x

Post de Rodrigo no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Essa regra que limita mudança de treinador só prejudica o futebol brasileiro e beneficia somente esses imbecis pseudos técnicos de futebol que estão afundando com a qualidade do nosso futebol.

Sobre a analise não tem o que acrescentar, excelente como sempre, o único ponto que discordo um pouco é do Sylvinho ser pior que o Coelho, acho que ambos são horríveis por igual, da um empate essa disputa do pior treinador rs

em Análise dos jogos > Análise tática Corinthians x Flamengo - um jogo sem estratégia nem...

Em resposta ao tópico:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/810681/analise-tatica-jogo-corinthians-e-gemio-cade-o-pessoal-que-pedia-renato-gaucho Análise tática jogo Corinthians e Gêmio: cadê o pessoal que pedia Renato Gaúcho? Análise tática jogo Corinthians e Gêmio: cadê o pessoal que pedia Renato Gaúcho? VOLTEEEEEI! Tive problemas nos últimos dois jogos - no último domingo inclusive fui mesário - mas voltei com o dedo afiado no teclado! (E estou escrevendo pra... meutimao.com.br meutimao.com.br

Quando o Corinthians de Vágner Mancini empatou contra o Grêmio do Renato Gaúcho por a 1 a 1 – na qual eu fiz uma análise naquela ocasião – muitos gremistas e até mesmo flamenguistas disseram que o Corinthians poderia até ter virado aquele jogo, mesmo na condição de 2 jogadores a menos, com eles tendo um estilo de jogar semelhante ao Flamengo de agora. Isso porque, naquela ocasião, Mancini armou o time de modo a fazer forte marcação média, neutralizando o Jean Pierre colocando Gabriel para neutralizar o meio, adiantando Cantillo e dando liberdade ao Luan de falso 9 flutuar no ataque, deixando Otero como articulador, Jhonatan Cafú e Davó como pontas, sendo que Cafú fazia a transição da esquerda para a área em conjunto com Luan. Quando 2 foram expulsos, o Corinthians jogou em 2 linha de 4 ou uma linha de 3 e outra de 5, atacando pelos lados devido a falha defensiva do Grêmio nesse setor graças aos que entrariam depois.

Nesse jogo contra o Flamengo do Renato Gaúcho, a situação foi totalmente diferente. O Corinthians, agora com Sylvinho, veio pra ser um time totalmente defensivo, com marcação baixa, num 4-5-1 com 3 volantes. Mas além de vir de forma totalmente defensiva, as falhas foram outras – que serão exploradas nesse artigo.

PRIMEIRO TEMPO

O Flamengo veio num 3-5-2 alternando para o 2-3-5 ou 3-2-5 em ataque, buscando principalmente superioridade numérica – a superioridade posicional só viria caso conseguisse tirar Cantillo e os laterais das suas posições, como aconteceu no primeiro gol do Flamengo após a marcação alta do Willian Arão para interceptar o passe de Cantillo e tocasse pra Éverton Ribeiro para meter aquela bomba no gol.

Após o gol, o Corinthians tentou fazer marcação média pra alta, porém o Flamengo, com seus meias que brigam o tempo todo pela bola, facilmente conseguiam tomar a bola e fazer a bola rodar. Um dos melhores lances do Corinthians foi aos 14 minutos após uma bela jogada de corpo do Gustavo Silva que correu sozinho para o lado esquerdo e cruzou com perigo. Outro que buscou o jogo foi Adson, buscando velocidade para fazer marcação alta. 3 minutos depois, Arrascareta responderia com uma finalização perigosa na área. E aos 19 minutos, Fagner se tornou o 7º jogador com mais passes errados no Brasileirão com 64 vezes.

Naquela finalização do Arrascareta, o Flamengo chegou a 173,97% acima da sua média de finalização certas esperadas até esse momento do jogo – isso pra vocês verem o quanto o Corinthians é falho defensivamente. E aos 23 minutos, o Flamengo gerou toda uma construção de jogadas com Gabigol, Diego tirou do Cássio, mas não cruzou corretamente. Em contrapartida, aos 23 minutos, Gabriel se tornou o 1º jogador no Brasileirão com mais interceptações de passes. E o Flamengo continuava fazendo marcação alta, forçando os defensores a darem chutões pra frente.

Aos após Gabigol sair de 3 para o cruzamento no Bruno Henrique e a consequente finalização na trave, este se tornou o 1º maior finalizador do Brasileirão com 20 chutes certos, ao mesmo tempo em que foi mostrado que o Flamengo precisa em média de 3,73 finalizações certas pra fazer 1 gol, já tendo 3 finalizações até aquele momento...e então, no escanteio posterior a esse lance, Gustavo Henrique faz o seu gol de cabeça. E 5 minutos depois, após uma bola longa do defensor para o Gabibol, ele cruzou para o Bruno Henrique, nas costas do Fábio Santos, para marcar o terceiro gol.

Esse mapa de calor mostra a diferença absurda do Flamengo com o Corinthians. Notem que os ataques foram muito pela direita no lado do Fagner, e só no segundo tempo foi pelo lado esquerdo.

Notem que Fábio Santos, Roni, Fagner e Adson recuado – como será mostrado no mapa de posicionamento médio – foram os que mais passaram a bola. Cantillo passaria apenas 11 vezes na bola. E aí entendemos o segredo da vitória do Flamengo: eles entenderam que uma marcação alta que neutralize os volantes, sabendo que o Corinthians jogaria num 4-5-1 com 3 volantes, impediria a saída de bola deles e teria assim mais domínio, até porque o Corinthians é falho e lento defensivamente. E isso explica a quantidade de passes perdidos por Gabriel e a pouca participação de Cantillo.

Os únicos que finalizaram no Corinthians, foram Gabriel, Roni e Jô. O Flamengo finalizou 12 vezes, 5 a gol, 4 fora, 1 na trave e 3 bloqueados de alguma forma. 2 dessas finalizações foram na pequena área, 6 foram na grande área e 4 fora da área. 9 desses lances foram de bola rolando e 3 de bola parada.

Notem, por esse mapa de passes, o quanto o Corinthians (laranja) foi massacrado no meio-campo. Percebam também que o Flamengo soube interpretar algo conhecido do Corinthians que é tocar exclusivamente pelos lados, fazendo com que eles tomassem a maioria das bolas por ali.

SEGUNDO TEMPO

Logo no início, Sylvinho tirou Roni saiu para entrar Xavier, e Vitinho entrou no lugar de Gabriel. O objetivo era mudar o esquema para um 4-1-4-1 alternando para um 5-4-1 com Vitinho na posição original dele que é a ponta-esquerda, centralizando Adson e os 3 meias revezariam constantemente de posição. Mas logo aos 3 minutos, Flamengo ainda pressionou e Bruno Henrique até fez o gol, mas tocando acidentalmente na mão antes, validando corretamente o gol. E num contra-ataque, o cruzamento é dado para Arrascareta, que finaliza com perigo, mas Cássio defendeu.

Araos entrou para sair Cantillo, com isso abrindo mão totalmente dos 2 volantes, jogando apenas com 1, e jogando bem mais aberto. Araos entrou para jogar na meia esquerda, Adson como meia-articulador e Vitinho como meia-atacante - exatamente como devem ser colocados em campo e que só agora, em pleno desespero e hipocrisia (ouso falar isso), Sylvinho resolve fazer isso, colocando os jogadores nos lugares certos depois de estar perdendo de goleada e com o cargo em jogo. Marquinhos entraria depois para sair Adson, já que Sylvinho, erroneamente, achava que o problema era velocidade. Mas nem preciso dizer que o Flamengo continuava dando blitz.

O melhor momento do Corinthians foi aos 32 minutos numa ligação direta do João Victor para Gustavo Silva, que cruza para Marquinhos, não pegando bem na bola e Jô pior ainda. Mas no lance seguinte, num contra-ataque em falha de recomposição do Fagner e quebra de linha do Gil, há toda uma construção de ataques e o Flamengo desperdiçou mais uma chance perigosa de gol.

E acho que, pela primeira vez desde que chegou ao clube, Sylvinho realizou todas as 5 substituições, colocando Mateus Vital em campo. E então Vitinho, que foi o jogador mais desprestigiado taticamente pelo Sylvinho, após um rebote de escanteio, meteu um balaço na bola, Léo Pereira desviou e matou o goleiro. Vital, de fora da área, ainda finalizaria perigosamente na trave

OUTROS DETALHES

O Flamengo atacou muito pelos dois lados devido as falhas defensivas dos laterais e do Gil, quebrando as linhas. Agora notem a previsibilidade do Corinthians em explorar apenas o lado esquerdo com Gustavo Silva.

33% de bola no nosso campo e apenas 19% no campo adversário é extremamente desalentador. E esses números são bem enfáticos em mostra o poderio ofensivo do time.

Esse mapa de perdas de posse de bola do Corinthians mostra aquilo que falei antes: o do quanto o Corinthians é imbecilmente previsível em atacar pelo lado do Gustavo Silva. Não à toa que o Flamengo conseguiu nos neutralizar com muita facilidade. Gustavo Silva perderia a bola 5 vezes, Adson 4, Araos e Vitinho 3, Roni e João Victor 2, e Xavier, Gabriel, Gil e Fagner 1 vez.

Notem como o Corinthians abriu muito os espaços pelo meio e pelas laterais, gerando aquela blitz toda. Agora notem só a linha ofensiva de 5 a 6 do Flamengo. Isso prova a ideologia do 2-3-5 ou 3-2-5 como foi explicado antes.

QUAIS FORAM AS FALHAS DO CORINTHIANS?

Uma das falhas foi em jogar totalmente defensivo, com marcação baixa. Mas a principal das falhas foi em jogar com as linhas extremamente abertas. Sabendo que eles têm meias rápidos que se infiltram na área com passes rápidos, vemos que a mentalidade do Sylvinho definitivamente não é a melhor – e esse jogo ficou claramente evidente. Sem falar que Fagner, Gil e Fábio Santos quebraram várias vezes as linhas defensivas.

Outro fator determinante foi jogar com 3 volantes nesse esquema de jogar com as linhas abertas e com amplitude, gerando aquela blitz de ataques pelos lados, principalmente com as articulações de Éverton Ribeiro com mais eficiência do que o Diego. Também é preciso salientar que o Corinthians jogou com as linhas extremamente afastadas, e contra o Flamengo, jogar compactado, fazendo marcação média, e acelerar os passes, era a solução. Por isso que na última análise sugeri o mesmo 4-5-1, porém tirando Roni para entrar Araos e centralizando Adson. Assim, o time aceleraria os passes e seria mais dinâmico – tanto que quando Araos entrou para jogar com Adson, o time melhorou.

E por fim, manter Jô em campo foi uma enorme tolice. Ficou perceptível que o problema do Corinthians não foi bola na área, mas sim compactação pelo meio e aceleração dos passes. Mais inteligente seria colocar Luan no lugar de Jô para aumentar o poderio de passes no meio campo.

CONCLUSÃO

O corporativismo associado ao demérito de jogadores é o que está minando o clube. Carreiras estão sendo destruídas em prol desses dois fatores. A mudança precisa vir, e pra ontem. Sylvinho conseguiu ser pior do que o Coelho: desmereceu as poucas descobertas feitas pelo Mancini, barrou jogadores que não deveria barrar e deixou o time fraco tecnicamente. Os poucos passos que foram dados para frente foram desmerecidos com vários e vários passos para trás. O próximo jogo do Corinthians é contra o Santos na casa do Santos...o que o Corinthians fará para mudar a situação da instituição? Pois há toda uma torcida com total razão, que não está se esquecendo fácil de tudo o que vem passando.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Rodrigo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Messi Corinthiano

    Carlos Miguel x Cássio nos últimos 14 jogos (Surra)

    Última resposta há 3 minutos por Dk Martins

    67respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Smith Doe

    Em relação ao Cássio, não sei vocês

    Última resposta há 4 minutos por Jordan C S Santana

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roger Silva

    Gabriel "Pitbull, de volta kkkkkkkkkkkkkkk

    Última resposta há 4 minutos por Frank Castle

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Sazatin

    Bidon é o nome

    Última resposta há 4 minutos por Bruno Araújo

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Tuca

    Em breve camisa 7 e 8 livres, vê se não erra diretoria, as duas maiores camisas do clube...

    Última resposta há 5 minutos por Sammersom Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Dk Martins

    Ufa o Cássio assumiu a culpa pela derrota do Corinthians kk..

    Última resposta há 13 minutos por zzba bazz

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Felipe Xavier

    Segundo análises, Cássio é o segundo pior goleiro na temporada

    Última resposta há 13 minutos por Corinthiano Sofredor

    126respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano Sofredor

    Fora Cássio e fora Fagner! Chega de prejudicarem o Corinthians!

    Última resposta há 13 minutos por Bruno Araújo

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio de Carvalho

    Sobre Garro e demais

    Última resposta há 22 minutos por Vinicius Rebouças

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Dick Duck

    Depois do Banana Andrade, agora temos o Banana Melo?

    Criado em 30 minutos por Dick Duck

    0respostas

    acessar o tópico