x

Post de Matheus Anezio Pereira Gusmão no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Excelente análise, irmão!

em Análise dos jogos > Análise do jogo Athlético-PR x Corinthians: isso sim é estratégia e...

Em resposta ao tópico:

Aconselho que deem uma olhada no meu último artigo https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/786753/analise-tatica-do-jogo-ceara-x-corinthians-um-jogo-sem-estrategia-nem-tatica Análise tática do jogo Ceará x Corinthians - um jogo sem estratégia nem tática Se tinha alguma dúvida sobre a ruindade do Coelho, esse jogo tirou todas as dúvidas. Sabendo que iria ser mandado embora, ele fez o supra-sumo da imoralidade... meutimao.com.br meutimao.com.br para entenderem tanto as diferenças do último jogo e o de hoje, como também a ironia do título. O time fez de tudo e mais um pouco. O jogo foi extremamente árduo, mas de muito aprendizado. Entendemos a importância de certos jogadores. Embora o time tenha ficado mais na defensiva, percebemos uma nítida melhora nos passes. Vamos analisar a partida com olhos analíticos, para que possamos compreender o que pode ser melhorado.

Primeiro Tempo

Uma vez que o time não tem de fato um meia de criação, Mancini cocou um 4-3-3 sob mentalidade ofensiva, com três volantes também – mas diferente do Coelho, ele colocou o Xavier em vez do Gabriel - o que deu forte mobilidade ao time - e Vital em vez de Gustavo Mantuan, com o objetivo de aproximar a bola para o Jô. E deu uma melhora bem considerável ao time. E, como mostra o mapa de calor acima, se postou bem defensivamente, mas é difícil segurar um time com Geuvânio, Léo Cittadini e Kayzer.

Ramiro, apesar das chances claras, foi o melhor no primeiro tempo porque ele fez o que tinha que ser feito: só errou dois passes dos 18 dados e foi o responsável por criar ataques no lado esquerdo, como mostra o mapa abaixo, e foi o que menos errou passes. Piton também: ele e Natel fazem uma boa dupla.

Agora, eu fiquei de boca aberta com o Vital: olha só o que ele fez em campo! Só faltou ir no lado esquerdo! Mas isso prova uma coisa: que não dá mais para o Fagner ser titular. Porque, se o Ramiro tem que vir recuperar e até o Vital teve que fazer esse serviço, alguma coisa tá muito errada.

Segundo tempo

Agora, se Cazares provou que tem que ser titular, o Fagner reforçou o que eu disse sobre ele: Cazares cruzou na medida uma bola, que na verdade era para o Boselli, mas o Fagner antecipou e me fez o favor de errar. E pra piorar, Kayzer dá uma cotovelada e Méndez revida, dando o amarelo para o primeiro e vermelho para o segundo, não dando o pênalti porque a bola já tinha saído. Imagine se não tivesse trazido o Marllon...

Mas, mesmo com um a menos, o Corinthians passou a atacar muito mais. E tendo entrado Camacho, adicionou qualidade extra nos passes. O time defendeu bem, mas procurava intercalar pelo lado esquerdo com Everalvo, junto com Cazares, Xavier e Boselli, que mal pode ficar na área porque ele teve que ir na defesa por conta da expulsão. Dos sete passes, errou apenas dois. E prefiro mil vezes Boselli ao Jô.

E, "crêndios pai", o gol me sai no final com Everaldo! E, para castigo do imbecil do Coelho, quem deu o passe foi o...XAVIER! Como a Lelê disse, do crente ao ateu, ninguém entende essa história de marcar gol no finalzinho!

E falando no homem...

Indubitavelmente ele foi o melhor em campo.

Observem no mapa que ele foi extremamente defensivo e ofensivo também: foi o único que se posicionou na zona 14 e se infiltrou ali. Com certeza a titularidade dele está garantida. Quase fez um gol e deu a assistência pra uma. Das três tentativas de recuperação de bola, ele recuperou as três. Afastou quatro bolas perigosas e interceptou três – ele tem que melhorar um pouco nesse quesito. No mais, com certeza achamos um excelente jogador.

E Bruno Méndez nunca mais titular?

Não concordo com tal ideia.

Ele foi extremamente fundamental nas criações perigosas do time no primeiro tempo. E aí podemos ver o dedo do Mancini: observe o quanto Méndez participou das saídas de bola, intercalando com meio-campo, chegando a fazer parte do ataque em algumas vezes pela direita, coisa que é característico dele. E foi outro que cobriu Fagner. Portanto, ele tem que esfriar a cabeça e procurar melhorar, porque é a chance da vida dele. E é um jogador promissor da Seleção do seu país. Que procure botar a cabeça no lugar e estar pronto pra outra.

Olhem a diferença de chutes do último jogo!

A diferença é claramente nítida. Enquanto no último jogo o time (azul) chutou só de fora da área, agora finalizamos mais dentro da área e com participações enfáticas de Ramiro, Everaldo e Vital. Lembrando que tanto o Coelho como Mancini utilizaram um 4-3-3, com a diferença que o primeiro foi extremamente defensivo e o segundo mais ofensivo.

Acredito que esse time ganharia do Palmeira na final do Paulistão: temos um zagueiro que sai com a bola e participa das jogadas, volantes que chegam ao ataque e meias incisivos. E um detalhe importante é que o princípio do time paranaense jogar não é muito diferente daquele Palmeiras.

CONCLUSÃO

O jogo foi um aprendizado e um alívio para Mancini. Ele já viu com o que tem que lidar e acredito que ele conseguirá botar a ordem. Me surpreendeu ser um 4-3-3 da forma como foi mas a diferença do que ele fez com a do Coelho, ainda que mínima, foi gritante.

Temos muito a melhorar, mas foi notado mudanças. O jogador que veio do São Paulo, Léo Natel, certamente é outro rapaz promissor. Disputará posição com Araos, mas esse jogo, de fato, era para o Natel jogar mesmo. Agora contra um Internacional, por exemplo, ou contra o próprio São Paulo, aí tem que ser Araos pela mobilidade que ele traz.

Devo dizer que Everaldo me surpreendeu: ele jogou na direita, sendo que a posição dele de fato é na esquerda. Chutou três vezes assim como Ramiro (os dois criaram mais chances) e participou de bons lances. Era a engrenagem necessária para os contra-ataques, que deu muito certo.

No próximo artigo mostrarei como imagino o time, da forma que o Mancini prefere: um 4-2-3-1 com meias fechados, por vezes usando um 3-4-3 ou 4-1-4-1. Ao mesmo tempo, darei o meu parecer sobre o time ideal. E ao invés de finalizar com um “vai, Corinthians”, vou finalizar de uma forma mais diferente: CHUPA, COELHO!

Responder ao post do Matheus Anezio Pereira Gusmão

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Claudio Freddi

    Ontem se o Yuri tivesse feito aquele gol cara a cara...

    Criado em 6 minutos por Claudio Freddi

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Insano eSports

    Falar um negócio muito sério aqui pra vocês

    Última resposta há 1 segundo por José Roberto

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Araujo

    Gabriel não né! Só pode ser piada isso

    Última resposta há 17 segundos por zzba bazz

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Pelé Rei

    Off: Rogério Ceni e Marcos em fim de carreira

    Última resposta há 45 segundos por Victor 1

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Messi Corinthiano

    Carlos Miguel x Cássio nos últimos 14 jogos (Surra)

    Última resposta há 52 segundos por Marcos marinho

    43respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de galudão de galochas

    OFF - Hoje jantei uma deliciosa sopa de tartaruga, bom demais!

    Última resposta há 54 segundos por Chewbacca SCCP

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Thiago Romero

    Bela matéria, é por isso que o Corinthians nunca vai pra frente

    Última resposta há 57 segundos por Thiago Romero

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Fernando

    Estão cogitando volta do Gabriel? Pode fechar as portas desse clube ciclo acabou

    Última resposta há 1 minuto por Bauru com ovo

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Safagner pilantra

    Relaxem que ainda tem uma galera que ainda não foi repatriada

    Última resposta há 1 minuto por Luis soung ju kim

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Thi Junior

    Carlos miguel

    Última resposta há 1 minuto por Max Wallem

    1resposta

    acessar o tópico