x

Post de Palmiro no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Mas o um dos problemas desse atual elenco é que na sua grande maioria não são protagonistas, não chamam a responsabilidade e o mais agravante é que existem jovens imaturos com os expedientes que não têm mais ambições, que se junta com outros que não são tão jovens mas se acomodam, ou seja, pra esses tanto faz porque o importante é estar no grupo.

Quanto se tem num elenco compostos por homens na acepção da palavra (extremamente responsáveis e disposto a encarar desafios) e o treinador igualmente, por mais que ainda haja deficiência técnica baixa, ainda assim poderá superar esse ou outras deficiências. Como foi no caso dos atletas do Corinthians de 2012: Eram unidos e todos acreditavam num trabalho, que se não era um brilho, era o que funcionava.

Então, o psicológico é a todo momento testado de todas formas, e só quem o suportará é quem antes teve uma boa base: foi desde cedo preparado para isso.

Vejo muitos jovens se iludindo com seus próprios familiares e principalmente empresários, além deles mesmos, que vislumbram desde cedo status dos grandes jogadores e suas vidas milionárias, o que por fim recebem um banho de realidade quando são visto como apenas mais um e que terão que disputar espaço, que as vezes nunca chega da maneira que gostariam que chegasse. Assim, se desiludem; outros se acomodam; outros até desistem.

Por isso que quando a galera protesta, muitas das vezes são injustos porque em suas cabeças vazias só vêem o: Timão, o poderoso Timão, aqui tem que ganhar sempre, que se não ganha é porque o jogador é mercenário, vagabundo, é grosso, é isso ou aquilo; porque a vida do jogador ninguém quer saber, pouco estão aí, porque o que interessa para o torcedor é bom futebol sempre, vitórias e títulos.

em Bate-Papo da Torcida > O elenco do Corinthians é ruim ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Em resposta ao tópico:

O elenco é ruim, ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Psicologia no Esporte

O que é Psicologia do Esporte? A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Estudos apontam o potencial da cada atleta, onde ele pode chegar, como alcançar seu auge físico e, um trabalho bem feito, aponta também a fragilidade do atleta, ou de um grupo de atletas, seja ele um competidor individual, ou coletivo.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Como exemplo de que um trabalho psicológico potencializa e ajuda na evolução, temos o técnico da nossa seleção, seu conhecimento na área, o condicionou a ser um gestor de pessoas. Podemos citar os trabalhos onde ele foi extremamente atuante. O elenco de 2011/12 até o primeiro semestre de 2013, era sim um grupo fechado e bem montado, mas quem não se lembra das críticas feitas ao Paulinho quando estreou, Alessandro visto como refugo de vários clubes, pois ele nunca foi unanimidade por onde atuou, Jorge Henrique, só sabia correr, limitado.

Entretanto jogadores que não tinham status de craques, nas mãos do técnico Tite, faziam parte da espinha dorsal do elenco neste período. Tite no âmbito PSICÓLOGICO, trabalhou mais a mente, do que o físico, lógico que o físico é fundamental, porém o desenvolvimento mental, foi a identidade daquele elenco, que foi rotulado pelos torcedores e imprensa esportiva, como um time frio, calculista: ' sabia sofrer' e quando buscava o resultado, era CIRÚRGICO. E o trabalho de 2015, quando ele consegue convencer o elenco a deixar de lado os problemas financeiros dos bastidores e, focarem na conquista do Brasileirão daquele ano, fora o trabalho de recuperação do centroavante Vagner Love. Resultado, um time ofensivo, comprometido com a comissão técnica e que jogava por música.

Por fim, não estou fazendo acusações, nem menosprezando o trabalho que tem sido feito pelos profissionais que lá estão. Mas na minha humilde observação, vejo no semblante dos atletas, que eles mesmos não confiam no próprio potencial! Muitos entram em jogos decisivos, como os confrontos feitos contra o Atlético Goianiense, já convictos que não vão conseguir supera-los, está visível.

Acredito que um trabalho bem executado psicologicamente falando, fará esse elenco ao menos não sofrer tanto no único campeonato que nos restou para ser disputado em 2021.

Qual sua opinião?

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Palmiro

Réplicas desse post

Foto do perfil de Samir O Andrade

Samir 127 posts

@samir.o.andrade em 15/07/2021 às 18:11

Palmito..

Você foi excelente na sua explanação.

Sem mais..

Está perfeito, concordo e muito com tudo o que escreveu.. E por isso afirmo que deveria ser feito um trabalho mais afundo, para despertar a ambição e o desejo de fazer história, pois como você bem exemplificou, entendo que tem faltado vontade de fazer história nessa mescla de jogadores que não parecem falar a mesmo linguagem.

Vai CORINTHIANS!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Bili Infante

    Vender o PSJ muda o patamar do Corinthians da noite para o dia

    Última resposta há 1 segundo por Vindelino Pereira

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Essa é a maior diferença na história entre Corinthians e Palmeiras!

    Última resposta há 2 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Caosfera Records

    Desrespeito do Cássio com COLEGAS E TORCIDA

    Última resposta há 12 segundos por Marcos Moreira

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Regiane Dos Santos

    Ainda bem que certos atletas viraram jogadores de futebol

    Última resposta há 48 segundos por Amadeu Geraldo Colombo

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de joao manoel do nascimento

    Tomando de 2x0 no primeiro tempo, o que o portuga faz, coloca a molecada, resultado: 3x2 de virada

    Última resposta há 49 segundos por Carlos Timão

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vanderley Dias Kelnox

    Romarinho

    Última resposta há 58 segundos por João de Oliveira Dutra Jr

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ayltom D.

    Equilibrando gratidão e renovação: o desafio da gestão esportiva

    Última resposta há 1 minuto por Vinicius de Gaspe

    40respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rogério Oliveira

    A legenda do vídeo não poderia ser melhor! Kkkk

    Criado em 1 minuto por Rogério Oliveira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fora R&T

    Torcedores rivais estão se acabando de rir

    Criado em 2 minutos por Fora R&T

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Vitor Domingos

    Não é normal

    Última resposta há 2 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    7respostas

    acessar o tópico