
Por
Félix
que tem 561 posts no fórum
em 24/09/2021 às 22:57
Prefiro o Igor Formiga...possui um passe mais refinado e uma boa infiltração quando quer
O Matheus Alexandre foi emprestado ao Coritiba... Na lateral direita é o João Pedro ou então o Igor Formiga
em Análise dos jogos > Dá pra armar um time com a maioria reserva, com jogadores da base...
Fui desafiado por um amigo a tentar desenvolver um time tão bom quanto a maioria dos titulares, só que com reservas e os jogadores que voltaram pra base ou ainda não jogaram no time - nesse último, eu só peguei um, embora pudesse pegar outros, mas o objetivo era tão-somente montar um time com a maioria conhecida.
Cada um tem uma perspectiva do que é um bom time, o que o torna eficiente...pra mim, um time bem armado é o que:
- Faz marcação média pra alta
- Ataca por todos os lados do campo (não só por amplitude como Sylvinho gosta)
- Reveze de posição com frequência
- Proporcione triangulações para abrir espaços
- Inverta bolas com certa frequência
- Zagueiros participam da construção de jogadas e se infiltram no ataque
- O volante tem que ser bom passador.
Fiz duas escalações, usando o 4-1-4-1. Pensei em fazer numa linha de 3, mas não sei de nenhum outro zagueiro que tem o poder de chegar ao ataque como João Victor e Raul Gustavo - o outro que fazia, Bruno Méndez, está emprestado (e eu fui muito contra o empréstimo). Vamos aos times.
Aqui eu viso passes e jogadas rápidas, principalmente pelo meio, além de uma posse de bola criativa/ofensiva. Matheus Alexandre, além de lateral, joga de zagueiro tanto na direita quanto na esquerda, e pode também jogar de volante. Luis Mandaca é um volante raro: joga tanto de primeiro volante quanto como zagueiro e meia-de-criação, e possui uma média de acertos de passes altíssima. Os zagueiros, assim como no tempo de Mancini e até de Tiago Nunes com Danilo Avelar - que estava se destacando nesse sentido, inclusive com gols, até ter a lesão -, possuem liberdade para sair da defesa para o ataque.
Gabriel Pereira, assim como Ángelo Araos, é um articulador externo, com a diferença que possui velocidade e circula mais no campo. Adson e Mantuan são dois meias-atacantes que jogam como meia-central e circulam no campo. Felipe Augusto, depois de Cauê, é a maior promessa da base que temos, um goleador nato - e está com uma massa muscular bem considerável. Merecia mais chances do que o Jô.
Aqui tive que fazer uma boa dose de montagem, já que tive que achar os jogadores. Nessa escalação, eu faço algumas alterações bem interessantes: na lateral esquerda eu boto Reginaldo, que é o líder em assistências da base hoje, para trocar de posição ou jogar próximo ao Guilherme Biro, que é uma grande promessa: é um lateral-esquerdo que joga de meia-direita. Teria mais velocidade no lado esquerdo. Acrescento também Matheus Araújo, que é um excelente meia. Os quatro revezariam de posição facilmente, sobre as premissas citadas antes.
CONCLUSÃO
Como podem ver, são peças realmente acrescentativas ao elenco. A meu ver, são reservas de luxo, com forte poder ofensivo-criativo. Com treino e abordagem corretas, esse time poderia enfrentar muito bem um Palmeiras, São Paulo, Santos e Atlético-MG - embora eu ache um pouco mais difícil enfrentar um Flamengo, por exemplo, que são inteligentes defensivamente e sabem fazer marcação média pra alta; ou ainda um RB Bragantino, que sabe recompor bem.
Embora eu não tenha colocado, Luan poderia jogar de falso 9 no primeiro esquema, com os meias criativos. Alternando de posição principalmente com Adson, que possui essa característica. Tanto que, no jogo contra o Palmeiras, colocaria ele ou Adson de falso 9 ao invés de Jô.
Se for dada nova chance ao Avelar - que não vejo nada contra, desde que prove que o seu caráter de fato evoluiu -, ele poderia muito bem voltar num time com 3 zagueiros, no lugar do Gil, e o time mudaria totalmente de aspecto.
A intenção aqui foi provar, ao contrário do que alguns dizem, que temos um elenco poderosíssimo, mesmo que não tivesse vindo Giuliano, Renato Augusto, Róger Guedes e Willian. <i>Alguns possuem a concepção negativa a respeito deles porque são muitos acostumados com <b>pontas</b> ao invés de <b>meias externos</b>, e é justamente esse o problema, que é o mesmo do Sylvinho: achar que é imprescindível ter pontas no time.</i> A partir do momento em que vier um treinador que arme um time de modo inteligente e organizado, com as peças que tem, vai melhorar muito. E embora haja pessoas contrárias ao Fernando Lázaro como treinador, quero crer que ele pode muito bem assumir essa função - pra ontem.
VAI CORINTHIANS!
Por
Félix
que tem 561 posts no fórum
em 24/09/2021 às 22:57
Prefiro o Igor Formiga...possui um passe mais refinado e uma boa infiltração quando quer
Última resposta 11 segundos por Rael Oliveira Almeida que tem 154 posts no fórum
87respostas
Última resposta 26 segundos por Rubinho Corintiano que tem 114 posts no fórum
5respostas
Última resposta 32 segundos por Guilherme Rodrigues Barbosa que tem 3.815 posts no fórum
27respostas
Última resposta 35 segundos por Gus Ortiz que tem 17.593 posts no fórum
3respostas
Última resposta 35 segundos por Matheus Miguel que tem 5.206 posts no fórum
12respostas
Última resposta 37 segundos por Inha Flavio B. Souza que tem 4.103 posts no fórum
3respostas
Última resposta 38 segundos por Vinicius Henrique que tem 89 posts no fórum
31respostas
Última resposta 39 segundos por Gustavo Igor Fifres Soares que tem 9.239 posts no fórum
111respostas
Última resposta 58 segundos por Torcedor Puto que tem 5.637 posts no fórum
8respostas
Última resposta 1 minuto por Fábio de Gouveia Pereira que tem 960 posts no fórum
95respostas