Conheça a Esportiva
x

Post de Félix no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Já me pediram algumas vezes para que eu fizesse o que seria a minha escalação ideal.

A forma como coloquei está inteiramente baseada na filosofia de 3 zagueiros com forte interligação entre o meio-campo. Outras escalações elaboradas aqui são apenas conceitos que podem perfeitamente serem aplicadas em campo.

ESCALAÇÕES

3-4-3 titular alternando para 3-5-2

Esse seria o meu time titular de fato. Aqui eu coloquei Renato Augusto de volante box-to-box (o tradicional segundo volante), que é uma das funções que ele faz, além de meia. Coloquei Giuliano próximo ao ataque porque a posição dele de fato é meia-atacante, e a sua função atual é ser um meia-de-criação agudo que percorre todos os lados do campo. Ele e Luan podem revezar facilmente a função de falso 9, interagindo com Gustavo Silva e as infiltrações de Renato Augusto e Gabriel. Tanto João Victor quanto Raul Gustavo, nesse esquema, podem se infiltrar no meio-campo. Gustavo Silva trocaria de posição com Fagner e Giuliano (e até mesmo João Victor se der essa liberdade, desde que nesse momento Gabriel fique na retaguarda), e Luan revezaria com Renato Augusto, Lucas Piton e Giuliano.

Defensivamente, duas linhas de 4 ou uma linha de 4 e outra de 5 com Gustavo Silva adiantado são o suficiente, fazendo uma marcação média.

3-4-3 alternativo

A alternativa aqui é proporcionada por Adson no meio-campo como um meia-de-criação e Vitinho na ponta esquerda, que apesar de não ser a função dele, ele tem velocidade pra isso. Também foi colocado Felipe Augusto como centroavante devido a ele ter um pouco mais de velocidade do que o Cauê. Adson, Vitinho e Gustavo Silva revezariam constantemente de posição. Um dos zagueiros pode ir ao meio-campo em momento oportuno para obter superioridade numérica e dar espaço para o Adson.

3-5-2 alternativo

Aqui apresento algo bem interessante: Luis Mandaca e Cantillo jogando juntos, com Adson centralizado e Gustavo Silva de segundo atacante. Mandaca, assim como Cantillo, é um regista, com a diferença de que ele é um pouco mais versátil: também joga como zagueiro e meio-campista. A média de passes certos dele é absurda. Com Mandaca, Cantillo e Adson, a responsabilidade de Cantillo em armar jogadas diminui e muito. Portanto, passam a ser 3 homens armando o jogo.

3-6-1 sem laterais

Essa escalação é visando um jogo mais ousado ou substituindo para o segundo tempo. Giuliano pode jogar tanto ali quanto como meia-atacante próximo ao centroavante. Ángelo Araos, jogando na posição dele, pode alternar facilmente de posição com Mateus Vital, Renato Augusto e Giuliano. Vital também pode jogar na posição principal dele que é meia-atacante. Sem falar no poderio ofensivo de Renato Augusto. Como podem ver, seria um time com forte superioridade numérica e posicional, rápido nos passes e extremamente ofensivo. Adson também pode fazer a função do Vital, com bem mais versatilidade do que ele.

CONCLUSÃO

Essas escalações servem para provar, ao contrário do que alguns dizem, que não temos como armar um time além do que vem sendo feito. Mesmo sem Renato Augusto e Giuliano, é perfeitamente possível armar um time poderoso - mas Sylvinho definitivamente não tem a capacidade pra isso.

Lembram dos dois jogos de Fernando Lázaro com o Corinthians, a forma como ele armou o time contra o River Plate com Araos, Roni, Ramiro com 2 gols na partida, Adson, Vital e Bruno Méndez? Detalhe: no primeiro jogo contra eles, o time sob um esquema e alguns jogadores praticamente igual ao que Sylvinho vem escalando. Se queriam uma prova de que é possível ter um time ofensivo com o que temos, tá aí.

VAI CORINTHIANS!

em Análise dos jogos > Minhas escalações ideais

Responder ao post do Félix

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Lino Malta

    Temos o melhor cobrador de faltas pós Jadson

    Última resposta há 2 segundos por Cortes H.

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ernesto de Minas

    Romero x Pedro Raul

    Última resposta há 7 segundos por Hugo Crosara

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rubens B.

    Pra que serviu esse jogo?

    Última resposta há 21 segundos por Rafael fernandes

    54respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus J.

    Off- Nessa páscoa

    Criado em 26 segundos por Matheus J.

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de william gimenes

    Cifut falho

    Última resposta há 57 segundos por Sogra do Antônio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mario Fernandes

    Para quem tá triste porque não alugou para o Santos de novo...

    Última resposta há 1 minuto por João Lincoln

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rodrigo Borges

    Corinthians/Palmeiras/Santos engrandeceram o São Paulo

    Última resposta há 1 minuto por Léo da Fiel

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jhonatan Mauri

    Valeu apena ter alugado a Neo quimica?

    Última resposta há 1 minuto por Danilo Freitas

    63respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caio Santos

    Que time interessante do novorizontino

    Última resposta há 1 minuto por Renato lopes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CLUBE PEUGEOT 2008

    Me expliquem!

    Última resposta há 2 minutos por Teix

    25respostas

    acessar o tópico