x

Post de Vinícius no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Psicológico faz diferença na vida?

Faz e muita com toda certeza.

Só que não adianta você estar 100% com sua saúde mental e física se você não for bom no que faz.

Acho que é importante, mas não há desculpas p/algo que é ruim, já se passaram TN, Coelho, Mancini, Sylvinho e o finalzinho do Carille e nada, ninguém joga nada.

O elenco é MUITO ruim, contratam errado há anos e pagam milhões de salários e luvas para caras que jamais deveriam entrar na Arena.

Vai me dizer que esses caras são bons:

- Camacho

- Araos

- Cantillo

- Natel

- Davó

- Cone Jô

- Roni

- Ramiro

- Cafu

- Otero

São de ruim pra pior, faz as contas veja quantos milhões investiram nesse monte de tranqueira.

Não tem elenco, não tem o que fazer...

Só os caras da base não resolvem, não tem jeito...

Tudo que o mundo passa com pandemia e o Brasil com esse calendário maluco, com certeza atrapalha, mas não podemos e não devemos deixar de pontuar que o elenco é ruim demais

em Bate-Papo da Torcida > O elenco do Corinthians é ruim ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Em resposta ao tópico:

O elenco é ruim, ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Psicologia no Esporte

O que é Psicologia do Esporte? A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Estudos apontam o potencial da cada atleta, onde ele pode chegar, como alcançar seu auge físico e, um trabalho bem feito, aponta também a fragilidade do atleta, ou de um grupo de atletas, seja ele um competidor individual, ou coletivo.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Como exemplo de que um trabalho psicológico potencializa e ajuda na evolução, temos o técnico da nossa seleção, seu conhecimento na área, o condicionou a ser um gestor de pessoas. Podemos citar os trabalhos onde ele foi extremamente atuante. O elenco de 2011/12 até o primeiro semestre de 2013, era sim um grupo fechado e bem montado, mas quem não se lembra das críticas feitas ao Paulinho quando estreou, Alessandro visto como refugo de vários clubes, pois ele nunca foi unanimidade por onde atuou, Jorge Henrique, só sabia correr, limitado.

Entretanto jogadores que não tinham status de craques, nas mãos do técnico Tite, faziam parte da espinha dorsal do elenco neste período. Tite no âmbito PSICÓLOGICO, trabalhou mais a mente, do que o físico, lógico que o físico é fundamental, porém o desenvolvimento mental, foi a identidade daquele elenco, que foi rotulado pelos torcedores e imprensa esportiva, como um time frio, calculista: ' sabia sofrer' e quando buscava o resultado, era CIRÚRGICO. E o trabalho de 2015, quando ele consegue convencer o elenco a deixar de lado os problemas financeiros dos bastidores e, focarem na conquista do Brasileirão daquele ano, fora o trabalho de recuperação do centroavante Vagner Love. Resultado, um time ofensivo, comprometido com a comissão técnica e que jogava por música.

Por fim, não estou fazendo acusações, nem menosprezando o trabalho que tem sido feito pelos profissionais que lá estão. Mas na minha humilde observação, vejo no semblante dos atletas, que eles mesmos não confiam no próprio potencial! Muitos entram em jogos decisivos, como os confrontos feitos contra o Atlético Goianiense, já convictos que não vão conseguir supera-los, está visível.

Acredito que um trabalho bem executado psicologicamente falando, fará esse elenco ao menos não sofrer tanto no único campeonato que nos restou para ser disputado em 2021.

Qual sua opinião?

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Vinícius

Réplicas desse post

Foto do perfil de Samir O Andrade

Samir 127 posts

@samir.o.andrade em 15/07/2021 às 17:35

Vinícius..

Talvez você, um cara inteligente.. Com razão em alguns apontamentos, está esquecendo de uma coisa.

Tirando os jogadores que você mencionou e concordo com sua explanação sobre a maioria deles.. Pra mim não são dignos de vestir o manto sagrado, estou falando como torcedor.

Mas como profissional, tenho que discordar em muito, principalmente no início do seu raciocínio.. E descordou afirmando que a junção do psicólogo, com a saúde física faz qualquer ser humano superar o obstáculos mais improváveis.

Como torcedor e estudante da área, vou te dar uma exemplo do mesmo clube em uma década onde não haviam tantos profissionais trabalhando nos bastidores e eles sagraram-se CAMPEÕES.. O elenco de 1990, se você colocar no papel, comparação que serve pra este elenco também, o São Paulo era infinitamente superior ao time do Corinthians naquele ano.. Mas por todos estarem bem psicologicamente, fisicamente e unidos no mesmo propósito (coisa que eu vejo que este elenco não está, cada atleta do elenco atual, está pensando somente na sua realização pessoal, não estão unidos em prol do clube), o São Paulo poderia jogar mais 8,10 jogos contra aquele time que não tirariam deles o título de Campeão Brasileiro de 1990.

Por fim, como torcedor.. E sobre os atletas que você enumerou, concordo em muito.. Mas talvez a minha avaliação tem mais pertinência quando lembramos que atualmente, Cássio ganhou tudo, Fagner de 2015 pra cá também foi um multi campeão, Jô nem se fala, Fábio Santos mesmo mais lento, tem a experiência ao seu favor.. E o que falar do Gil campeão de 2015? Talvez esses atletas rendendo o que sabemos que podem render.. Possa ajudar o restante a crescer? !

Emocional e físico alinhados faz com que superamos as adversidades da vida, se um está bom e o outro não.. Perdemos nosso chão, nossa diretriz.

Valeu pela participação

Vai CORINTHIANS

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Rodrigo M.

    Pedro Henrique

    Última resposta há 5 segundos por Alex Beijos

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fabio Luciano Silva Junior

    Corinthians não pode perder esse garoto

    Última resposta há 6 segundos por PiorPresidente da história

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gladston Corintiano Meneses

    O portuga da china sentiu...

    Criado em 2 minutos por Gladston Corintiano Meneses

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Fernando

    Já começou as especulações de um novo técnico

    Última resposta há 9 segundos por vaicorinthians

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Captain Kierk

    Já tive chefes que se comportam como o Cássio

    Última resposta há 19 segundos por Roberto Dias

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Oliveira Eduardo Santos

    É duro admitir, mas VP tinha razão

    Última resposta há 31 segundos por Roger guedes mimado

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Bruno Vinicius

    Raul Gustavo se pronunciou!

    Última resposta há 36 segundos por William Reginaldo Freitas

    62respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo Maisao

    é só o Cássio? E o Fagner que errou na origem

    Última resposta há 54 segundos por EhNois Smith

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MILK SHEIK

    Discurso Cássio 2020 - 2024

    Criado em 5 minutos por MILK SHEIK

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de gabriel brundar

    Difícil criticar jogador

    Última resposta há 1 minuto por Will Morais

    12respostas

    acessar o tópico