o braço-direito do presidente. Ao todo, participou da diretoria de futebol nos títulos da Copa Libertadores e Mundial de Clubes, em 2012; da Recopa Sul-Americana, em 2013; do Brasileirão de 2011; e também das edições de 2013, 2018 e 2019 do Campeonato Paulista.

Duílio Monteiro Alves tomará posse no dia 4 de janeiro de 2021 e será o presidente do Corinthians até o dia 31 de dezembro de 2023.

Veja mais em: Eleições no Corinthians, Duílio Monteiro Alves e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: