Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians controla o América-MG e larga na frente nas quartas de final do Brasileirão Sub-20

15 mil visualizações 60 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Guilherme Biro marcou um dos gols da vitória do Corinthians

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

América-MG 0 X 2 Corinthians

Brasileirão Sub-20 2022
15 de agosto de 2022, 16:30
América-MG 0 x 2 Corinthians
Estádio das Alterosas, Belo Horizonte, MG.

Nesta segunda-feira, o Corinthians abriu o confronto de quartas de final do Brasileirão Sub-20, contra o América-MG, em Belo Horizonte. No duelo de ida, o Timão ganhou por 2 a 0. Os gols foram marcados por Matheus Araújo e Guilherme Biro.

O Corinthians soube controlar a partida mesmo sem ser dono da posse de bola na maior parte do jogo. Para isso, o time do Parque São Jorge contou com atuação brilhante de seu sistema defensivo, além de grande objetividade dos jogadores de frente.

O grande passo do Corinthians para a semifinal ainda precisa se fazer valer no jogo de volta. Os times, vale lembrar, se reencontram no domingo, às 16h, na Fazendinha. Os ingressos para a partida decisiva já estão à venda.

Anota aí, Fiel! O Sub-20 do Corinthians volta a campo na quinta-feira, mas pelo Campeonato Paulista. O adversário da vez é o Desportivo Brasil, às 15h, em Porto Feliz, na primeira rodada da terceira fase da competição.

O jogo

Escalação

Para a partida, o técnico Danilo ganhou um desfalque de última hora. O lateral-direito Léo Mana foi chamado ao time profissional e desfalcou o Sub-20 no duelo contra o América.

Desta forma, o ex-meia do Timão escalou a equipe com Kauê; Renato, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Zé Vitor, Matheus Araújo, Biro e Kayke; Pedrinho e Arthur Sousa.

Provável escalação do Corinthians para enfrentar o São José

Meu Timão

Primeiro tempo

A configuração tática do Corinthians seguiu os moldes daquilo que a equipe mais apresentou em 2022. Duas linhas de quatro postadas atrás de dois homens de ataque, Pedrinho e Arthur Sousa, que ofereciam mobilidade.

O Timão, como na maior parte dos duelos pelo Campeonato Brasileiro, optou por não iniciar a partida como o protagonista da posse de bola. O time treinado por Danilo recuou suas linhas e chamou o América para o campo de ataque, na espera de um erro do time mandante para contra-atacar em velocidade.

E nesse cenário, a primeira chance de gol da partida veio em um ataque do América-MG. Matheus Henrique saiu da referência de ataque e se deslocou para a direita. O centroavante do time mineiro deu belo cruzamento na área para Adyson, que infiltrou e cabeceou para fora, tirando tinta da trave de Kauê.

A primeira finalização do Corinthians no jogo foi aos 16 minutos da primeira etapa. Em jogada de contra-ataque, Matheus Araújo encontrou Pedrinho, na entrada da área. O camisa 11 do Timão finalizou de bico, mas foi travado pelo bloqueio adversário.

O primeiro goleiro a ter uma intervenção direta no jogo foi Cassio, do América-MG. Aos 22 minutos, ele caiu para o lado esquerdo e espalmou belo chute colocado, de Kayke, que iria na direção do gol. A jogada mais perigosa do primeiro quarto da partida.

Menos de cinco minutos depois, o Corinthians voltou a repetir a estratégia, dessa vez com Biro. Arthur Sousa foi lançado em velocidade e escorou para o camisa 10, na entrada da área, que bateu forte de pé esquerdo, e forçou nova defesa de Cassio.

As bolas esticadas no centroavante do Timão, inclusive, levaram a equipe ao primeiro gol. Ele sofreu pênalti após belo corte no zagueiro adversário. Na cobrança, Matheus Araújo chamou a responsabilidade e deslocou o arqueiro, para abrir o placar.

Se o Corinthians já optou por uma postura reativa desde o início do jogo, a proposta só se mostrou ainda mais presente depois da equipe abrir o placar. Apesar do recuo, o Corinthians soube neutralizar o ataque do time mineiro, que só conseguiu assustar nos arremates de fora da área.

O talento individual de Guilherme Biro foi um ponto bastante presente no Timão ao longo da primeira etapa. Aos 40, inclusive, o camisa 10 corinthiano quase marcou um gol de placa, após fintar dois marcadores e acertar o travessão em chute de fora da área.

Segundo tempo

O Corinthians veio para a etapa final sem substituições, mantendo-se com os mesmos 11 jogadores que iniciaram a partida. No que diz respeito à postura, o time de Danilo se manteve cauteloso na marcação, à procura de espaços para contra-atacar.

A primeira jogada perigosa da segunda etapa foi do time da casa. Adyson fez bola tabela pelo lado direito e levou para o fundo. Na sequência, o camisa 10 do América encontrou Luan, livre na entrada da área, que chutou para fora.

Um dos destaques do Corinthians precisou deixar o campo ainda no início do segundo tempo. O centroavante Arthur Sousa, que já se queixava de dores no começo do jogo, deu lugar a Felipe Augusto.

Em meio à pressão do time da casa, o Corinthians conseguiu respirar aos 10 minutos da segunda etapa, da melhor forma possível. Pedrinho recebeu do lado esquerdo e cruzou na segunda trave, onde Guilherme Biro estava livre. O camisa 10 do Timão matou no peito, esperou a bola pingar e bateu com o peito do pé, no ângulo.

Os minutos seguintes, até a metade do segundo tempo, foram de total domínio do América-MG na posse de bola. O Timão soube se defender e passou a controlar as ações do adversário, mesmo abdicando de atacar.

Preocupado em segurar a boa vantagem no placar, Danilo promoveu duas alterações em sua equipe. Ryan Gustavo e Riquelme substituíram Kayke Ferrari e Renato. O primeiro deles, inclusive, recebeu nesta segunda-feira a notícia de sua convocação para a Seleção Brasileira Sub-20 para um torneio amistoso.

A formação do Corinthians, assim, passou por alterações. Ryan, volante de origem, ocupou o corredor esquerdo para auxiliar Vitor Meer no sistema defensivo. Riquelme, da mesma posição, foi improvisado como lateral-direito.

Ficha técnica de América-MG 0 x 2 Corinthians

Competição: Campeonato Brasileiro Sub-20
Local: Estádio das Alterosas, Belo Horizonte, MG
Data: 15 de agosto de 2022 (segunda-feira)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Murilo Francisco Misson Junior
Assistentes: Luiz Antonio Barbosa e Paulo Almeida da Costa
Gols: Matheus Araújo, Guilherme Biro (Corinthians)
Cartões amarelos: Julio e Luan Campos (América-MG); Pedrinho e Felipe Augusto (Corinthians)

AMÉRICA-MG: Cassio; Samuel, Jonathan (Vinicius), Julio e Theo; Paulinho, Luan Campos e Rodriguinho; Renato Marques (Igor Gabriel), Adyson (Estevanato) e Matheus Henrique (Diogo) (Heitor).
Técnico: William Batista

CORINTHIANS: Kauê; Renato Santos (Riquelme), João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Zé Vitor, Matheus Araújo e Pedrinho (Breno Bidon); Guilherme Biro, Kayke Ferrari (Ryan) e Arthur Sousa (Felipe Augusto).
Técnico: Danilo

Veja mais em: Base do Corinthians, Corinthians Sub-20 e Corinthians x América-MG.

Comente a notícia: