Venha fazer parte da KTO
x

Comissão de Ética do Corinthians arquiva representação contra conselheiro por ato machista

1.9 mil visualizações 68 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Há recurso para arquivamento do caso, mas conselheira não deve recorrer

Há recurso para arquivamento do caso, mas conselheira não deve recorrer

Rodrigo Vessoni/Meu Timão

As representações contra o conselheiro Manoel Ramos Evangelista, conhecido como Mané da Carne, foram arquivadas pela Comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo do Corinthians. Em novembro, Mané da Carne foi acusado por um ato machista contra a também conselheira Analu Tomé. A informação foi divulgada pelo colunista Perrone, do UOL Esporte.

A decisão pelo arquivamento aconteceu após o conselheiro e relator do caso, Carlos Roberto Elias, apresentar um parecer que foi aceito pelos componentes da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho do clube. Cabe recurso para as conselheiras que entraram com a representação.

Segundo Elias, o principal motivo para arquivar o caso é que, o que acontece no WhatsApp "não tem previsão estatutária ou regulamento próprio que o estabeleça de canal oficial de comunicação entre os conselheiros". Assim, o caso deve ser resolvido na esfera comum.

Mané da Carne e o presidente da Comissão de Ética e Disciplina do Corinthians, André Luis de Oliveira, conhecido como André Negão, pertencem ao grupo político do ex-presidente Andrés Sanchez.

Apesar da possibilidade de recurso, Analu Tomé afirmou que não irá recorrer. "Não vou recorrer porque é um desgaste muito grande pra mim, né? Me desgastar com esse tipo de coisa. Eu fiz o que deveria ser feito e eu não vou recorrer porque eu sei que não vai dar em nada", afirmou à reportagem.

"É totalmente incoerente a decisão, é incoerente e é hipocrisia. Porque o Corinthians tem a hashtag respeita as minas, mas de fato não leva isso ao pé da letra. Na verdade é um jogo de marketing ligado ao futebol feminino, apenas. Mas dentro do Corinthians, com as conselheiras, com as mulheres corintianas ainda tem o desrespeito", denunciou a conselheira.

O caso

Em novembro de 2021, as conselheiras Analu Tomé e Susy Miranda Sanchez entraram com representações no Conselho de Ética e Disciplina cobrando um posicionamento em relação às ofensas machistas de Mané da Carne, uma semana antes.

No dia 12 de novembro, Analu expôs uma mensagem enviada por Mané de Carne em um grupo de WhatsApp. Nela, o conselheiro diz para a colega "arrumar um tanque de roupa pra se divertir". Dias depois, outra mensagem de Mané da Carne, dessa vez em áudio e com ameaças, foi enviada no grupo de conselheiros do clube.

"Agora, puseram uma Lei Maria da Penha que, se puser qualquer coisa, se disser um 'ó' pra elas, elas dizem 'ah, machista', e elas estão me julgando agora. Elas podem tudo e nós não podemos nada. Mas, comigo não tem esse negócio, não. Se uma mulher me ofendeu, vou pra cima dela e dou-lhe murro mesmo", afirmou em um trecho - leia transcrição completa do áudio aqui.

Na ocasião, o Corinthians divulgou uma nota oficial sobre o caso e lamentou o ocorrido. Apesar de caracterizar o incidente como uma "questão particular entre os dois integrantes", o clube afirmou que daria atenção à denúncia.

Veja mais em: Parque São Jorge.

Veja Mais:

  • Corinthians finalizou a preparação para encarar o Red Bull Bragantino, neste sábado, às 18h30

    Corinthians fecha preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino no Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Henrique está com dengue e não deve atuar neste sábado contra o Red Bull Bragantino

    Zagueiro do Corinthians é diagnosticado com dengue e vira desfalque para o Brasileirão

    ver detalhes
  • Maycon possui contrato com o Corinthians apenas até o fim de 2024

    Corinthians é obrigado a renovar empréstimo de Maycon? Veja o que a Fifa (não) diz

    ver detalhes
  • Corinthians conta com atletas novidades do Sub-17 na lista de inscritos do Paulista Sub-20

    Corinthians inscreve 75 jogadores para Paulista Sub-20 e ultrapassa número do Brasileirão; veja

    ver detalhes
  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • A Gaviões citou até possíveis punições que os envolvidos podem receber dentro do clube

    Gaviões da Fiel publica nota sobre política interna do Corinthians e pede providências do presidente

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: