Venha fazer parte da KTO
x

Méndez é emprestado com números semelhantes aos de uruguaio folclórico do Corinthians dos anos 70

2.4 mil visualizações 30 comentários Reportar erro

Taborda foi herói por um dia, mas deixou o Corinthians como "mico" após alto investimento

Taborda foi herói por um dia, mas deixou o Corinthians como "mico" após alto investimento

Reprodução

Dia 5 de março de 2019. Bruno Méndez enfim era apresentado no Corinthians e dava início ao rito tradicional de reforços no clube, fazendo uma breve aparição no campo para imagens ao lado de diretores e indo até a sala de entrevistas do CT Joaquim Grava para uma coletiva. Foi nesse dia que a história dele, ao menos para alguns presentes, começou a se cruzar com a de outro uruguaio alvinegro.

"Qual foi o último uruguaio do Corinthians?", questionou um jornalista na caminhada amena, recebendo como resposta "Lodeiro", meio-campista que pouco jogou em 2014. Pouco atrás vinha Jorge Kalil, então diretor-adjunto de futebol, que ouviu o papo e brincou. "Ufa, pensei que vocês iam falar do Taborda".

A referência do dirigente, de família corinthiana, era a Martín Taborda, meio-campista que chegou com pompa ao clube ainda jovem, aos 22 anos, por um fabuloso preço de 4 milhões de cruzeiros antigos, uma fortuna à época de 1978. O tom na voz de Kalil dá indício do quão decepcionante foi a passagem do compatriota de Méndez, mas, curiosamente, ambos estão em estágio parecido no Corinthians.

Mesmo com o alto investimento - foram 3,5 milhões de dólares para a aquisição dos seus direitos, dois anos atrás - Méndez nunca conseguiu se firmar de vez no clube. Ainda que a ausência de público tenha impedido que a torcida fosse termômetro, como ocorreu com Taborda, ele vai para o Internacional com números incrivelmente semelhantes.

Ambos fizeram os mesmos 44 jogos e, enquanto Taborda fez dois gols, Méndez fez um. Os dois também demonstraram dificuldade de adaptação na posição em que foram contratados, sendo usados mais como polivalentes peças do que como titulares estabelecidos. Bruno foi lateral-direito e esquerdo, enquanto Taborda chegou a atuar na quarta zaga.

Em um dos raros momentos de felicidade no Corinthians, Taborda marcou, aos 46 minutos do segundo tempo, o gol da vitória por 2 a 1 sobre o São Bento, na reabertura do estádio do Pacaembu. No jogo, Sócrates perdeu um pênalti e a torcida abriu, como virara tradição, uma faixa pedindo "Anistia ampla geral e irrestrita" em meio à Ditadura Militar.

O jogo com contornos épicos fez a Folha (veja acima) cravar que Taborda era o novo herói corinthiano. A lua-de-mel, no entanto, durou pouquíssimo tempo e o meio-campista deixou o clube em uma troca com a Portuguesa envolvendo Daniel González, outro uruguaio, esse bastante relevante no bicampeonato paulista de 1982 e 1983.

Vale lembrar que, conforme apurado pelo Meu Timão, a diretoria do Internacional ofereceu Nonato ao Corinthians. A troca não foi aceita pelo Corinthians. Seria mais uma pequena semelhança entre os dois compatriotas, curiosamente ligados desde a apresentação.

Veja mais em: Bruno Méndez e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: