Venha fazer parte da KTO
x

Diretor da Anvisa faz análise sobre casos de Willian e Andreas Pereira e explica diferentes atuações

17 mil visualizações 130 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Alex Campos falou sobre a situação dos jogadores do Corinthians e Flamengo

Alex Campos falou sobre a situação dos jogadores do Corinthians e Flamengo

Reprodução

O desentendimento entre Corinthians, Willian e Anvisa continua repercutindo na mídia. Barrado de entrar em campo no último domingo, o atleta teve sua situação analisada por Alex Campos, diretor da Anvisa, que contrapôs o caso do corinthiano com o de Andreas Pereira, do Flamengo.

"O pecado original é um cidadão brasileiro entrar, dizer que vai fazer quarentena, que se submete às regras do país sob pena inclusive de se submeter ao processo administrativo sanitário e penal, que é o caso que vai acontecer tanto com o Willian, quanto com o Andreas", iniciou o profissional em entrevista ao programa Dividida, do UOL.

Alex voltou a relembrar o documento assinado por Willian em sua chegada ao Brasil, expresso também na nota oficial emitida pela Anvisa proibindo o atleta de entrar em campo. Segundo o diretor, Willian assinou a declaração, forneceu as informações necessárias e, por isso, foi "liberado" pelo órgão para seguir no país, sob a condição de cumprir o que estava se propondo.

"O Willian preencheu a declaração de saúde do viajante, que na cabeça dessa declaração, no formulário, a primeira pergunta, a primeira informação que o viajante tem que preencher, é se você vem dessas áreas, você está neste momento assinando um termo livre e esclarecido que deve cumprir quarentena no Brasil. Quando chega no Brasil, o Willian é abordado pela Anvisa. Esses brasileiros que vêm nessa condição, a gente consegue identificar previamente, e ele assina um termo de controle sanitário dizendo que vai se auto isolar e diz qual é o endereço. Nessa hora, a Anvisa sai de campo", analisou.

A partir daí, a função da Anvisa é alertar os órgãos de saúde estaduais para que cada um "vigie" quem cumpre quarentena em cada estado. Diante da ineficiência neste caso, a Anvisa teve que intervir na situação de Willian, mas não conseguiu a tempo no caso de Andreas, do Flamengo. Apesar disso, os dois atletas vão responder legalmente por ignorarem a regra sanitárias do país.

"O Andreas jogou, passou por cima da faixa de pedestres, passou pelo sinal vermelho e aí a gente não conseguiu pegar, não tem um policial para cada faixa de pedestres. No momento em que se identifica que ele conseguiu subverter isso, ele vai responder um processo administrativo sanitário e um processo penal também, e o Willian também. Trazendo a metáfora do trânsito, o Willian a gente ainda conseguiu pegar ele dirigindo o carro, interrompeu para que não seguisse cometendo nenhuma infringência", expôs Alex Campos.

"O que a Anvisa fez foi alertar que havia uma situação de risco sanitário, que o Willian não estava cumprindo, que quem deveria ter atuado era a Saúde local e poderia até ter acontecido de o Willian ter jogado, até porque as pessoas enfrentam as normas, como uma pessoa pode continuar dirigindo depois que bebe e aí nem sempre a gente pega alguém que bebe ao volante, tem blitz para isso. Óbvio que a gente atua com inteligência regulatória, a gente tem uma coordenação nacional do viajante. A gente se esforça para atuar em várias frentes, essa é uma delas. Agora, a gente espera do futebol brasileiro, de instituições esportivas de alto gabarito em um plano internacional, a colaboração e, sobretudo, dos nossos ídolos", completou.

Willian terminou de cumprir o período de isolamento. Depois de ser impedido de entrar em campo em Goiânia, o meia se manteve isolado pelos dois dias restantes e voltou a treinar na quarta-feira. A expectativa é de que o camisa 10 faça sua estreia neste domingo, contra o América-MG, fazendo sua primeira partida pelo clube na Neo Química Arena.

Veja mais em: Willian.

Veja Mais:

  • Passada a atividade, o elenco rumará para o Rio Grande do Sul ainda nesta tarde

    Corinthians faz último treino e pode ter novidades contra o Juventude; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito não entra em campo há mais de um mês

    Gustavo Mosquito recebe sondagem de clube da Série A e vive incerteza no Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians age legalmente contra jornalista por comentários ofensivos à torcida

    Corinthians vai tomar medidas legais contra jornalista que fez comentários ofensivos à Fiel; entenda

    ver detalhes
  • Estevan, de 19 anos, está próximo de reforçar o Corinthians Sub-20

    Corinthians encaminha contratação de atacante campeão paraibano para o Sub-20

    ver detalhes
  • Apesar de ir praticamente todos os dias no local de treinos da equipe profissional, Rubão tem permanecido cada vez menos tempo por lá

    Aliados de Augusto Melo pedem solução do imbróglio com Rubão, que diminui frequência no CT

    ver detalhes
  • Wesley deu trabalho para a marcação do Atlético-MG pela ponta-esquerda do Corinthians

    Wesley vira tema de análise no Corinthians e recebe orientação direta para evoluir

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: