x

Post de Leandro no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Muito bom tópico man. É preciso sim pensar fora da casinha. Parabéns pela pesquisa, pela discrição da metodologia de trabalho de cada um e por compartilhar conosco. Como disse nossa amiga mais acima, você fez muito mais do que o Cifut.

em Bate-Papo da Torcida > Para quem tem dúvida de treinadores para o lugar do Seu Sylvio, tá...

Em resposta ao tópico:

Paulo Fonseca: Treinador Português nascido em Moçambique, 48 anos, atualmente está desempregado, mas tem no seu currículo 1 Taça de Portugal com o Braga, 1 Supertaça de Portugal com o Porto, 3x Campeão da Taça Ucraniana, 3x Campeão do Campeonato Ucraniano e 1 Supertaça Ucraniana pelo Shakhtar. Sua metodologia de jogo consiste na troca de passes organizada e envolvendo os 11 atletas em campo e na potencialização das técnicas individuais dos atletas (nosso time conta 5 jogadores de acima da média, sendo eles Fagner, Giuliano, RA, Roger Guedes e Willian, imagina esses caras potencializados tecnicamente falando), ele mesmo diz em suas entrevistas que ama o futebol bem jogado, não é um resultadista, ele quer potencializar os treinos e o time para almejar coisas grandes no campeonato e não apenas com jogos ganhos com meio gol e na sorte. Para finalizar, tem uma característica dele que é conquistar a torcida pela sua forma carismática e diferente dos outros treinadores, já até se vestiu de Zorro numa entrevista após promessa por classificar o Shakhtar para as oitavas da Champions!

Guillermo Barros Schelotto: Argentino, de também 48 anos, desempregado, possui três títulos no currículo, 1 Sulamericana pelo Lanús e um bicampeonato argentino pelo Boca Juniors. Esse é para aqueles que gostam de treinadores ofensivos, desde seu primeiro trabalho, lá no Lanús, já se percebe que o negócio do Schelotto é atacar, ele é daqueles que gosta de fazer 3/4 gols por jogo, construindo principalmente as jogadas pelas pontas, gosta de chegar ao ataque com velocidade e letalidade para poder servir o homem de área, que no caso do Boca era o Ábila e o Tevez, logo depois chegou o Benedetto, seu maior defeito sempre foi tomar muitos gols, mas já no meio de sua passagem pelo Boca, ele começou a potencializar o seu sistema defensivo. Schelotto não gosta que seu time troque muitos passes na defesa, mas se engana quem acha que o time dele rifa a bola, geralmente ele busca ter 2 meias cerebrais no time (Giuliano e Renato Augusto), laterais com amplitude (Fagner e Piton), além de um pitbull com primeiro volante para segurar essa bronca (Xavier). Suas subidas pelas laterais sempre eram muito boas por contar com 2 pontas de velocidade no Boca, aqui temos Roger Guedes e Gustavo Silva com a mesma característica, Muitos apontam ele como principal motivo do bicampeonato do Boca e foi quem levou aquele Boca desacreditado para a final da Libertadores em 2018.

Juan Carlos Osório: Colombiano de 60 anos, atualmente é treinador do modesto América de Cali, esse é velho conhecido dos Brasileiros, ficou conhecido aqui por ser o técnico do caderninho com passagem pelo São Paulo, tem em seu currículo, 4 campeonatos colombiano, 3 pelo Atlético Nacional e 1 pelo Once Caldas, 2 Copas e 1 Superliga da Colômbia pelo mesmo Atlético Nacional, além da Conferência Leste dos EUA pelo New York Red Bulls, tem como característica um futebol que prioriza o ataque e com muitas variações táticas no meio do jogo, até mesmo mudando de posição alguns jogadores mas sem mudar o padrão de jogo da equipe, seus times são conhecidos por serem muito intensos, com muita amplitude e ritmo alto, já que Osório exige dos seus jogadores que eles mantenham posições específicas dentro do campo para potencializar a amplitude e compactação do time, tudo isso fruto de muita intensidade nos treinos, com Osório não basta o jogador se posicionar desorganizadamente e fazer aquilo que já é lhe concebido por característica da posição, o jogador tem que pensar, para poder ocupar espaços em branco naquele padrão já imposto por Osorio naqueles treinos de alta intensidade, muitas vezes seus zagueiros vão até o meio campo, onde encontram 3/4 jogadores livres, pela alta amplitude do time que ocupa vários espaços no campo, com jogadores que entendem o futebol mesmo dentro do campo como Giuliano e Renato Augusto, isso poderia dar muito certo aqui. Um ponto que não gosto muito na filosofia dele é a rotação de jogadores, dificilmente você vai ver ele repetindo escalação. Como eu disse antes Osório prioriza muito a alta intensidade e o jogo coletivos (todos pensando e ocupando espaços em prol do time), então jogadores como Luan e Jô teriam que acordar para a vida com um treinador como ele, já que Osório detesta jogador que fica parado esperando bola no pé, o negócio dele é sufocar o adversário quase que o tempo todo, característica dos times de sua principal inspiração (Bielsa, treinador do Leeds United).

Jorge Almirón: Treinador Argentino de 50 anos, ficou conhecido por levar o modesto Lanús para a final da Libertadores da América em 2017 e por ter ganho três títulos nacionais com o mesmo Lanús em 2016, sendo eles o Campeonato Argentino, a Copa Bicentenário e a Supercopa Argentina, desempregado desde que deixou o cargo no Elche da Espanha, o treinador prioriza o futebol ofensivo, com muita valorização da posse de bola e alta pressão na saída de bola dos adversários, é cotado como um dos treinadores Argentinos mais promissores atualmente, principalmente por ter feito o Lanús jogar um futebol bonito mesmo com peças que não se encaixavam nesse perfil (imagina ele com caras de qualidade ofensivamente, como uns 4 ai que um tal de Corinthians tem), seus últimos trabalhos não foram tão bons quanto o do Lanús e os resultados não foram os esperados, mas é um treinador que vale a aposta. Sua filosofia é inspirada em Pep Guardiola, alguém que ele admira muito. Entre sua passagem memorável pelo Lanús, muitos lembram daquele jogo contra o River nos mata-mata da Libertadores, onde seu time havia perdido de 1x0 no primeiro jogo, foi para o intervalo perdendo de 2x0 e no segundo tempo surpreendeu com 4 gols e despachou o gigante River da competição, o que impressionou muitos pela forte capacidade de reação do seu modesto time.

E ai fiel? O que acharam das sugestões? Tem outras que vocês também acham uma boa? Se sim, deixa ai nos comentários!

Responder ao post do Leandro

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Daniel F L

    Antonio Oliveira já esta demitido

    Última resposta há 0 segundos por Rogeria de Oliveira

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Danilo Angelo SCCP

    SCCP publica nota oficial sobre o caso Matias Rojas

    Última resposta há 17 segundos por Omar Sr.

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fabricio Ruas

    Começou, mais um ano que CÁSSIO começa a se VITIMIZAR

    Última resposta há 1 minuto por Fabricio Ruas

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Myguel Silva

    Deficiências táticas: ninguém vê isso

    Última resposta há 1 minuto por Marcello K.

    91respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Kauê Zambelli

    Após essa partida:

    Última resposta há 2 minutos por Humberto Pereira

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Fernando de Alvarenga Reis

    Porque Antônio quer sair do Corinthians?

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Tadeu Stoduto

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Magno

    Em 2016 ele disse a mesma coisa kkkkkkk

    Criado em 46 minutos por Matheus Magno

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Danilo Gabriel

    Garro o jogador com mais bolas recuperadas no Brasileirão

    Última resposta há 4 minutos por Antonio Morales

    54respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Christian Rind

    Fagner

    Última resposta há 6 minutos por rodrigo almeida

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Heberson amorim pereira

    Tem caroço nesse angu

    Última resposta há 7 minutos por rodrigo almeida

    32respostas

    acessar o tópico