Conheça a Esportiva
x

Post de Silvio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Na hora de cobrar o clube$$ o psicológico está uma maravilha, lembram até o que não existe para ser cobrado

em Bate-Papo da Torcida > O elenco do Corinthians é ruim ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Em resposta ao tópico:

O elenco é ruim, ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Psicologia no Esporte

O que é Psicologia do Esporte? A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Estudos apontam o potencial da cada atleta, onde ele pode chegar, como alcançar seu auge físico e, um trabalho bem feito, aponta também a fragilidade do atleta, ou de um grupo de atletas, seja ele um competidor individual, ou coletivo.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Como exemplo de que um trabalho psicológico potencializa e ajuda na evolução, temos o técnico da nossa seleção, seu conhecimento na área, o condicionou a ser um gestor de pessoas. Podemos citar os trabalhos onde ele foi extremamente atuante. O elenco de 2011/12 até o primeiro semestre de 2013, era sim um grupo fechado e bem montado, mas quem não se lembra das críticas feitas ao Paulinho quando estreou, Alessandro visto como refugo de vários clubes, pois ele nunca foi unanimidade por onde atuou, Jorge Henrique, só sabia correr, limitado.

Entretanto jogadores que não tinham status de craques, nas mãos do técnico Tite, faziam parte da espinha dorsal do elenco neste período. Tite no âmbito PSICÓLOGICO, trabalhou mais a mente, do que o físico, lógico que o físico é fundamental, porém o desenvolvimento mental, foi a identidade daquele elenco, que foi rotulado pelos torcedores e imprensa esportiva, como um time frio, calculista: ' sabia sofrer' e quando buscava o resultado, era CIRÚRGICO. E o trabalho de 2015, quando ele consegue convencer o elenco a deixar de lado os problemas financeiros dos bastidores e, focarem na conquista do Brasileirão daquele ano, fora o trabalho de recuperação do centroavante Vagner Love. Resultado, um time ofensivo, comprometido com a comissão técnica e que jogava por música.

Por fim, não estou fazendo acusações, nem menosprezando o trabalho que tem sido feito pelos profissionais que lá estão. Mas na minha humilde observação, vejo no semblante dos atletas, que eles mesmos não confiam no próprio potencial! Muitos entram em jogos decisivos, como os confrontos feitos contra o Atlético Goianiense, já convictos que não vão conseguir supera-los, está visível.

Acredito que um trabalho bem executado psicologicamente falando, fará esse elenco ao menos não sofrer tanto no único campeonato que nos restou para ser disputado em 2021.

Qual sua opinião?

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Silvio

Réplicas desse post

Foto do perfil de Samir O Andrade

Samir 127 posts

@samir.o.andrade em 15/07/2021 às 17:58

Boa observação Silvio, principalmente quando nós referimos aos atletas que já deixaram o clube.. Entretanto, os dirigentes tem uma porcentagem enorme de responsabilidade nesta questão financeira.. Estão aparecendo acordos que só temos conhecimento hoje, pelo fato dos atletas acionarem o clube na justiça.. Ou seja, muitas promessas não cumpridas. Isso reflete no elenco atual.. Isso pode explicar o por que de alguns jogadores não se dedicarem tanto, talvez o temor de não receber como os que estão processando a instituição.

Valeu

Vai CORINTHIANS!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Rylsen De Sousa Leite

    Torcidinha...

    Última resposta há 23 segundos por Ernesto de Minas

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de manoel gruth

    Olha quem treinou com os profissionais hoje

    Última resposta há 26 segundos por Gustavo de Andrade

    89respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gabriel Schneider

    O valor do Aluguel foi alto ou baixo?

    Última resposta há 29 segundos por Lucas Pereira da Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de antonio trindade

    Saudades Duílio - Augusto Melo santista

    Última resposta há 32 segundos por Matheus J.

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Henrique Matheus

    Santistas tiveram noite inesquecível

    Última resposta há 33 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Flávio meu timão

    Flamidia 42mm de divida e não vencidas como competir?

    Criado em 37 segundos por Flávio meu timão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Muniz

    Sinceramente? Romero de titular!

    Última resposta há 40 segundos por Reginaldo Guedes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de marcio rigelf

    Pedro Henrique bem demais

    Última resposta há 50 segundos por Roberto Dias

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cavalinho du Corinthians

    Cemitério de jogadas...

    Última resposta há 1 minuto por Mario Ricardino Csapo

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Sandra Lima

    Franceses inauguram 'Rua Dr. Sócrates' no coração da Olimpíada de Paris

    Última resposta há 1 minuto por Sandra Lima

    14respostas

    acessar o tópico