Venha fazer parte da KTO
x

Entidade de imprensa cobra Conmebol por influenciadores no gramado; episódio ocorreu no Maracanã

15 mil visualizações 42 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Episódio de influenciador no gramado com colete de imprensa aconteceu em jogo entre Corinthians e Flamengo no Maracanã

Episódio de influenciador no gramado com colete de imprensa aconteceu em jogo entre Corinthians e Flamengo no Maracanã

CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images

No duelo de volta das quartas de final da Libertadores, entre Corinthians e Flamengo, no Maracanã, um episódio chamou a atenção. Na comemoração do gol, o humorista e influencer Negrete estava no campo com os jogadores da equipe carioca. Nesta quinta-feira, a ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) publicou uma carta criticando a Conmebol.

No documento publicado nesta manhã, a ACEESP afirmou que pessoas no entorno do gramado com os coletes de imprensa estão ocupando o lugar dos profissionais da área. Essas pessoas seriam "torcedores digitais, que, "sem temor algum, gravam vídeos abraçando jogadores e comemorando gols, como se estivessem na arquibancada. Ou seja: são torcedores dentro de campo, oficializados pela competição", escreveu a organização.

Na ocasião, Negrete correu junto com Pedro, autor do gol do Flamengo, na comemoração. O humorista estava com o colete que é destinado à imprensa. A publicação tem mais de 463 mil curtidas no perfil do influenciador.

A crítica da ACEESP também engloba outros fatores como: a produção de imagens que deveriam ser de uso exclusivo para os detentores dos direitos para publicar em redes sociais particulares.

O outro fator é que os profissionais de rádio, que geralmente ficam no entorno do gramado, estão sendo retirados do local. O argumento da entidade é para "limpar a imagem do campo". Ao mesmo tempo, "é permitida essa nova modalidade de divulgação do evento".

A ACEESP ainda pede que, "caso essa nova modalidade de torcedores digitais se estabeleça, sugerimos que ela seja normatizada e os convidados sejam identificados com coletes específicos". A finalidade é diferenciar os convidados dos profissionais de imprensa.

Vale lembrar que para se credenciar para uma partida, os profissionais de imprensa (jornalistas, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas) devem seguir normas rígidas de comportamento dentro dos estádios - principalmente os que têm acesso ao campo. Uma delas é, justamente, que profissionais não produzam imagens que pertencem às emissoras detentoras dos direitos de imagem da competição.

Confira na íntegra a carta da ACEESP à Conmebol

São Paulo, 11 de agosto de 2022

Prezados Senhores,

Temos visto, repetidamente, nos jogos da Copa Conmebol Libertadores, a presença de pessoas no entorno do gramado vestidas com coletes de imprensa da competição como se fossem profissionais trabalhando, e não são. São os chamados torcedores digitais, que, sem temor algum, gravam vídeos abraçando jogadores e comemorando gols, como se estivessem na arquibancada. Ou seja: são torcedores dentro de campo, oficializados pela competição.

A imprensa credenciada (jornalistas, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas) segue normas rígidas de comportamento nos estádios, sobretudo os que precisam acessar o campo (os das emissoras detentoras de direitos), não podendo fazer imagens para redes sociais particulares. No entanto, torcedores digitais o fazem e se orgulham de exibir as imagens que deveriam ser de uso exclusivo dos detentores de direitos.

Radialistas, que desde o século passado fazem esse trabalho com profissionalismo e competência, são retirados do entorno do gramado sob o argumento de se “limpar a imagem” do campo; mas é permitida essa nova modalidade de divulgação do evento.

Caso essa nova modalidade de torcedores digitais se estabeleça, sugerimos que ela seja normatizada e os convidados sejam identificados com coletes específicos. Precisamos dessa diferenciação para que esses convidados não sejam confundidos com os profissionais de imprensa credenciados.

Em nome da crônica esportiva brasileira, pedimos providências e aguardamos pronunciamento da Conmebol.

Veja mais em: Libertadores da América.

Veja Mais:

  • Passada a atividade, o elenco rumará para o Rio Grande do Sul ainda nesta tarde

    Corinthians faz último treino e pode ter novidades contra o Juventude; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito não entra em campo há mais de um mês

    Gustavo Mosquito recebe sondagem de clube da Série A e vive incerteza no Corinthians

    ver detalhes
  • Apesar de ir praticamente todos os dias no local de treinos da equipe profissional, Rubão tem permanecido cada vez menos tempo por lá

    Aliados de Augusto Melo pedem solução do imbróglio com Rubão, que diminui frequência no CT

    ver detalhes
  • Wesley deu trabalho para a marcação do Atlético-MG pela ponta-esquerda do Corinthians

    Wesley vira tema de análise no Corinthians e recebe orientação direta para evoluir

    ver detalhes
  • O balanço financeiro de 2023 do Corinthians, sob comando de Duilio Monteiro Alves, apresentou a maior receita da história do clube: R$ 1,003 bilhão

    Balanço 2023 do Corinthians apresenta maior receita da história do clube; dívida gera debate

    ver detalhes
  • Raniele e António Oliveira já se conhecem desde os tempos de Cuiabá

    Técnico do Corinthians relembra conversa sobre Raniele e pedido expresso ao presidente no ex-clube

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: