Conheça a Esportiva
x

Post de Carlos Dias no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Parabéns Marcello pelo seu trabalho, pena que esqueceu do Xavier nessa lista de jogadores recentemente promovidos e potencialmente destinados a craques, acho que Xavier é muito bom até como segundo volante, melhor que Roni, não sei porque ele não é testado ao lado de Gabriel e Cantillo...

em Bate-Papo da Torcida > Craques ou pés-de-rato? Os jogadores das categorias de base do...

Em resposta ao tópico:

Com a crise técnica do futebol e financeira do clube, no início de 2021, entre torcida, diretoria e técnicos do Corinthians emergiu um consenso de que é necessário dar mais oportunidades aos atletas das categorias de base no plantel profissional.

Chegado o meio do ano, em alguns é perceptível a impaciência pessimista para julgar a “prata da casa” como “ruim”, “fraca” e “vendida”, recheada de “pés-de-rato”. Outros com exagero no otimismo veem via um único bom jogo o nascimento de novos Malcon, Arana ou Marquinhos. Diante dessas duas vertentes de opinião, pessimista e otimista, é necessário entender um pouco como o Timão utiliza as crias da base no time principal.

Não parece relevante considerar episódios em épocas distantes, pois, mesmo que façam parte da cultura pela memória e história, o clube, o futebol, o país, o mundo mudou, continua a mudar e narrativas são sempre relativas aos contextos. É válido dizer que o Corinthians e os corintianos trataram a base de modo diferente ao longo do tempo.

Rivelino ter sido escrachado, não seria hoje prova de quão maltratamos os jovens mesmo porque as partidas do time de base do “Garoto do Parque” ficavam tão cheias de torcedores quanto dos jogos profissionais. Luizinho e Roberto vindos do varzeano Maria Zélia são valorizados como autênticas revelações corintianas, tal qual Ronaldo, Sylvinho e Edu. Em contrapartida, poucos se lembram dos “terráticos”.

Atualmente, quando se fala em “apostar na base”, a lembrança mais próxima de muitos torcedores são os resultados mais tristes da história do Corinthians em 2007. No contexto, após o rompimento da parceria com a MSI, a nova diretoria da época (grupo da atual gestão) “apostou na base”, já que o elenco profissional antes “galáctico” e campeão do Brasileirão de 2005 sofreu um desmanche sem precedentes. Em um cenário de reveses dentro de campo e falta de credibilidade pela herança de escândalos na administração anterior, com o rebaixamento para a Série B a maioria dos jogadores se queimou e a reestruturação do clube se iniciava com um “trauma”.

Desde 2008 as crias da base foram utilizadas de modo comedido pelo futebol profissional do clube, em especial pelos times titulares do Corinthians. “Política” reafirmada durante todo o ciclo de conquistas, momentos inesquecíveis, construção de fabulosas estruturas e presença de grandes jogadores (também desmanches de elenco e dívidas milionárias). Com os resultados positivos em campo, a torcida também não se incomodava com o número reduzido de revelações no “time de cima”.

Do início do fim da era-Dualib (2005) até 2021, setenta e quatro (74) atletas formados nas categorias de base e que também compuseram o plantel profissional do Corinthians estão em atividade pelos gramados do mundo – informações coletadas no banco de dados de jogadores e planteis do site especializado em futebol “transfermarkt.com.br”.

Entre os 74 jogadores não estão contabilizados os atletas que já encerraram a carreira ou que ainda possuem contrato em vigência com o Timão – exceção dos que saíram definitivamente e depois voltaram ao clube. Também não são considerados atletas que estão sem jogar a alguns anos, mas constam com carreira ativa na fonte da pesquisa.

De 2005 a 2021 a base formou todo tipo de atleta, de top mundial aos que não se firmaram na carreira. Os 74 jogadores considerados permitir chegar ao menos em duas equipes competitivas para o nível mundial e nacional (Quadro 1).

Quadro 1 – Jogadores de maior sucesso na carreira revelados nas categorias de base e integrantes do plantel profissional do Corinthians (2005-2021).

Fonte: “transfermarkt.com.br”, acesso 11 de junho de 2021.* Martinelli não chegou a compor o plantel principal do Corinthians, mesmo na base sua passagem foi rápida, mas é um caso de talento raro que saiu do clube antes de assinar contratos profissionais.

Com uma formação tática no 4-1-4-1, o “onze ideal” de “pratas-da-casa” seria formado por atletas que atingiram ou ainda atingirão os pícaros do futebol mundial. Mas, antes de saírem do clube apenas Arana e Malcon brilharam por mais de um ano como titular. Se considerados os reservas, somente Maycon e Dentinho da base foram titulares incontestes.

Não há falta de “craques” ou ótimos jogadores na base do Corinthians, mas que esses por diversos motivos pouco jogaram pelo futebol profissional do Timão.

Para melhor aproveitar a base deve-se considerar que, apesar de algumas “gerações” serem mais profícuas, não há uma lógica geracional para surgir grandes jogadores. No máximo pode-se dizer que de 3 a 4 anos um seleto grupo poderá ter “grande sucesso” no futebol. Entre esses alguns vão “estourar” rápido, outros demoraram mais.

É relevante saber que no período considerado o Corinthians revelou poucos zagueiros e volantes, tal qual em 15 anos não surgiu centroavante melhor que Jô e lateral-direito como Fagner. Muitos garotos do meio e dos extremos se mostraram talentosos, mas alguns demoraram a despontar ou nunca jogaram no Timão. Goleiro e lateral-esquerdo são posições que revelamos com facilidade, ainda que nem todos sejam craques.

Não se pode desconsiderar que o futebol é “uma grande máquina de moer gente” e que para chegar a 22 jogadores do nível bom ao top, centenas de postulantes passaram pelo Corinthians e mais outros tantos tiveram carreiras de menor relevância.

O Quadro 2 evidência que é possível formar 2 times com atletas oriundos da base com condições de competitividade ao menos da faixa intermediária do Brasileiro Série A, da Série B ou mesmo poderiam compor sem obrigação de titularidade um eventual elenco profissional do Coringão. Dentre os listados é possível contar somente Júlio Cesar e Betão como tendo sequências de titulares em dois anos distintos no profissional.

Quadro 2 – Jogadores de sucesso intermediário revelados nas categorias de base e integrantes do plantel profissional do Corinthians (2005-2021).

Fonte: “transfermarkt.com.br”, acesso 11 de junho de 2021.

Sem os atletas da base como um todo, mesmo os que não se tornam profissionais, seria impossível formar qualquer time para revelar grandes jogadores. Um dos sinais da grandeza do Corinthians é que independente de empresários, diretores e treinadores o clube vai revelar atletas para o topo do mundo e também para atuarem em lugares remotos do planeta. É o papel social de um clube grande na história do futebol mundial.

Abaixo, o Quadro 3 lista mais 22 atletas que estão ou estariam em um nível de competitividade de faixas intermediárias da Serie B, da Série C e da Série D do Brasileiro ou somente em nível estadual ou regional.

Quadro 3 – Jogadores de sucesso modesto revelados nas categorias de base e integrantes do plantel profissional do Corinthians (2005-2021)

Fonte: “transfermarkt.com.br”, acesso 11 de junho de 2021.

Nenhum dos atletas listados no Quadro 3 jogou mais do que partidas isoladas e nunca chegaram à titularidade do Corinthians. Talvez sejam jogadores sem perfil para aproveitamento no clube. Curioso os muitos nomes tratados com grande expectativa pelo desempenho na base e que não “vingaram” no profissional ou não se firmaram como grandes jogadores, como Vidotto, Marciel, Cassini, Lulinha, Oya e Abuda.

Nos quadros acima não foram listados e estão contabilizados entre os 74 atletas pesquisados Lucas Roncatto (2014-2015, sem clube), Elias (2011-2012, Customs United- Tailândia), Fran (2011-2012, sem clube), Zé Paulo (2014-2017, Thanh Hoa- Tailândia), Marcelinho Gil (2009-2011, Taubaté-Sem Clube), Carlinhos (2017-2021, São Caetano-Sem Clube), Taubaté (2010-2011, Santa-Rita-AL-Sem clube), Isaac (2016, Portuguesa-Sem Clube). Não entram na conta, pois mesmo ativos no “transfermarkt.com.br” parecem estar com carreia encerrada, Ji-Paraná, Rafael Fefo, Wendell, Eduardo Ratinho e Bruno Bertucci.

O quantitativo de atletas formados e aproveitados nos últimos quinze anos no futebol profissional dá uma média de pouco de 5 jogadores da base no profissional a cada 12 meses. Número equiparável a outros grandes clubes brasileiros. Em 2021 com a aceleração do uso da base, torcida, dirigentes e técnicos precisam ter paciência, pois entre 15 ou 20 jogadores oriundos das categorias inferiores que estão no elenco profissional, bem acima da média. Desses sairão 5 ou 6 excelentes atletas, tal qual tenderão a se formarem 6 ou 7 jogadores intermediários e mais 7 ou 8 de nível modesto.

Por fim, carregar a mística do antigo “Terrão” do Alvinegro de Parque São Jorge reserva uma grande responsabilidade. A nós, torcedores, vale entender que a base serve antes para compor o “time de cima”, substituir aqueles jogadores “apostas” (duvidosas!¿) de times menores ou “estrelas” com pequeno custo-benefício. Daí quem sabe, com muita dedicação Donelli, João Victor, Raul Gustavo, Lucas Piton, Adson, Mantuan, entre tantos poderão se afirmar eternamente em nossos corações.

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Carlos Dias

Réplicas desse post

Foto do perfil de Marcello

Marcello 86 posts

@marcello.soldan em 14/06/2021 às 22:16

Gosto muito do Xavier! No final do texto quando citei os nomes faltou uma vírgula na frase, no 'entre tantos' Xavier é o primeiro da lista, basta querer e se esforçar.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Igor Rykovski

    Prefiro esse Fagner e prefiro o time desse jeito

    Última resposta há 13 segundos por Mohamad Ali Smaidi

    62respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elias Souza Soares

    Olha o comentário do torcedor santista sobre o estádio do Corinthians

    Última resposta há 15 segundos por Jhonny Alemão

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Anderson Costa

    Sardinhas dando o braço a torcer kkkkk

    Última resposta há 17 segundos por Tiago Meirelles

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Filipe Mateus

    Feliz pelo Bidu

    Última resposta há 19 segundos por Rubens B.

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Bruce Wayne

    Carille é bom treinador sim!

    Última resposta há 20 segundos por Atrako Null

    39respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Silveira Borges

    Rapaz não sendo corneta, mas já sendo

    Última resposta há 38 segundos por Coringão Timão

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Diego dos Santos Blundi

    Melhores jogadores do Corinthians no Paulistão

    Última resposta há 55 segundos por Ermerson Dias de Farias

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maicon Martins

    Corinthians jogou mal demais ontem!

    Última resposta há 57 segundos por Sogra do Antônio

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Michel Albuquerque Maciel

    Meio dia e nenhuma notícia de depredação

    Última resposta há 58 segundos por PiorPresidente da história

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roger timão

    Romero, PH e Coronado serão titulares

    Última resposta há 1 minuto por Ernesto de Minas

    6respostas

    acessar o tópico