Venha fazer parte da KTO
x

Conheça nove fatos sobre Júnior Moraes, o novo reforço do Corinthians

21 mil visualizações 77 comentários Reportar erro

O Corinthians anunciou a contratação do atacante Júnior Moraes, que chega com contrato válido com o clube até o final de 2023. Com um importante reforço para o ataque alvinegro, o Meu Timão separou os principais detalhes do jogador para que você, torcedor, fique por dentro do que esperar - assista vídeo acima para detalhes dos gols marcantes do atleta.

Vale lembrar que Júnior Moraes é o quinto reforço do Corinthians na temporada. Antes dele, o volante Paulinho, o zagueiro Robson Bambu, o lateral Bruno Melo e o goleiro Ivan foram anunciados pelo clube.

1. Reforça posição carente no clube

A chegada de Júnior Moraes supre uma posição considerada carente pelo clube desde o ano passado. No início desta temporada, os nomes dos uruguaios Edinson Cavani e Luis Suárez chegaram a ser especulados como possíveis reforços, mas sem grandes avanços em ambas as negociações. O Timão ainda chegou a negociar com Diego Costa, mas as conversas não tiveram desfecho positivo.

2. Trajetória no futebol

Revelado pelas categorias de base do Santos, Júnior Moraes tem passagens por outros dois clubes brasileiros. Depois de subir ao time profissional do Santos, o atacante chegou a ser emprestado à Ponte Preta e ao Santo André antes de rumar à Europa.

No futebol internacional, passou por times de quatro países diferentes: Romênia, Ucrânia, Bulgária e China. Seu primeiro time do exterior foi o Gloria, da Romênia, em 2010. Naquela temporada, Júnior Moraes chegou a ser eleito o melhor atacante do campeonato.

Em 2011, Júnior Moraes defendeu o Metalurg Donetsk, da Ucrânia e, depois, o CSKA Sofia, da Bulgária, sendo artilheiro e vice-campeão da competição. Foram 16 gols marcados em 24 partidas.

No ano seguinte, retornou ao Metalurg, onde marcou 35 gols em 69 partidas, se tornando o maior artilheiro da história do time. Após o clube ir à falência, o jogador se transferiu para o Dínamo Kiev, onde ficou até 2018, antes de ir ao Shakhtar Donetsk. No primeiro time, foram 85 jogos, 33 gols e dois títulos. Já no segundo, 62 tentos em 106 partidas e três títulos.

3. Estilo de jogo

Acostumado a pisar muito bem na área, Júnior Moraes tem a característica de se desvencilhar bem da marcação e finalizar tanto com a perna direita, quanto com a esquerda. O jogador tem um bom reportório para marcar gols.

Além disso, é um atleta que sabe se posicionar muito bem e, por isso, está atento para oportunidades de rebote, por exemplo.

Também é importante destacar que não costuma ser um jogador que apenas espera a bola chegar na área para finalizar. O novo camisa 18 do Timão também consegue criar chances através de suas movimentações, como atacar a última linha da defesa adversária, recebendo passes em profundidade - saiba mais no vídeo acima.

4. Passagem pela seleção da Ucrânia

Nascido em Santos, no litoral de São Paulo, Júnior Moraes se naturalizou ucraniano em 2019. Naquele mesmo ano, o jogador foi convocado para a seleção do país e disputou as Eliminatórias da Euro de 2020, enfrentando as seleções de Portugal e Luxemburgo.

A presença do jogador em campo, porém, foi questionada pelos adversários. O protesto alegou que o jogador não tinha vivido cinco anos na Ucrânia, uma exigência para a naturalização de acordo com o regulamento da Fifa.

Moraes havia morado por quatro anos e oito meses no país antes de ser emprestado para o futebol chinês. No caso, a UEFA deu ganho de causa para Júnior Moraes, que disputou 11 partidas e marcou um gol por sua seleção.

6. No Corinthians em 2021

Há quase um ano, em abril de 2021, Júnior Moraes chegou a realizar tratamento no CT Joaquim Grava. O atleta rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, ficando de fora de Eurocopa daquele ano.

No centro de treinamentos do Corinthians, o jogador trabalhou ao lado de Luciano Rosa, ex-fisioterapeuta do clube que, inclusive, foi para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, após trabalhar com o jogador no CT.

7. Ajuda a brasileiros na Guerra da Ucrânia

Há 21 dias, a invasão da Rússia à Ucrânia fez com que mais de três milhões de pessoas deixassem o país até a última terça-feira, de acordo com a ONU. Entre eles, jogadores brasileiros que estavam no país - e alguns obtiveram a ajuda de Júnior Moraes para fugir da guerra e retornar ao Brasil.

Com mais de 40 pessoas em um bunker de um hotel na capital ucraniana, Júnior Moraes, com o domínio do idioma local, foi quem tomou a frente de diversas decisões. Entre os atletas, estavam os ex-corinthianos Pedrinho e Maycon.

O jogador, por ser naturalizado, poderia ser convocado para defender o país na guerra. Em entrevista ao Esporte Espetacular, inclusive, Júnior Moraes contou que um amigo influente no país reservou um carro para que ele fugisse do conflito, mas o jogador optou por ficar para ajudar os companheiros, que chegaram ao Brasil no dia 1º de março.

8. Aprovado por Willian

Amigos de longa data, Willian e Júnior Moraes se conheceram quando o camisa 10 do Corinthians atuava pelo Shakhtar Donetsk, onde ficou de 2007 até 2012. Na mesma época, em 2011, Júnior Moraes chegou para defender o Metalurg Donetsk e, assim, os atletas se aproximaram.

Em entrevista ao Bem Amigos, do SporTV, da última segunda-feira, Willian elogiou Júnior Moraes e afirmou que a chegada de um centroavante era essencial para fortalecer o elenco pensando nas competições ao longo da temporada. Além do Paulista, o Timão disputará a Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.

"Ele tem qualidade, sabe fazer gols, tem qualidade técnica também, é um centroavante que não joga só dentro da área, que sabe sair para jogar. Corinthians tem elenco forte, vai precisar, são muitas competições, vários jogos, impossível jogar sempre os 11. Tem que ter elenco forte", afirmou Willian.

Vale lembrar que, na última quinta-feira, quando foi noticiado que Júnior Moraes estava negociando com o Corinthians, Willian postou uma foto ao lado do amigo. Na publicação, o camisa 10 do clube alvinegro afirmou que era bom rever o amigo e deu indícios de que as conversas poderiam acabar de forma positiva.

9. Ficha técnica

  • Nome: Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior
  • Data de nascimento: 04 de abril de 1987
  • Altura: 1,76m
  • Local de nascimento: Santos, SP

Veja mais em: Júnior Moraes, Elenco do Corinthians e Contratações do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Argentinos Juniors

    Corinthians fica com um a menos, volta a jogar mal e é derrotado pelo Argentinos Juniors na Sula

    ver detalhes
  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado falou sobre a situação do Corinthians após derrota na Argentina

    Fabinho Soldado diz que trabalho não 'está sendo o suficiente' e avisa: 'Recados já foram dados'

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes
  • António Oliveira durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Fiel não poupa elenco em derrota e avalia todo o Corinthians abaixo da média; veja notas

    ver detalhes
  • Derrota do Corinthians na Sula desencadeia protestos e pedidos por Cássio no banco

    Derrota do Corinthians desencadeia protestos e pedidos por Cássio no banco; veja comentários

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Jack

    Ranking: 273º

    Jack 4681 comentários

    @jackson.luiz.silva.d em

    Boa contratação, vai ajudar! Já é de um nível muito maior que alguns contratados, nos últimos anos, para a posição e que nos fizeram passar muita raiva...

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 43º

    Leandro 17999 comentários

    @leandro.ferreira.da3 em

    Resumindo: não jogou em times gigantes na Europa, mas teve uma passagem marcante por todos, especialmente os da Ucrânia. E lá no principal time do país, que é o Shakhtar, têm números muito superiores a muitos brasileiros que passaram por lá e têm mais nome que ele, como Dentinho, Alex Teixeira, Taison, etc.
    Pelos vídeos de gols e lances, diria que é um centroavante com um senso de posicionamento "à moda antiga", aquele cara que sabe onde a bola vai e tá lá pra concluir, têm o "faro do gol". Coisa que a maioria dos jogadores da posição que tão sendo formados hoje em dia, não têm. Por isso um cara de quase 35 anos ainda têm espaço e é uma boa opção pra um time grande aqui. Pelo time que temos, que cria muitas oportunidades pra finalização, têm tudo pra dar certo.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Lúcinho Vieira

    Lúcinho 28 comentários

    77º. @lucinho.vieira em

    Pessoal sem maldade qualquer um que esses lixos colocar pra jogar só vai ser no começo depois vira um GP da vida essa é á verdade time desgraçado como pode ter perdido pras trikas, time sem vontade nenhuma passando pano falando que subiu jogadores da base malditos devolvam meu Corinthians raçudo!

  • Foto do perfil de PAULO

    Paulo 5 comentários

    76º. @paulo.sergio.gomes.g em

    Eu acho um ótimo jogador sabe fazer gols coisa que o jô esqueceu. Vamos que vamos trás o Maycon um lateral esquerdo tira o gil da zaga tá tudo certo.

  • Foto do perfil de kerolayne santos

    Kerolayne 48 comentários

    75º. @kerolayne.santos em

    Pelos números e vídeos que vi jogava muito bem na Ucrânia. Vamos esperar a estreia, mas acho que o Corinthians ainda precisa de um 9 mais jovem que ele, esse pode ser o último ano do Jô, Júnior virando titular vai precisar de um reserva.

  • Foto do perfil de Adailton

    Ranking: 299º

    Adailton 4424 comentários

    74º. @adailton.leandro em

    Vou esperar para ver como vai jogar

  • Foto do perfil de Ivan Bismarck

    Ranking: 3401º

    Ivan 633 comentários

    73º. @ivan.bismarck.schmid em

    Que de o melhor