Venha fazer parte da KTO
x

Relembre momentos que ampliaram a rivalidade entre Corinthians e Internacional na história recente

3.5 mil visualizações 33 comentários Reportar erro

No último encontro entre Corinthians e Internacional, o Timão venceu o então líder por 1 a 0 com gol de Matheus Davó

No último encontro entre Corinthians e Internacional, o Timão venceu o então líder por 1 a 0 com gol de Matheus Davó

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians enfrenta o Internacional nesta quinta-feira na partida que encerra a participação das equipes no Campeonato Brasileiro. Apesar de não ser um clássico local, o confronto já conheceu muitas polêmicas.

Enquanto o Timão já não briga por uma classificação para a Libertadores, mas o nono lugar garante à equipe uma vaga direta para Copa do Brasil 2021. Já o Internacional precisa vencer e contar com um resultado negativo do Flamengo para conquistar o título do Brasileirão 2020.

As equipes, vale lembrar, já se encontraram em 89 oportunidades ao longo de todo a história e o Timão leva vantagem. São 32 vitórias, 34 empates e 23 derrotas. No quesito gols, o time do Parque São Jorge também leva a melhor: são 95 tentos marcados e 87 sofridos. O Meu Timão relembra alguns fatos que marcaram a história do duelo.

2005: Corinthians 1 x 1 Internacional (Campeonato Brasileiro)

A conquista do tetracampeonato do Corinthians é, até hoje, questionada pelos gaúchos, que também estavam na briga pelo título naquela temporada.

Quando as equipes se encontraram num confronto direto, a três rodadas do fim do campeonato, o Timão era líder e tinha três pontos de vantagem em relação ao time gaúcho, segundo colorado.

Tevez abriu o placar aos 37 minutos para a equipe do Parque São Jorge e Rafael Sobis igualou o marcador para os gaúchos. A polêmica aconteceu por uma decisão do árbitro Márcio Rezende de Freitas.

Tinga foi derrubado na área pelo goleiro corinthiano Fábio Costa, mas o árbitro não assinalou o pênalti e expulsou o volante do Internacional por simulação. A partida terminou empatada e o Timão assegurou a vantagem nas rodadas seguintes até conquistar o título.

2007: Corinthians acusa o Internacional de entregar partida para o Goiás e vai à Série B

Em 2007 a situação do Corinthians no Campeonato Brasileiro era completamente diferente de 2005. A equipe do Parque São Jorge fez sua pior campanha na competição e acabou sofrendo as consequências ao não conseguir escapar da segunda divisão do Brasileirão.

O Corinthians enfrentou o Grêmio, que ainda tentava uma vaga para a Libertadores, fora de casa precisando vencer para se manter na elite. Contudo, o Timão precisava contar com o resultado que prejudicasse o Goiás, que também lutava contra o rebaixamento. A equipe goiana enfrentou o Internacional, que não tinha qualquer interesse no Campeonato daquele ano.

O Goiás acabou vencendo o Internacional por 2 a 1, com um gol de pênalti. A cobrança foi defendido duas vezes pelo goleiro, mas foi convertida na terceira tentativa - o arqueiro do Internacional se adiantou nas três vezes e a arbitragem voltou as batidas.

Em Porto Alegre, o Corinthians empatou em 1 a 1 contra o Grêmio. O resultado deixou a equipe do Parque São Jorge com 44 pontos, amargando a 17ª colocação. Indignados, jogadores do Corinthians insinuaram que o Internacional havia "entregado" a partida para prejudicar o Timão.

2009: Corinthians vence a Copa do Brasil no Beira-Rio no ano do Centenário do Internacional

Após um ano de reconstrução, o Corinthians voltou à elite do futebol. Com um elenco que contou com Ronaldo Fenômeno, o Timão conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil na temporada 2009 - este último justamente contra o Internacional.

A polêmica do DVD começou antes da final da Copa do Brasil, quando Fernando Carvalho, então vice de futebol do Internacional, apresentou um vídeo contendo lances que, segundo ele, beneficiavam o Corinthians ao longo da competição.

Apesar da tentativa, o Corinthians garantiu o título com uma vitória e um empate nas decisões. No jogo de ida, a equipe do Parque São Jorge levou a vantagem ao vencer por 2 a 0 no Pacaembu. No duelo de volta, o Timão empatou em 2 a 2 no Beira-Rio. O resultado garantiu a taça e uma vaga na Libertadores de 2010.

2016: Corinthians vence o Internacional pela na reta final do Brasileirão e deixa equipe à beira do rebaixamento

Pela 36ª rodada do Brasileirão de 2016, o Corinthians recebeu o Internacional na Neo Química Arena buscando seguir vivo na disputa pelo G6. A equipe gaúcha, contudo, brigada para se manter na primeira divisão do campeonato.

O clima em Itaquera foi cercado de pedidos de torcedores do Corinthians não só pela vitória, mas pelo que ela implicava: a contribuição para um rebaixamento do Internacional. Naquela ocasião, diversos corinthianos que estavam no estádio levaram faixas questionando se os gaúchos se lembravam de 2007. Outros torcedores levaram DVDs para ironizar a atitude do Internacional em 2009.

O Corinthians venceu o confronto por 1 a 0 com gol marcado por Marlone, aos 11 minutos do segundo tempo. O rebaixamento do Internacional foi confirmado na última rodada, após um empate em 1 a 1 contra o Fluminense.

2017: Corinthians é eliminado por Internacional na Copa do Brasil

Corinthians e Internacional também se encontraram em uma decisão vez na temporada 2017. As equipes disputaram a quarta fase da competição e, no primeiro duelo, em Porto Alegre, a partida acabou empatada em 1 a 1. Dessa forma, a decisão aconteceu na Neo Química Arena.

Após um novo empate, a decisão da classificação foi definida nas cobranças de pênalti e os gaúchos levaram a melhor sobre o Timão e venceu por 4 a 3, com boa atuação do goleiro Marcelo Lomba. O arqueiro defendeu as cobranças de Maycon e Marquinhos Gabriel e Guilherme Arana chutou a última cobrança por cima do gol e confirmou o adversário nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians finalizou a preparação para encarar o Red Bull Bragantino, neste sábado, às 18h30

    Corinthians fecha preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino no Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Henrique está com dengue e não deve atuar neste sábado contra o Red Bull Bragantino

    Zagueiro do Corinthians é diagnosticado com dengue e vira desfalque para o Brasileirão

    ver detalhes
  • Maycon possui contrato com o Corinthians apenas até o fim de 2024

    Corinthians é obrigado a renovar empréstimo de Maycon? Veja o que a Fifa (não) diz

    ver detalhes
  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • A Gaviões citou até possíveis punições que os envolvidos podem receber dentro do clube

    Gaviões da Fiel publica nota sobre política interna do Corinthians e pede providências do presidente

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: