Conheça a Esportiva
x

Post de Gabriel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Não crucifico o jogador, pois de fato pode ser que ele tenha entendido errado. Agora, fica cada vez mais claro que ele não tem certeza do que ouviu e ficou com medo de voltar atrás. O Internacional fez uma presepada com o caso, ao invés de prestar apoio a suposta vítima correu para o Twitter pra dizer que não tolera isso (a não ser que seja um atleta seu envolvido como no caso do Cuesta). Pra completar outras figuras de caráter duvidoso vem aos microfones: O um peso duas medidas Mano Menezes e o chatão do Taison, que levanta bandeira pra pagar de boa gente o tempo inteiro. Grande verdade é que o Inter aproveitou do fato de ser o Corinthians e uniu o útil ao agradável, fortaleceu e blindou o elenco de críticas inventando um inimigo.

em Bate-Papo da Torcida > Edenilson: O curioso caso do ofendido que não se revolta!

Em resposta ao tópico:

Qual seria a reação de alguém que sofre preconceito dentro de uma partida de futebol?

Uma coisa que geralmente ocorre nos casos envolvendo possíveis atos de racismo em campo é o sentimento de REVOLTA por parte de quem é ofendido. O mesmo ocorre no dia a dia, qualquer pessoa que se sente atingida por algo desse tipo, não se conforma e repudia veementemente, já que trata-se de um ato que visa desumanizar outra pessoa.

No caso Edenilson X Rafael Ramos, algumas coisas um tanto esquisitas ocorreram por parte do Edenilson:

• Edenilson NÃO DEU ENTREVISTA ao repórteres, momento este que ele poderia ressaltar um possível repúdio pelo ocorrido;

• Antes de fazer a denúncia, havia CONVERSADO AMISTOSAMENTE no vestiário com o Rafael Ramos, conforme dito pelo Roberto de Andrade e pelo próprio acusado;

• Ainda durante o vestiário, no final da partida, após conversar com o Rafael Ramos, Edenilson disse que ouviu que o Rafael chamou ele de 'macac0', exigindo que o jogador do Corinthians pedisse perdão, mas o jogador corinthiano reafirmou que não chamou ele de macac0, e que havia sido um mal entendido. Edenilson falou para o Rafael Ramos que tinha RECEIO DE SE PASSAR POR MENTIROSO, conforme palavras do Rafael noticiadas pela ESPN:

'Estou aqui com a consciência e cabeça limpa para explicar o que aconteceu. Foi puramente um mal entendido entre mim e o Edenilson. No fim do jogo estive com ele e tivemos uma conversa tranquila, onde expliquei o que tinha acontecido. Ele explicou o que realmente entendeu, que não é verdade. Eu expliquei a verdade daquilo que eu tinha dito. Foi isso que aconteceu. Tivemos uma conversa tranquila. ELE MOSTROU UM RECEIO DE SE PASSAR POR MENTIROSO, e aí eu falei que ele não é um mentiroso, apenas entendeu as palavras erradas. APERTAMOS A MÃO e desejei ele boa sorte.'

• Agora vem a parte mais estranha do ocorrido. No mesmo lance fatídico, Edenilson dá enfase a uma possível COTOVELADA, que no mesmo instante em que é atingido, reclama ao juiz, conforme gesto do vídeo abaixo, que ocorre aos 11 segundos:

Esse vídeo é a sequencia do lance em que há a disputa em que Edenilson reclamou da cotovelada, filmado por uma câmera mais ampla. Ele vai dividir uma outra jogada com o Rafael Ramos, e só reclama de uma possível injúria racial bem depois, momento em que ambos os jogadores nem estavam perto um do outro. Não encontrei esse vídeo no Youtube, apenas no site do Lance, conforme link abaixo, a reclamação do Edenilson ocorre aos 5 segundos desse vídeo:

https://www.lance.com.br/corinthians/video-veja-o-momento-que-rafael-ramos-supostamente-xinga-edenilson-de-macaco.html VÍDEO: Veja o momento que Rafael Ramos supostamente xinga Edenilson de macaco | LANCE! VÍDEO: Veja o momento que Rafael Ramos supostamente xinga Edenilson de macaco | LANCE! Meio-campista do Internacional acusa lateral português, do Corinthians, de racismo lance.com.br

Com base nesses dois vídeos é possível distinguir duas reações completamente diferentes por parte do Edenilson, uma que ele reclama ao juiz no mesmo instante, no caso a cotovelada, e outra que ele deixa seguir o lance e só reclama em momento posterior, a possível injúria racial, que no caso o Edenilson diz que foi chamado de 'macac0'. Mas quem ao ser ofendido com termos preconceituosos só se revolta posteriormente, e no caso de uma simples cotovelada automaticamente chama a atenção do juiz? Se colocar na balança o que é mais grave, com certeza não será uma dividida com o cotovelo, já que trata-se de um lance corriqueiro dentro de um esporte onde há contato, enquanto uma injúria racial é algo totalmente descabida dentro de uma competição esportiva!

E agora, o mais ABSURDO E BIZARRO é a nota no Instagram do Edenilson (que por sinal ele PRIVOU OS COMENTÁRIOS nas suas redes sociais, enquanto o acusado Rafael Ramos continua com suas redes sociais abertas) falando que não quis paralisar a partida porque 'o jogo estava bom'. Qual ser humano que sofre preconceitos e tem uma atitude tão pacífica assim em campo? Onde que fica a revolta em momentos como esse?

Desde o ocorrido, eu não consigo enxergar que o Edenilson levou isso tão a sério. Disse que sofreu racismo, mas no vestiário apertou a mão do Rafael Ramos, aparentemente tinham resolvido ali mesmo, mas posteriormente fez a denúncia. Reclamou com o juiz de uma cotovelada NO MESMO INSTANTE em que foi atingido, mas só bem depois é que se revoltou com algo bem mais grave, que seria a suposta injúria racial. Também postou no Instagram que a 'partida estava boa e não queria que fosse paralisada', como também não deu entrevista na saída do campo.

Se nem o Edenilson levou a sério esse ocorrido, não vai ser eu que vou levar! Se ainda existir a presunção de inocência, que o Rafael Ramos seja absolvido, pois as tais provas são extremamente inconclusivas. Lembrando que ainda não saiu a perícia oficial, as duas perícias que foram realizadas, uma em favor da versão do Edenilson e outra favorável a versão do Rafael Ramos, em nada tem a ver com o processo.

Esse é um dos casos mais absurdos que eu já vi, e as mídias ao invés de tentarem estabelecer a verdade preferem criar polêmica atrapalhando as investigações, pois na busca de uma pseudo luta contra injustiças, não medem esforços para cometerem uma injustiça maior ainda!

Responder ao post do Gabriel

Réplicas desse post

Foto do perfil de Danilo

Danilo 1188 posts

@danilo.moraes8 em 19/05/2022 às 19:14

Também pactuo da mesma opinião que a sua. Não creio que ele agiu de má fé, pois na minha visão pode ter entendido errado. Jogadores se insultam em campo o tempo todo, e por o Rafael Ramos ser português, pode ser que o Edenilson tenha entendido alguma palavra que soa equivocada.

Só que o questionamento que eu fiz é de que foi tudo muito estranho, pois parece que ele não levou tão a sério as acusações que fez, e só reclama da tal injúria momentos depois.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Luis Fernando

    O Vasco vive num mundo paralelo

    Última resposta há 2 segundos por Ling Marcel

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de marcio rigelf

    Pedro Henrique bem demais

    Última resposta há 5 segundos por Roger timão

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GABRIEL DA COSTA SILVA

    O que não pode acontecer é perdermos receita para rivais, por soberba com o time endividado

    Última resposta há 26 segundos por Lyncon Moura

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCCP 1917

    Augusto está apequenando nosso Corinthians!

    Última resposta há 37 segundos por Miguel Gonçalves

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Henrique Matheus

    Santistas tiveram noite inesquecível

    Última resposta há 57 segundos por Henrique Matheus

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Miguel Ferreira

    Augusto Melo negou a possibilidade de emprestar Matheus Bidu ao Santos

    Última resposta há 1 minuto por Lyncon Moura

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thélio Caudinski

    Pela primeira vez vendo o Corinthians e na minha cidade... Como foi em Cascavel

    Última resposta há 2 minutos por Ewerton Gregório Ferraz Rodrigues

    43respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Murillo Henrique Fernandes de Souza

    Relação de Antonio Oliveira com a fiel

    Criado em 10 minutos por Murillo Henrique Fernandes de Souza

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de G.alinha P.reta

    Ei Galinha Preta

    Última resposta há 2 minutos por Mestre Yoda

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Fernando

    Camisa oficial com apenas 1 patrocínio

    Última resposta há 2 minutos por Alex Chaves

    3respostas

    acessar o tópico