Méndez é emprestado com números semelhantes aos de uruguaio folclórico do Corinthians dos anos 70

2.3 mil visualizações 30 comentários

Taborda foi herói por um dia, mas deixou o Corinthians como "mico" após alto investimento

Taborda foi herói por um dia, mas deixou o Corinthians como "mico" após alto investimento

Reprodução

Dia 5 de março de 2019. Bruno Méndez enfim era apresentado no Corinthians e dava início ao rito tradicional de reforços no clube, fazendo uma breve aparição no campo para imagens ao lado de diretores e indo até a sala de entrevistas do CT Joaquim Grava para uma coletiva. Foi nesse dia que a história dele, ao menos para alguns presentes, começou a se cruzar com a de outro uruguaio alvinegro.

"Qual foi o último uruguaio do Corinthians?", questionou um jornalista na caminhada amena, recebendo como resposta "Lodeiro", meio-campista que pouco jogou em 2014. Pouco atrás vinha Jorge Kalil, então diretor-adjunto de futebol, que ouviu o papo e brincou. "Ufa, pensei que vocês iam falar do Taborda".

A referência do dirigente, de família corinthiana, era a Martín Taborda, meio-campista que chegou com pompa ao clube ainda jovem, aos 22 anos, por um fabuloso preço de 4 milhões de cruzeiros antigos, uma fortuna à época de 1978. O tom na voz de Kalil dá indício do quão decepcionante foi a passagem do compatriota de Méndez, mas, curiosamente, ambos estão em estágio parecido no Corinthians.

Mesmo com o alto investimento - foram 3,5 milhões de dólares para a aquisição dos seus direitos, dois anos atrás - Méndez nunca conseguiu se firmar de vez no clube. Ainda que a ausência de público tenha impedido que a torcida fosse termômetro, como ocorreu com Taborda, ele vai para o Internacional com números incrivelmente semelhantes.

Ambos fizeram os mesmos 44 jogos e, enquanto Taborda fez dois gols, Méndez fez um. Os dois também demonstraram dificuldade de adaptação na posição em que foram contratados, sendo usados mais como polivalentes peças do que como titulares estabelecidos. Bruno foi lateral-direito e esquerdo, enquanto Taborda chegou a atuar na quarta zaga.

Em um dos raros momentos de felicidade no Corinthians, Taborda marcou, aos 46 minutos do segundo tempo, o gol da vitória por 2 a 1 sobre o São Bento, na reabertura do estádio do Pacaembu. No jogo, Sócrates perdeu um pênalti e a torcida abriu, como virara tradição, uma faixa pedindo "Anistia ampla geral e irrestrita" em meio à Ditadura Militar.

O jogo com contornos épicos fez a Folha (veja acima) cravar que Taborda era o novo herói corinthiano. A lua-de-mel, no entanto, durou pouquíssimo tempo e o meio-campista deixou o clube em uma troca com a Portuguesa envolvendo Daniel González, outro uruguaio, esse bastante relevante no bicampeonato paulista de 1982 e 1983.

Vale lembrar que, conforme apurado pelo Meu Timão, a diretoria do Internacional ofereceu Nonato ao Corinthians. A troca não foi aceita pelo Corinthians. Seria mais uma pequena semelhança entre os dois compatriotas, curiosamente ligados desde a apresentação.

Veja mais em: Bruno Méndez e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Torcida do Corinthians pode voltar ao estádio já no mês de outubro

    Governo de São Paulo libera público nos estádios a partir de outubro; CBF marca reunião com clubes

    ver detalhes
  • Time feminino do Corinthians ilustrou o vídeo de divulgação da nova campanha

    Corinthians convoca torcida feminina para canto inédito; ação faz parte de lançamento da nova camisa

    ver detalhes
  • Matheus Alexandre foi emprestado pelo Corinthians até o final de 2021

    Corinthians acerta empréstimo de Matheus Alexandre para o Coritiba

    ver detalhes
  • O bom clima no vestiário do Corinthians foi valorizado no vídeo de bastidores do Dérbi

    Pedidos por jogo inteligente e leveza dentro de campo marcam bastidores do Corinthians no Dérbi

    ver detalhes
  • Corinthians foi derrotado pelo Rio Claro

    Corinthians peca ofensivamente, é dominado pelo Rio Claro e perde no Paulista de Basquete

    ver detalhes
  • Danilo comandou o Corinthians no Campeonato Brasileiro de Aspirantes em 2021

    Corinthians vence o Ceará, mas está eliminado do Campeonato Brasileiro de Aspirantes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x