Conheça nove fatos sobre Júnior Moraes, o novo reforço do Corinthians

21 mil visualizações 77 comentários

O Corinthians anunciou a contratação do atacante Júnior Moraes, que chega com contrato válido com o clube até o final de 2023. Com um importante reforço para o ataque alvinegro, o Meu Timão separou os principais detalhes do jogador para que você, torcedor, fique por dentro do que esperar - assista vídeo acima para detalhes dos gols marcantes do atleta.

Vale lembrar que Júnior Moraes é o quinto reforço do Corinthians na temporada. Antes dele, o volante Paulinho, o zagueiro Robson Bambu, o lateral Bruno Melo e o goleiro Ivan foram anunciados pelo clube.

1. Reforça posição carente no clube

A chegada de Júnior Moraes supre uma posição considerada carente pelo clube desde o ano passado. No início desta temporada, os nomes dos uruguaios Edinson Cavani e Luis Suárez chegaram a ser especulados como possíveis reforços, mas sem grandes avanços em ambas as negociações. O Timão ainda chegou a negociar com Diego Costa, mas as conversas não tiveram desfecho positivo.

2. Trajetória no futebol

Revelado pelas categorias de base do Santos, Júnior Moraes tem passagens por outros dois clubes brasileiros. Depois de subir ao time profissional do Santos, o atacante chegou a ser emprestado à Ponte Preta e ao Santo André antes de rumar à Europa.

No futebol internacional, passou por times de quatro países diferentes: Romênia, Ucrânia, Bulgária e China. Seu primeiro time do exterior foi o Gloria, da Romênia, em 2010. Naquela temporada, Júnior Moraes chegou a ser eleito o melhor atacante do campeonato.

Em 2011, Júnior Moraes defendeu o Metalurg Donetsk, da Ucrânia e, depois, o CSKA Sofia, da Bulgária, sendo artilheiro e vice-campeão da competição. Foram 16 gols marcados em 24 partidas.

No ano seguinte, retornou ao Metalurg, onde marcou 35 gols em 69 partidas, se tornando o maior artilheiro da história do time. Após o clube ir à falência, o jogador se transferiu para o Dínamo Kiev, onde ficou até 2018, antes de ir ao Shakhtar Donetsk. No primeiro time, foram 85 jogos, 33 gols e dois títulos. Já no segundo, 62 tentos em 106 partidas e três títulos.

3. Estilo de jogo

Acostumado a pisar muito bem na área, Júnior Moraes tem a característica de se desvencilhar bem da marcação e finalizar tanto com a perna direita, quanto com a esquerda. O jogador tem um bom reportório para marcar gols.

Além disso, é um atleta que sabe se posicionar muito bem e, por isso, está atento para oportunidades de rebote, por exemplo.

Também é importante destacar que não costuma ser um jogador que apenas espera a bola chegar na área para finalizar. O novo camisa 18 do Timão também consegue criar chances através de suas movimentações, como atacar a última linha da defesa adversária, recebendo passes em profundidade - saiba mais no vídeo acima.

4. Passagem pela seleção da Ucrânia

Nascido em Santos, no litoral de São Paulo, Júnior Moraes se naturalizou ucraniano em 2019. Naquele mesmo ano, o jogador foi convocado para a seleção do país e disputou as Eliminatórias da Euro de 2020, enfrentando as seleções de Portugal e Luxemburgo.

A presença do jogador em campo, porém, foi questionada pelos adversários. O protesto alegou que o jogador não tinha vivido cinco anos na Ucrânia, uma exigência para a naturalização de acordo com o regulamento da Fifa.

Moraes havia morado por quatro anos e oito meses no país antes de ser emprestado para o futebol chinês. No caso, a UEFA deu ganho de causa para Júnior Moraes, que disputou 11 partidas e marcou um gol por sua seleção.

6. No Corinthians em 2021

Há quase um ano, em abril de 2021, Júnior Moraes chegou a realizar tratamento no CT Joaquim Grava. O atleta rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, ficando de fora de Eurocopa daquele ano.

No centro de treinamentos do Corinthians, o jogador trabalhou ao lado de Luciano Rosa, ex-fisioterapeuta do clube que, inclusive, foi para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, após trabalhar com o jogador no CT.

7. Ajuda a brasileiros na Guerra da Ucrânia

Há 21 dias, a invasão da Rússia à Ucrânia fez com que mais de três milhões de pessoas deixassem o país até a última terça-feira, de acordo com a ONU. Entre eles, jogadores brasileiros que estavam no país - e alguns obtiveram a ajuda de Júnior Moraes para fugir da guerra e retornar ao Brasil.

Com mais de 40 pessoas em um bunker de um hotel na capital ucraniana, Júnior Moraes, com o domínio do idioma local, foi quem tomou a frente de diversas decisões. Entre os atletas, estavam os ex-corinthianos Pedrinho e Maycon.

O jogador, por ser naturalizado, poderia ser convocado para defender o país na guerra. Em entrevista ao Esporte Espetacular, inclusive, Júnior Moraes contou que um amigo influente no país reservou um carro para que ele fugisse do conflito, mas o jogador optou por ficar para ajudar os companheiros, que chegaram ao Brasil no dia 1º de março.

8. Aprovado por Willian

Amigos de longa data, Willian e Júnior Moraes se conheceram quando o camisa 10 do Corinthians atuava pelo Shakhtar Donetsk, onde ficou de 2007 até 2012. Na mesma época, em 2011, Júnior Moraes chegou para defender o Metalurg Donetsk e, assim, os atletas se aproximaram.

Em entrevista ao Bem Amigos, do SporTV, da última segunda-feira, Willian elogiou Júnior Moraes e afirmou que a chegada de um centroavante era essencial para fortalecer o elenco pensando nas competições ao longo da temporada. Além do Paulista, o Timão disputará a Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.

"Ele tem qualidade, sabe fazer gols, tem qualidade técnica também, é um centroavante que não joga só dentro da área, que sabe sair para jogar. Corinthians tem elenco forte, vai precisar, são muitas competições, vários jogos, impossível jogar sempre os 11. Tem que ter elenco forte", afirmou Willian.

Vale lembrar que, na última quinta-feira, quando foi noticiado que Júnior Moraes estava negociando com o Corinthians, Willian postou uma foto ao lado do amigo. Na publicação, o camisa 10 do clube alvinegro afirmou que era bom rever o amigo e deu indícios de que as conversas poderiam acabar de forma positiva.

9. Ficha técnica

  • Nome: Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior
  • Data de nascimento: 04 de abril de 1987
  • Altura: 1,76m
  • Local de nascimento: Santos, SP

Veja mais em: Júnior Moraes, Elenco do Corinthians e Contratações do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians ficou no 0 a 0 com o Boca Juniors nesta terça-feira

    Corinthians desperdiça pênalti e fica no empate com o Boca Juniors pela Libertadores

    ver detalhes
  • Vítor Pereira analisou o desempenho do Corinthians diante do Boca Juniors

    Vítor Pereira exalta 'espírito' do Corinthians e lamenta desfalques no time titular contra o Boca

    ver detalhes
  • Homem filmado imitando um bigode e estendendo o braço em saudação nazista diz que apenas mandou um beijo para a torcida

    Polícia prende três torcedores do Boca; homem acusado de gesto nazista alega que 'mandou beijo'

    ver detalhes
  • Mantuan recebeu elogios de Vítor Pereira após o jogo com o Boca Juniors

    Vítor Pereira diz não ter confirmação da contratação de Yuri Alberto e elogia Mantuan

    ver detalhes
  • Adson dividiu opiniões da torcida do Corinthians

    Lamentações por novas lesões e Cássio exaltado marcam empate do Corinthians; veja tuítes

    ver detalhes
  • Willian recebeu elogios de Vítor Pereira após a partida contra o Boca Juniors

    VP elogia atitude de Willian e diz que meia não deve 'voltar rápido' após lesão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x