Venha fazer parte da KTO
x

Vítor Pereira explica formação com três zagueiros e valoriza Fiel em vitória do Corinthians

8.5 mil visualizações 64 comentários Reportar erro

Por Tomás Rosolino, Rodrigo Vessoni e Vitor Chicarolli

Vítor Pereira comentou as decisões táticas e técnicas para a formação do Corinthians

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O técnico Vítor Pereira sentou na mesa de coletivas da Neo Química Arena bastante disposto a conversar com os profissionais de imprensa que acompanharam a vitória do Corinthians sobre a Portuguesa, do Rio de Janeiro. Detalhista e atencioso a cada pergunta na noite desta quarta-feira, ele esmiuçou as escolhas que levaram à vitória tranquila por 2 a 0.

O primeiro tema abordado foi a formação com três zagueiros, utilizada pela primeira vez desde o início da partida. A opção foi por Fábio Santos fazendo uma linha com Robson Bambu e João Victor, além de Gustavo Mosquito escalado como ala. A ideia? Abrir a defesa adversária o máximo possível.

"Nós trabalhamos com um sistema alternativo ao nosso 4-3-3. Hoje, por que entrar com 3-4-3? Porque nos prometeram largura total, e largura total em qualquer altura. Com uma equipe que se fecha mais nós sempre temos um atleta aberto de um lado e outro do outro, podemos variar, qual expressão vocês usam… inversão, essa é engraçado, eu ouvi essa semana", disse, fazendo apenas uma das várias intervenções bem-humoradas da noite a si mesmo durante as respostas.

"Enfim, é possível fazer inversão para o lado contrário e fundamentalmente colocar Adson para jogar por dentro, o Giuliano para jogar por dentro, onde se sente mais à vontade, o Gustavo nós trabalhamos algumas vezes, nas poucas oportunidades que temos, em um sistema alternativo. O Piton tem qualidade na frente e pode fazer muito bem aquela posição. Para não desgastar o Fábio, que fica mais atrás. No meu ponto de vista a equipe não se desgasta tanto nessa estrutura, porque o jogo posicional permite ter mais largura, permite jogar por dentro, por fora", avaliou o comandante, reconhecendo que, caso tivesse Fagner e João Pedro à disposição, poderia ter revisto a ideia.

Vítor Pereira ainda fez questão de valorizar a presença do torcedor corinthiano em campo, principalmente por se tratar de um adversário pouco conhecido. Citando as dificuldades econômicas que assolam o país, reconheceu que pediu aos atletas uma dedicação condizente à daqueles que estavam nas arquibancadas.

"Para ser honesto... quem nos transmite confiança é a torcida, não nós que transmitimos pra eles. Na palestra antes de jogo, eu disse pra eles que nossa torcida comprou 35 mil (ingressos) em uma quarta-feira à noite. Às 21h30. Com dia seguinte de trabalho. É gente vindo direto do trabalho pra ver o jogo. Como nós, contra um time da Série D... como a gente poderia não corresponder em termos de entrega. Às vezes qualidade não consegue, mas e entrega? Entrega tem que ter, paixão, respeito, tem que ter. Sempre. Não podemos falhar no respeito com a torcida", assegurou.

Por fim, chamou a atenção do comandante também a vontade apresentada, além de toda a novidade tática, apresentada mesmo com uma equipe totalmente modificada em relação àquela que encarou o Red Bull Bragantino - apenas Cássio, João Victor e Maycon foram titulares em ambos os duelos.

"Entramos muito fortes no jogo, valeu pelos primeiros 45 minutos. Agressivos tanto defensivo quanto ofensivo, pressionamos muito a perda de bola e fizemos dois gols. Acredito que dava para fazer outro no primeiro tempo. Depois foi natural, até não pedi para acalmar, não pedi para parar de fazer gols, mas naturalmente a equipe percebe que vem de dois jogos muitos complicados, e foi gerindo o resultado", relembrou.

Veja mais em: Vítor Pereira e Copa do Brasil.

Veja Mais:

  • Apesar de ir praticamente todos os dias no local de treinos da equipe profissional, Rubão tem permanecido cada vez menos tempo por lá

    Aliados de Augusto Melo pedem solução do imbróglio com Rubão, que diminui frequência no CT

    ver detalhes
  • O balanço financeiro de 2023 do Corinthians, sob comando de Duilio Monteiro Alves, apresentou a maior receita da história do clube: R$ 1,003 bilhão

    Balanço 2023 do Corinthians apresenta maior receita da história do clube; dívida gera debate

    ver detalhes
  • Atualmente, o Corinthians Feminino conta com times Sub-20, 17, 15 e 13

    Base do Corinthians Feminino usa CT de outro clube em SP; veja detalhes

    ver detalhes
  • Romero foi bastante elogiado pelo técnico António Oliveira

    Romero cativa técnico no Corinthians e recebe elogios pela capacidade de adaptação

    ver detalhes
  • Árbitro Yuri Elino durante jogo do Corinthians

    Corinthians tem jogo com mais cartões desde 'chilique histórico' de Gobbi no Equador

    ver detalhes
  • Jogadores do Corinthians antes do jogo contra o Cianorte pela Copa do Brasil

    CBF confirma data do sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: