Heroi da Invasão Corinthiana de 1976, goleiro Tobias completa 73 anos de idade
580 visualizações 11 comentários
Por Meu Timão

Tobias foi carregado após ser decisivo na disputa de pênaltis contra o Fluminense
Arquivo Corinthians
O dia 13 de maio marca o aniversário do primeiro goleiro a fazer história pegando pênaltis com a camisa do Corinthians. Esta sexta-feira é o aniversário de 73 anos do goleiro Tobias, presente na Invasão Corinthiana ao Maracanã, em 1976, e campeão do Paulista de 1977.
Tobias atuou pelo Corinthians entre 1975 e 1978. Sua estreia com a camisa alvinegra aconteceu em outubro de seu primeiro ano no clube, quando ajudou a equipe a vencer o Moto Club por 3 a 0, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro. Depois de chegar ao time titular, só saiu da meta alvinegra quando deixou o clube, na metade de 1978.
O primeiro grande momento de Tobias no Timão aconteceu em 1976, quando o Corinthians foi ao Maracanã, no Rio de Janeiro, enfrentar o Fluminense pela semifinal do Brasileirão. Naquela ocasião, conhecida como Invasão Corinthiana, o goleiro foi responsável por ajudar a garantir o empate por 1 a 1 no tempo normal e defender duas cobranças de pênaltis (uma delas duas vezes pois o juiz viu avanço irregular), selando a vaga da equipe na grande decisão.
Outro momento grande na história do clube foi a conquista do título Paulista de 1977, que colocou fim ao jejum de 23 anos sem títulos do Corinthians. A equipe venceu a Ponte Preta por 1 a 0, no Morumbi, com um gol épico de Basílio.
Ao todo, Tobias disputou 125 jogos pelo Corinthians e sofreu 95 gols. A última partida disputada pela equipe do Parque São Jorge foi em maio de 1978, contra o América-RJ. O goleiro deixou o clube na sequência, rumo ao Athletico-PR.