x

Post de Juca no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Rapaz que post bom. Fazia tempo que nem nas matérias do meu Timão eu lia algo tão lúcido (que dirá no fórum). Parabén e poste mais.

em Bate-Papo da Torcida > Deficiências de alguns atletas do Corinthians e o Sylvinho

Em resposta ao tópico:

Alguns dos principais atletas do elenco têm certos defeitos que vão de encontro ao que o Sylvinho falou que vai cobrar. Aí, das duas uma, ou o camarada vai perder espaço ou vai dar um salto de qualidade técnica/tática.

Xavier (começando pelo nosso queridinho)

Apesar de encher nossos olhos com movimentos e bons passes no momento da saída de bola, tem dificuldades de se posicionar na segunda linha de quatro. Eu até acho que é por isso que é quase sempre preterido. Descola muito da linha para dar o bote (que não precisa acontecer a todo momento) ou se afunda muito entre o zagueiros abrindo espaço no meio. É exatamente o contrário do Gabriel. Os movimentos do Gabriel são aleatórios na fase ofensiva, mas ele é primoroso nos movimentos das duas linhas de quatro. Claro que erra em algum momento, todos erram, mas tem consciência grande da posição.

Se Xavier tiver isso corrigido, é titular absoluto em qualquer lugar.

Mosquito

Mosquito e Vital têm uma coisa que eu acho indispensável para quem joga pelos lados: driblar em velocidade. Engata a marcha e vai costurando. O Nicolas Cage também tem outro positivo: apesar de correr de cabeça baixa (dá essa impressão, ao menos), consegue executar os movimentos na faixa certa. Exemplifico com a jogada de linha de fundo. Mosquito não faz chuveirinho. 90% das vezes ele cruza para trás, na entrada da área ou na marca penal, zonas que são as mais perigosas pois o atacante vem de frente no contrapé da zaga. Maior defeito? É displicente na recomposição. Por vezes para na intermediária e não continua acompanhando o movimento da segunda linha que se forma. Resultado: 2x1 contra o Fagner, ou o volante se desloca para o lado para cobrir e abre um buraco no meio.

Lucas Piton

Piton é um armador que pisa na lateral. Não tem o 1x1 do Fagner, mas o tapa na bola é mais qualificado. Bom drible curto, ótimo cruzamento e quando afunila vira um meia atacante. Eu nem acho sua marcação tão deficitária. O problema do Piton é não respeitar a sincronia da última linha. É muito comum vê-lo desgrudando da linha de 4 para dar o bote no lateral, e isso abre espaços desnecessários. Veremos, pode ter certeza, o Sylvinho cobrando que o bote nas zonas mortas ou intermediárias é da SEGUNDA LINHA. Os laterais têm que trancar os acessos próximos a área, e no mais manter a posição para evitar que ao rodar a bola o adversão não ache a linha de defesa da área em transição. Corrigindo isso, sobe de nível consideravelmente igual o Arana.

Luan

O crescimento do Luan passa pela ascensão de Raul Gustavo e João Victor. Sim, o melhor jogador (tecnicamente) do time ressurgiu por causa da troca de zagueiros. Por quê? Com Gil e Mendez ou Jemerson, a busca do passe eram os laterais, aí tome voltas. Zagueiro-Lateral-Zagueiro-Volante-Lateral-Volta-TalvezOLuan. Mas agora, nossos dois zagueiros jovens têm qualidade e confiança e a todo momento dão o passe que rompe as linhas.

Vejam os últimos jogos, Raul pega a bola e passa PARA FRENTE cruzando a primeira linha de marcação e achando Luan ou o Araos do círculo central pra frente. Isso colocou o Luan no jogo impedindo que ele se apague ficando perdido entre as linhas de marcação do adversário. O que falta então? FICAR PILHADO. Meter a bola debaixo do braço e dizer: 'eu sou o craque dessa birosca e vou decidir'. Buscar os lados do campo para tabelar e principalmente PISAR NA ÁREA PARA FINALIZAR. O Mosquito arrancou na direita pra cima do marcador? Já corre pra entrada da área, meu amor. A bola vai lá! Só não precisa bater pênaltis.

Responder ao post do Juca

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de MANOEL SOARES

    Feitos da carreira do Raul Gustavo:

    Última resposta há 5 segundos por Alex Santos

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de TONINHO .

    E o Garro?

    Última resposta há 10 segundos por Giuliano Abóbora

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Moe Szyslak

    O Cássio não está em má fase, coloquem isso na cabeça!

    Última resposta há 15 segundos por Rafael Salgueiro

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ling Marcel

    Busca o traíra na Arábia

    Última resposta há 15 segundos por Vanderley Dias Kelnox

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Clint Corinthiano

    (Off) Vendo Botafogo-RJ e Athletico-PR jogarem, fica evidente...

    Última resposta há 19 segundos por Meu Time Tem Mundial

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rodrigo M.

    Pedro Henrique

    Última resposta há 25 segundos por Mateus

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marcello Figueiredo

    Imediatismo!

    Última resposta há 28 segundos por SERGIO GERALDO DA LUZ VIEIRA

    237respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Neto Fiel

    O Corinthians deve para o Cristian e Elias kkkk. Renovação e transparência a organização criminosa

    Última resposta há 31 segundos por Adalberto da Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diego Pinheiro

    Um dia Cássio entrou no lugar do goleiro que tinha acabado de ser Campeão Brasileiro

    Última resposta há 33 segundos por Jonathan Martins

    142respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Anderson Costa

    Faça a ligação Fabinho Soldado!

    Última resposta há 34 segundos por Marcelo Schoen

    8respostas

    acessar o tópico