Venha fazer parte da KTO
x

Raio-X da Copa do Brasil: conheça a Portuguesa-RJ, adversário inédito do Corinthians

3.5 mil visualizações 23 comentários Reportar erro

Portuguesa-RJ, adversário do Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil, é tida como 'zebra' na competição

Portuguesa-RJ, adversário do Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil, é tida como 'zebra' na competição

Reprodução/Twitter Portuguesa-RJ

O Corinthians terá um confronto inédito em sua história na terceira fase da Copa do Brasil. Conforme sorteio realizado pela CBF nesta segunda-feira, o primeiro adversário do Timão na competição será a Portuguesa, do Rio de Janeiro.

A definição do mando de campo também foi feita mediante sorteio. O Timão joga a primeira partida fora de casa (nos dias 20 ou 21 de abril), enquanto o jogo de volta será na Neo Química Arena (nos dias 11 ou 12 de maio).

Um lado positivo é a baixa distância que o Corinthians precisará enfrentar para chegar à partida. O Timão não precisará fazer uma viagem longa para encarar a equipe adversária, o que costuma acontecer nessa fase da Copa do Brasil. É importante destacar que a confirmação de datas, horários e locais da partida deve ser feita em breve pela entidade.

Para deixar você, torcedor, por dentro do que o Corinthians pode esperar para os confrontos mata-mata diante da Portuguesa, o Meu Timão fez o um raio-X da equipe carioca. Confira abaixo!

Participação inédita e zebra na Copa do Brasil

Esta é a primeira vez que a Portuguesa, do Rio de Janeiro, participa da Copa do Brasil desde sua fundação em 1924. Não somente isso, a equipe carioca eliminou dois times nas fases anteriores que eram considerados favoritos nos duelos.

Na primeira fase, a Portuguesa eliminou o CRB ao vencer a equipe por 1 a 0. O autor do gol da vitória, o lateral-esquerdo Sanchez, chegou a aparecer na seleção da respectiva fase.

Já na segunda fase da competição, o time do Rio de Janeiro despachou o Sampaio Corrêa com uma vitória por 2 a 0. Os gols foram marcados por Leandro Amaro (ex-jogador do Palmeiras e do Cruzeiro) e Patrick.

Disputas na temporada 2022

No Campeonato Carioca, a Portuguesa chegou a vencer o Audax, Bangu e o Botafogo - diante deste último, inclusive, a equipe venceu a partida por 5 a 3. Contudo, o time carioca foi eliminado pelo Resende na semifinal da Taça Rio.

Assim, além da Copa do Brasil, a Portuguesa, do Rio de Janeiro, ainda terá outro campeonato pela frente. Na sequência da temporada, o elenco disputará a Série D do Brasileirão - o time pertence ao Grupo A7, ao lado de Cianorte, Nova Iguaçu, Oeste, Paraná, Pérolas Negras, Santo André e São Bernardo. A competição tem início previsto para 17 e 18 de abril, antes de enfrentar a equipe do Parque São Jorge pela Copa do Brasil.

Onde será o jogo de ida?

Fundada em 17 de dezembro de 1924, a Portuguesa manda seus jogos no Estádio Luso Brasileiro. O local tem capacidade para cerca de cinco mil torcedores, de acordo com dados da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). O estádio fica localizado na Ilha do Governador, na zona norte do estado.

A capacidade não é aceita pelo regulamento da Copa do Brasil, que exige que as partidas aconteçam em estádios com capacidade mínima para dez mil torcedores. Assim, a equipe carioca precisará acontecer em outro estádio que não o Luso Brasileiro.

Conquistas e história

Ao longo de seus quase 98 anos de história, a Portuguesa conquistou sua melhor colocação na elite do futebol carioca em 2021. Na última temporada, o time ficou em terceiro lugar na competição após ser eliminado pelo Fluminense.

Entre as principais conquistas da equipe estão três títulos Cariocas da segunda divisão, conquistados em 1996, 2000 e 2003 e duas Copas Rio erguidas em 2000 e 2016.

História em comum?

Apesar de nunca terem se enfrentado, Corinthians e Portuguesa, do Rio de Janeiro, dividem uma coisa em comum. Ambas as equipes contaram com Garrincha em seus elencos. O ídolo do futebol brasileiro esteve no Corinthians em 1966, onde marcou dois gols em 13 jogos. Já pela equipe carioca, o atacante chegou a atuar em alguns amistosos.

Outro dado interessante é que, em 1969, a Portuguesa venceu o Real Madrid em um amistoso no Santiago Bernabéu. O Timão já enfrentou a equipe madrilenha em duas oportunidades. Uma em um amistoso em 1966, que terminou empatado em 1 a 1, e outra pelo Mundial de Clubes de 2000 - a partida também terminou em um empate, dessa vez por 2 a 2, ainda na primeira fase da competição que, mais tarde, seria conquistada pelo clube do Parque São Jorge.

Elenco

O elenco adversário é composto por 35 nomes. A título de comparação, o Corinthians tem 30 nomes em seu atual time - vale lembrar que Danilo Avelar e Jonathan Cafú não entram na conta por não estarem nos planos do clube do Parque São Jorge.

  • Goleiros: Carlão, George, Fernando Caixeta e Renan;
  • Zagueiros: Leandro Amaro, Marcão, Lucão,
  • Laterais: Joazi, Gabriel Cunha, Sanchez, Watson,
  • Meias: Jhonnathan, Willian, Guilherme, Romarinho, Victor Feitosa, Cafu, Miller, Geovani, João Paulo, Sidney, Lucas Vilela, Wellington Cézar, Patrick Valverde, Weberson, Phillipe Nobre e Rafael Pernão;
  • Atacantes: Victor Paraíba, Matheus Pimenta, Raphael Carioca, André Silva, Maikinho, Netinho, Júnior Pirambu e Gabriel Oliveira.

Veja mais em: Copa do Brasil.

Veja Mais:

  • Paulinho fez discursou efusivo antes de a bola rolar para o elenco do Corinthians

    Paulinho inflama vestiário em bastidores da vitória do Corinthians sobre o Londrina; confira

    ver detalhes
  • Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians sofreu gols cedo e não conseguiu evitar a derrota para o Pato na LNF

    Corinthians pouco inspirado é goleado pelo Pato e sofre a segunda derrota na LNF

    ver detalhes
  • Matheus França comemorando gol do Corinthians com Romero

    Técnico do Corinthians avalia jogo de Matheus França em amistoso e exalta versatilidade do defensor

    ver detalhes
  • Daniela Arias foi convocada para defender a Colômbia em amistosos no mês de abril

    Zagueira do Corinthians é convocada pela Colômbia para amistosos na Data Fifa

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: