Conheça a Esportiva
x

Post de Fernando no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Resumão da análise:

Sylvinho é um b****. Não poderia estar no cargo de treinador do Corinthians.

Abraço e vai Corinthians!

em Análise dos jogos > Análise tática Corinthians x Atlético-MG – Sylvinho na corda bamba

Em resposta ao tópico:

Sylvinho argumentou que o time perdeu rendimento no segundo tempo devido ao cansaço. Uma desculpa bem incoerente, uma vez que o Corinthians teve seis dias sem jogos e o Atlético-MG vem de um jogo contra o Boca Juniors. As táticas usadas por ele, além de previsíveis, foram muito vergonhosas diante de um time que não estava difícil fazer marcação média.

Há tempos que eu vinha sugerindo a contratação do Hulk, principalmente no início desse ano quando o valor de mercado dele estava baixo. Muitos disseram que Hulk estava em fim de carreira, que “era mais um velho”, que não jogava nada, péssimo jogador na Copa...e agora ele vem arrebentando no Atlético-MG, com gols e assistências. Agora Hulk, por si só, não teria feito a diferença se Cuca não tivesse tomado a iniciativa antes. Porque ele percebeu o que estava errado, e corrigiu isso. Vamos analisar a partida e ver no que Sylvinho errou e em que sentido Cuca teve mérito.

PRIMEIRO TEMPO

O Corinthians entrou em campo num 4-3-3 e numa atitude defensiva, sob marcação de média pra baixa e em linha, buscando explorar um contra-ataque, que acontecia num 4-2-4 em ataque, com Roni ou Gabriel infiltrando na área. O início do jogo foi bastante preso no meio-campo. Como Cantillo era neutralizado por três jogadores – Hulk e dois meias – os zagueiros e laterais forçavam uma ligação direta ao ataque. Quando Mateus Vital conseguiu puxar para o meio aos dez minutos, houve toda uma jogada pela direita e pela esquerda que deu certo perigo.

Cuca dava broncas em Hyoran, Hulk e Nathan com o objetivo de velocidade e proximidade pelo meio, coisa que aconteceu aos 15 minutos. Essa aproximação entre eles se dava pouco por causa de Mateus Vital – isso mesmo que você leu -, Gabriel e Cantillo. Gustavo Silva circulava entre a esquerda e o meio para tentar interceptar alguma bola, e isso até servia para dar tempo a nossa marcação.

Aos 26 minutos, Fagner ajuda a construir toda uma jogada, com Jô conseguindo girar e tocar para Gabriel, que avança ao ataque, mas demora pra tocar pra Vital, sendo interceptado. Mas Vital ainda recuperaria, puxaria para o meio, driblaria - nesse momento se tornou o 6º jogador com mais dribles no Brasileirão com 17 vezes – e tentaria um chute. Isso aconteceu porque foi os passes foram acelerados para explorar os buracos, coisa que deveria acontecer com mais frequência.

E então, finalmente, Gustavo Silva consegue marcar o gol em homenagem ao pai e ao avô! Isso graças ao desarme do Cantillo em cima do Nathan e deu um passe em profundidade para o Gustavo na esquerda, que ficou no mano a mano com o zagueiro – já que Dodô estava voltando do ataque que não deu certo, - driblou e chutou no cantinho!

Hulk no primeiro tempo era neutralizado pelo fato de não ter ninguém próximo a ele. Tanto que aos 43 minutos ele tentou criar uma jogada pelo meio, mas foi desarmado por...Mateus Vital! Aliás, Sylvinho passou a pedir Vital pelo meio para cercar o adversário na marcação média/baixa. Um minuto antes disso, Fagner se tornou o sétimo jogador com mais passes errados no Brasileirão com 56 vezes.

O mapa de passes do Atlético (azul) revelam a intenção em marcar exclusivamente Gustavo Silva e com marcação média pelo meio. Aí vocês entendem que Mateus Vital realmente foi pouco acionado.

E o mapa de calor revela que o Atlético se movimentou no campo todo, mas com ênfase no meio e pelo lado direito. Mas como vocês podem ver, a marcação média pra baixa foi muito enfática.

SEGUNDO TEMPO

Cuca fez o nó tático perfeito: percebendo que o problema era compactação em velocidade – estavam jogando muito afastados –, ele colocou Eduardo Sasha no jogo e tirou Nathan. Com isso o time jogou num 4-2-4, Hulk virou meia-direita, que é a posição original dele, desse modo dando muito trabalho pelo Fábio Santos, e deu mais liberdade ao Jair pelo meio. Tanto que os primeiros 10 minutos foram de ataques pelo lado do Fábio Santos – no lance perigoso aos três minutos, Hulk se tornou o sétimo jogador com mais dribles no Brasileirão, com 17 vezes, e foi pelo lado direito. Aos oito minutos, Hulk dá um passe para Mariano livre, que cruzou errado. 30 segundos depois, Mariano rouba a bola pela direita na saída do Fábio Santos, cruza para Zaracho, que cabeceia e Cássio faz milagre.

Percebendo a esperteza da mudança, Cuca ampliou mais ainda e colocou Calebe no lugar de Hyoran para melhorar a bola pelo lado direito, dando mais liberdade ao Hulk. Mas Jair, que vinha jogando bem, sofreu uma falta, caiu de mal jeito, hiperextendendo o braço, e entrou Tchê Tchê, mantendo esse poder ofensivo pelo meio que Jair vinha produzindo. E na mesma falta em questão, Hulk cobra e marca o gol, “vingando” o Jair.

Sylvinho colocou Vitinho no jogo, dessa vez com ele entrando como meia-esquerda. Cinco minutos depois entraria Marquinhos no lugar do Gustavo Silva. Mas pouco adiantou porque Tchê Tchê fazia o que Jair vinha fazendo e atacou também pelo lado do Fagner, gerando sérios perigos por ali. E aos 38, Hulk marca após falha do Fábio Santos na dividida.

Só depois da virada, aos 43 minutos, Araos e Luan saíram para chegar Cantillo e Roni, mostrando o desespero e fraqueza do Sylvinho – até porque essa substituição era pra ter feito ainda aos 20 minutos. E então o Corinthians pressionou perigosamente até faltando três minutos para o fim.

OUTROS DETALHES

Notem que o Atlético pressionou muito mais pelo lado direito, mas mesmo assim sendo mais ativo por todo o campo. Ao contrário do Corinthians, que atacou bem mais pelo lado direito com Gustavo Silva.

26% do jogo no nosso campo de defesa e apenas 20% no campo adversário é péssimo. O que Cuca fez no segundo tempo contribuiu e muito para esse número.

Quem critica Mateus Vital deve pensar duas vezes ao olhar esse mapa de posicionamento médio. Notem que há um enorme buraco no lado direito deles, lado esse que Vital poderia ter explorado se tivesse recebido mais bolas em ataque. E o mapa de calor mostrado no início prova isso.

CONCLUSÃO

Uma das coisas que gostava no Mancini é que mesmo com o time ganhando, ele mantinha uma marcação de média pra alta, buscando ampliar e jogando o mais compacto possível dentro do que era possível. Quando vejo Sylvinho recuando totalmente o time após o gol, fazendo marcação baixa, é impossível defende-lo. Entendo quem não gosta do Mancini, mas tenho certeza absoluta que se ele estivesse ainda treinando o Corinthians, não estaríamos com 38% de aproveitamento e estaríamos no mínimo brigando por um 5º lugar.

Por que eu digo isso? Por vários fatores. João Victor não exerce a sua principal função, que é ir ao ataque, por preferência do técnico. Lucas Piton, hoje, sem dúvida, não deve ser reserva do Fábio Santos: há tempos que assevero a limitação defensiva dele. Vitinho mal é acionado em campo quando entra, Vital a mesma coisa. Adson então nem se fala: ele é um dos melhores meias-de-criação e sofre a mesma desonestidade coletiva do Vitinho. Matheus Araújo – o melhor meia-de-criação da base – e Guilherme Biro – que é o melhor lateral-esquerdo – são mandados de volta pra base, Felipe Augusto e Cauê, centroavantes dos melhores que temos na base, não entram. Gabriel Pereira, que é um articulador externo direito, não entra; e Varanda - que é o único ponta-esquerda que temos - não tem entrado há tempos. Não tem nexo nenhum criticar Vitinho ou Adson quando o sistema do Sylvinho é atacar totalmente pelos lados (amplitude) ao invés de atacar também pelo meio, e não tem nexo criticar Mateus Vital quando a prioridade é atacar pelo lado direito ao invés do esquerdo, como foi hoje. Além disso, Mancini trouxe uma abordagem tática que há muito não se via, e ele só foi massacrado na Sul-Americana por colocar jogadores que ele claramente não queria em campo, jogadores que não estavam surtindo resultado e que não estão surtindo agora. E os números e desempenhos falam por si. Os únicos que se salvam nesse jogo, além do Vital, é o Jô.

O próximo jogo do Corinthians é contra o Cuiabá e depois contra o Flamengo. Depois desse jogo de hoje, receio que Sylvinho definitivamente esteja com a corda no pescoço. Sem querer ser demagogo, mas acabando por ser, confesso que depois do jogo pensei na sentença bíblica a Belsasar em aramaico “Mene, mene. Tequel. Parsim”. “Mene (contado, contado)” porque o valor técnico e tático dele é claramente pequeno. “Tequel (pesado)”, porque, pesando todos os jogos dele - Sylvinho com 14 jogos tem três vitórias apenas e 23,8% de aproveitamento em casa -, ele está muito “em falta”. Só não dá pra colocar “Parsim (dividido)” porque não tem como fazer uma paráfrase dessa palavra não! (:D) Mas resumindo, não dá pra defender alguém com um retrospecto tão péssimo assim. E a única certeza que tenho é que, definitivamente, Sylvinho não tem como continuar como técnico desse clube.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Fernando

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Rogério Felippe Gilioli

    Palavras de António Oliveira

    Última resposta há 4 segundos por Andrade Andrade

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Barbosa

    Mestre Carille lendário

    Última resposta há 7 segundos por Anderson Dimarccione

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Ambrosio

    Pessoal acreditou que o aluguel da Arena foi 1 milhões de reais

    Última resposta há 9 segundos por King Dwight

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Anderson Costa

    Sardinhas dando o braço a torcer kkkkk

    Última resposta há 13 segundos por Vinícius Grande

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Filipe Mateus

    Feliz pelo Bidu

    Última resposta há 17 segundos por Rubens B.

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de djalma

    Bidon, duelos fisicos com vídeo

    Última resposta há 25 segundos por Luis soung ju kim

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Falcão

    Ele era craque quando chegou

    Última resposta há 30 segundos por RC Timão

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Diego dos Santos Blundi

    Melhores jogadores do Corinthians no Paulistão

    Última resposta há 42 segundos por Olha_o_Romarinhooo Goooooooooool

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thélio Caudinski

    Pela primeira vez vendo o Corinthians e na minha cidade... Como foi em Cascavel

    Última resposta há 55 segundos por Valdomiro Mantovani

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rodrigo Borges

    Corinthians/Palmeiras/Santos engrandeceram o São Paulo

    Última resposta há 1 minuto por Ítalo Henrique Martins

    10respostas

    acessar o tópico