Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O porquê de eu acreditar no Sylvinho (mesmo o criticando)

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Victor

Ranking: 342º

Victor 6.871 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/12/2021 às 08:24
Por Victor Gomes (@victor.gomes3)

Oi, gente!

Sim, o título do tópico é esse mesmo. Mas eu não vim aqui justificar escolhas, resultados... Nada disso.

Mas eu vim defender uma ideia que tenho desde o começo: o Sylvinho dar certo como técnico será importantíssimo não só para o Corinthians mas para o futebol brasileiro!

'Que ideia maluca é essa? Você tá viajando!'

Bom, eu explico: eu sempre vou defender que se dê tempo e que se tenha paciência com técnicos. Eu não gosto da cultura imediatista que temos no futebol brasileiro. Contudo, no caso do Sylvinho, essa defesa fica ainda maior.

Nós estamos falando de um cara que foi pelo caminho que, acho que para a maioria aqui, é o mais correto. Começou como auxiliar-técnico do Vágner Mancini, passando por Cruzeiro, Náutico, Sport... Depois chegou ao Corinthians, onde trabalhou com Mano e Tite (dois dos maiores técnicos da história do Clube), foi trabalhar com o Roberto Mancini na Internazionale e depois voltou ao Brasil para ser auxiliar do Tite, dessa vez na Seleção Brasileira. Paralelamente a isso, obteve todas as licenças da UEFA, possuindo hoje a UEFA para o, mais alta de todas.

'Mas isso a gente já sabe. O que isso tem a ver? '

Conseguiram notar o padrão? Sylvinho optou pelo caminho mais longo e de maior preparação. Ele bebeu de várias fontes e foi atrás dos estudos, de ser aprendiz de caras vencedores e de trabalhar nos maiores centros. Além disso, acho que isso ninguém pode negar e todos que trabalharam com ele confirmam: se trata de um profissional muito sério, dedicado e muito inteligente.

Então eu traduzo o que quero explicar pra vocês com aquela frase inicial: Sylvinho não dar certo enquanto técnico seria uma vitória da mediocridade presente em 90% dos técnicos brasileiros e, vou além, da imprensa esportiva brasileira. Para além disso, seria uma vitória especial para um grupo de técnicos metidos a espertos que não conhecem metade dos conceitos presentes no futebol atual. Renato, Luxemburgo, Joel Santana... Esses caras (e alguns outros) simbolizam o porquê do técnico brasileiro ser tão mal aceito lá fora. Não é só o idioma não. É a arrogância de achar que não precisa aprender nada, que já sabe tudo.

Torço pela vitória não só do Sylvinho mas de todos os técnicos que escolhem estudar. Profissionais assim precisam ser valorizados e apoiados. Todos darão certo? Ora, óbvio que não. Mas é importante que a gente dê espaço a esses caras e acredite neles. Essa cultura de que estudar é futebol 'nutella' é um piada! E pior ainda é ver gente apoiando isso.

Falo isso porque paro, penso e sei que alguns aqui vão entender muito bem porque também já vivenciaram: eu escolhi, pra minha vida, o caminho mais difícil também. Eu fui para os livros. Estudei Direito, trabalho no agronegócio e recentemente, comecei a estudar programação. Estou sempre querendo aprender algo novo. Não venci ainda, não cheguei onde quero... Mas estou lutando, tentando... Só não posso parar. Mas sempre tem um infeliz que vem criticar a gente.

'Não faz nada? Só estuda? '

Então, em resumo, não é só o Sylvinho. Todo profissional que se dedicar a estudar, terá o meu apoio e minha paciência. Isso, contudo, não quer dizer que eu vá fechar os olhos. O trabalho do Sylvinho tem problemas, é merecedor de algumas críticas (não de todas as que são feitas) e o futuro é incerto.

Mas entre acreditar nele e em certos técnicos que há como opção aí, eu prefiro dar mais uma chance a quem escolheu o caminho acadêmico. Se der errado, será uma aposta da qual não me arrependo.

Sei que nem todos concordam, mas faz parte.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Feenando De Oliveira

Ranking: 7.616º

Feenando 270 posts

@feenando.de.oliveira em 23/12/2021 às 09:03

Beleza bonito seu texto, mas o Corinthians não é pode ser cobaia para estágio, no Brasil tem diversos clubes para isso, Vasco, Botafogo, Cruzeiro enfim

Foto do perfil de Marcos Nserr

Ranking: 1.130º

Marcos 2.780 posts

@marcos.nserr em 23/12/2021 às 11:21

Negativado:

Mediocridade é jogar fora de casa sem chutar no gol e perder para times rebaixados;

Mediocridade é ter 7 meses de trabalho com um ótimo material humano e ganhar por individualides;

Mediocridade é a torcida ter que empurrar em todos os jogos na Arena para vencer lanterna no sufoco;

Mediocridade é não dar padrão para o time;

Mediocridade é jogar espaçado, não perceber treinamento, insistir em bagres, escalar errado e não saber mexer.

SYLVINHO NÃO DEU CERTO AQUI, QUE VAZE, AQUI NÃO É LUGAR PARA EXPERIÊNCIAS NEM PARCERIAS E AMIZADE. SYLVINHO É BURRO!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Joilson Reis

Joilson 146 posts

@joilson.reis em 26/12/2021 às 20:25

Texto bonito, todos queríamos que ele desse certo, eu não vejo chance de dar porque ele não mostrou isso em sei lá 8 meses de clube. Vamos ver com a pré temporada, torço que dê certo mas mesmo chegando esses jogadores top eu não estou muito animado para o ano que vem.

Foto do perfil de Marcio Pacher

Ranking: 2.378º

Marcio 1.325 posts

@marcio.pacher em 25/12/2021 às 18:06

Aqui não é escola pra treinador

Foto do perfil de Ronaldo Reis

Ronaldo 12 posts

@ronaldo.reis3 em 25/12/2021 às 17:45

Excelente texto, soma-se a ideia de que chegamos na liberta com cara sofrendo uma pressão #$!@% e um medo desgraçado de ser mandado embora o que talvez justifique a insistência estúpida no Gabriel, concordo que o nosso mercado é uma b**** nossos técnicos são horríveis, qualquer português ou sul-americana meia boca faz melhor só discordo do seu texto em uma parte, Sylvinho começou na Europa (Lyon)e fez m****, talvez o desespero pra se manter no cargo justifique algo, mas vai ter mais uma chance de ouro e vai ter tempo de treinar, se não mostrar rua.

Foto do perfil de Tiago Botelho De Melo

Ranking: 7.604º

Tiago 271 posts

@tbotelho em 25/12/2021 às 11:25

Apoiado. Além do mais, a diretoria não vai mandar ele embora.

Publicidade

Foto do perfil de André Xrl

André 42 posts

@andre.xrl em 25/12/2021 às 10:49

Parabéns pelo tópico...

Muitos aqui não sabem nem a história do próprio time é vai na onda do que a maioria fala, aliás 'jornalistas' também vai na onda, porque senão poderá ser cancelado hoje em dia...

Muito aqui esquecem que Eduardo Amorim em 95 e recentemente Carille 17, também era 'aprendiz' vindo de auxiliar e assumindo o time principal...

Mas aqui eles querem que o Sylvinho saia e aí chega Mancini, Cristóvão Borges, Adilson, Luxemburgo...igual pediram Tiago Nunes, aliás a torcida que pediu a saída de Tite pós Tolima, mostra bem que entende muito mesmo de futebol, aqui qualquer técnico que perde é 2 jogos com esses jogadores já vão pedir a cabeça.

Aliás pediram a cabeça do Cuca no campeonato Mineiro e do Abel na porcada e vimos o que aconteceu...

Hoje em dia é mais fácil falar mal, cancelar e ir na onda do que ver pontos positivos.

Foto do perfil de Marcelo Oliveira

Marcelo 157 posts

@marcelo.oliveira141 em 25/12/2021 às 10:13

Mas nesse texto se vê o motivo pra demitir o Silvinho, ele pode ter estudado muito mas tem o mesmo defeito de muitos técnicos brasileiros, a teimosia e a soberba de se acharem os donos da razão, nunca conseguirá enxergar os erros pois acha que está certo.

Foto do perfil de Psycose Amarildo

Ranking: 5.483º

Psycose 463 posts

@psycose.amarildo em 25/12/2021 às 04:23

Discordo muito. O caminho natural era começar como técnico em um time menor, de série B. Um elenco mais modesto. Ele praticamente iniciou a carreira no Corinthians. Corinthians não é time pra teste. Futebol profissional num time gigante como esse é coisa séria.

Foto do perfil de Esteban Perez

Ranking: 1.011º

Esteban 3.088 posts

@escobra1 em 25/12/2021 às 02:37

O Timão quer armar una seleção com um técnico amador