x

Post de Danilo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

É um pouco de tudo... Os atletas sabem a pressão que é aquilo ali, vêem um monte de falcatruas, um monte de processos, caras bons como Luan, Fagner dentre alguns outros que estão mal mas sabem jogar muita bola como é o caso do Gil e Jô por exemplo, esses caras vendo chegar um Mateus davó outro da mãe o outro da tia e um monte dos empresários, dos parça...mas jogador bom não vem. Quando eu jogava bola na rua (dadas as devidas proporções é claro kkkk) se eu caísse num time ruim eu já não queria brincar, imagina eu passando pra mundo inteiro...

em Bate-Papo da Torcida > O elenco do Corinthians é ruim ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Em resposta ao tópico:

O elenco é ruim, ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Psicologia no Esporte

O que é Psicologia do Esporte? A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Estudos apontam o potencial da cada atleta, onde ele pode chegar, como alcançar seu auge físico e, um trabalho bem feito, aponta também a fragilidade do atleta, ou de um grupo de atletas, seja ele um competidor individual, ou coletivo.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Como exemplo de que um trabalho psicológico potencializa e ajuda na evolução, temos o técnico da nossa seleção, seu conhecimento na área, o condicionou a ser um gestor de pessoas. Podemos citar os trabalhos onde ele foi extremamente atuante. O elenco de 2011/12 até o primeiro semestre de 2013, era sim um grupo fechado e bem montado, mas quem não se lembra das críticas feitas ao Paulinho quando estreou, Alessandro visto como refugo de vários clubes, pois ele nunca foi unanimidade por onde atuou, Jorge Henrique, só sabia correr, limitado.

Entretanto jogadores que não tinham status de craques, nas mãos do técnico Tite, faziam parte da espinha dorsal do elenco neste período. Tite no âmbito PSICÓLOGICO, trabalhou mais a mente, do que o físico, lógico que o físico é fundamental, porém o desenvolvimento mental, foi a identidade daquele elenco, que foi rotulado pelos torcedores e imprensa esportiva, como um time frio, calculista: ' sabia sofrer' e quando buscava o resultado, era CIRÚRGICO. E o trabalho de 2015, quando ele consegue convencer o elenco a deixar de lado os problemas financeiros dos bastidores e, focarem na conquista do Brasileirão daquele ano, fora o trabalho de recuperação do centroavante Vagner Love. Resultado, um time ofensivo, comprometido com a comissão técnica e que jogava por música.

Por fim, não estou fazendo acusações, nem menosprezando o trabalho que tem sido feito pelos profissionais que lá estão. Mas na minha humilde observação, vejo no semblante dos atletas, que eles mesmos não confiam no próprio potencial! Muitos entram em jogos decisivos, como os confrontos feitos contra o Atlético Goianiense, já convictos que não vão conseguir supera-los, está visível.

Acredito que um trabalho bem executado psicologicamente falando, fará esse elenco ao menos não sofrer tanto no único campeonato que nos restou para ser disputado em 2021.

Qual sua opinião?

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Danilo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Evandro

Evandro 100 posts

@evandro.pimentel1 em 11/06/2021 às 07:14

Concordo, eu até hoje quando entro em time ruim no society que eu jogo(lá é por sorteio e depois o time que perde completa o próximo quando tem gente de fora).

Cara eu já entro sabendo que o máximo a fazer é marca forte e jogar o máximo que posso porque a derrota é quase certa kkkkk. Só que no caso do Corinthians falta realmente confiança porque tem jogadores bons

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de felipe sccp

    Desde a saída de Tite em 2016 tivemos um total de 16 trocas de técnicos!

    Última resposta há 2 segundos por João Pedro Oliveira da Cunha

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Bigode Silva

    Para mim, já é o momento de entrar em pânico

    Última resposta há 15 segundos por Giro Kataguire

    93respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Felipe Xavier

    Cássio é desmentido com Provas

    Última resposta há 16 segundos por Daniel Martimiano

    273respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de luan Santos silva

    A casa caiu pra o Palmeiras kkkkkkkkkkk

    Última resposta há 17 segundos por Gledsson Oliveira

    62respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    Vamos falar sobre o Coronado - análise fria

    Última resposta há 24 segundos por Eduardo Miranda

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Torcedor Corinthiano

    Coronado não foi relacionado, qual a surpresa?

    Última resposta há 41 segundos por Marcos Moreira

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Hugo Marques

    Cássio vai conseguir derrubar os dois

    Última resposta há 1 minuto por Marcos Moreira

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rivaldo José da Silva

    Burrice não ter levado o coronado

    Última resposta há 1 minuto por João Pedro Oliveira da Cunha

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Raphael Sarmento

    Um nome pouco comentado, mas que merece ser cobrado!

    Última resposta há 1 minuto por João Gabriel

    107respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vea

    Travesseiros

    Criado em 2 minutos por Vea

    0respostas

    acessar o tópico