Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Andamento do redesign do escudo do Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Fabio

Ranking: 1.555º

Fabio 2.085 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/05/2022 às 11:01
Por Fabio Nasci (@fabio.nasci)

Olá, Fiel. Meu nome é Fábio e sou Designer de Marcas.

Ontem vi um tópico relacionado ao redesign do escudo do Corinthians e por acaso eu estou há quatro meses trabalhando nisso. Vou postar aqui o andamento do projeto, mas antes disso vou explicar o porquê eu decidi fazer.

Mas por que os clubes estão fazendo tantos redesigns? Simples, muitos clubes estão virando marcas, não apenas escudos de futebol. E uma marca PRECISA ser versátil e de fácil aplicação.

Bom, uns anos atrás, o Flamengo passou por um redesign (link no final), mas foi tão preciso e sucinto que passa batido por 80% das pessoas que olham o escudo. Nele, foram feitos alguns ajustes ópticos e várias correções técnicas. Já que são escudos que foram feitos em uma época com poucos ou quase nenhum equipamento vetorial preciso.

Então, decidi olhar nosso lindo escudo e me deparei com DIVERSOS erros técnicos: falta de acabamento, falta de consistência visual (que é de suma importância para qualquer trabalho gráfico) e muitos pontos de divergência estrutural. Esses erros técnicos nem sempre são do profissional em si. Nosso último redesign foi em 88/89 e, na época, nos anos 2000 foram adicionadas as bordas e creio que quando foi passado para o digital ele foi redesenhado. E nessa época, os softwares vetoriais eram extremamente precários e imprecisos. Então, retiro total a culpa dos profissionais devido a este fato. Nos dias atuais, não há desculpa para veicular um escudo tão mal acabado.

Entrei em contato com a Agência Corinthians para obter o logo vetorizado oficial do clube e nem responderam meu e-mail. Um amigo programador, através do index do site, conseguiu para mim o escudo oficial do clube.

Abaixo todos os erros que encontrei:

O mapa com uma perspectiva bem esquisita e com um acabamento bisonho.

Essa curvatura desalinhada sempre me incomodou na bandeira.

Com muito trabalho separei os elementos do escudo para começar os ajustes.

Aqui foi o começo do projeto. Redesenhei todos os elementos. Nesse momento estou redesenhando a bandeira Paulista.

Aqui o grid dos remos e do brilho dos objetos.

Nesse momento, o escudo está dessa forma. Ainda preciso redesenhar a bandeira e encontrar pontos de junção entre a âncora, os remos e a corda.

A fonte eu mantive a Helvética. Até então, ela é uma fonte atemporal e tem uma imposição e uma força quando usada sua versão maiúscula.

É isso, como é um projeto sem fins lucrativos não tenho prazo para terminar, mas assim que estiver pronto eu mostro a apresentação aqui pra vocês.

*Não pretendo alterar cores e formas, até então.
**Posso criar uma versão sem a cor vermelha.

Link do projeto do redesign do Flamengo: https://www.behance.net/gallery/61276561/redesign-da-idvisual-do-Clube-de-Regatas-do-Flamengo redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance projeto de redesign da identidade visual do Clube de Regatas do Flamengo behance.net

Meu portfólio: https://www.behance.net/fabionasci Fabio Nasci on Behance Fabio Nasci on Behance Meu nome é Fábio e sou designer gráfico, trabalho há mais de 8 anos na área. Atualmente trabalho em uma grande importadora no país e meu trabalho com a... behance.net / www.haldesign.com.br Hal Design | Home haldesign.com.br

Lembrando que esse redesign do Flamengo teve todo apoio do marketing do clube. Então, o autor teve o que eu não tenho, que é contexto histórico, fotos oficiais, materiais de apoio e verba.

Obrigado, Fiel!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Daniel Almeida Fontes

Daniel 12 posts

@daniel.almeida.fonte em 26/05/2022 às 19:53

Só acho o que deveria ser eliminado no distintivo do

Só acho o que deveria ser eliminado no distintivo do Corinthians é esse bordado branco em volta do símbolo, esse bordado desfoca o distintivo na camisa preta e no short. Aqui uns exemplos da camisa preta sem esse bordado branco. Sem esse bordado deixa o distintivo mais nítido e bonito.

Foto do perfil de Mauricio Santini

Mauricio 102 posts

@mauricio.santini em 26/05/2022 às 17:25

Meu caro, com todo o respeito, mas quem desenhou o escudo do Corinthians, como você deve saber, foi Francisco Rebolo, um espanhol que foi um dos amiores artistas plásticos do Brasil. Fez parte do movimento do Palacete Santa Helena, citado em várias partes do mundo. Este movimento teve a participação de outros grandes artistas com Alfredo Volpi, aqui do Cambuci, Zanini, Fulvio Pennachi, entre outros.

Tudo bem que você queira estilizar, talvez, mas esta é obra-prima, como se fosse de Picasso... Mesma coisa que você querer remodelar uma obra de arte da Semana de Arte Moderna. Obras de arte não se alteram, não têm erros. A arte propicia isso. Você até pode apontá-los pelo computador, mas foi feito numa época que o computador nem era sonhado. Além do mais, o escudo do Corinthians, além de ser obra de arte, é um dos mais belos do mundo.

E ainda, o artista foi jogador do Corinthians. Não compare o escudo do Flamengo com a obra de arte do distintintivo do Timão. Sem comparações. Boa sorte!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Ruan Leonardo

Ranking: 8.448º

Ruan 226 posts

@ruan.leonardo em 14/06/2022 às 07:38

A diretoria entrou em contato com você?

Foto do perfil de Thiago Coutinho

Ranking: 143º

Thiago 11.448 posts

@thiago.limano em 04/06/2022 às 11:54

#$!@% mano que trampo show! A diretoria deveria muito usar seus ajustes.

Foto do perfil de Fabio Nasci

Ranking: 1.555º

Fabio 2.085 posts

@fabio.nasci em 03/06/2022 às 13:16

Atualização. O clube redesenhou o escudo e retirou os erros citados. O projeto não irá ser concluído. Obrigado a todos pelo feedback!

Foto do perfil de Everybody Call Me Giorgio

Everybody 35 posts

@giorgio-belerofonte em 29/05/2022 às 05:34

O emblema do Corinthians em sua versão final, foi

O emblema do Corinthians em sua versão final, foi desenhado no início da década de 30 pelo artista Francisco Rebolo Gonsales, que foi jogador do clube por 5 anos e campeão em 1922.

Este cartaz em homenagem ao artista Rebolo foi lançado no Spazio Pirandello em 26/9/1982 com a presença dos jogadores Sócrates, Wladimir e Casagrande, do publicitário Washington Olivetto, de Adilson Monteiro Alves dirigente da 'Democracia Corinthiana', do sociólogo Antônio Gonçalves, dos críticos de arte Luiz Ernesto Kawall e Olívio Tavares de Araújo, de Lisbeth Rebolo Gonçalves filha do artista além de jornalistas, artistas e amigos de Rebolo.

Publicidade

Foto do perfil de Kayan Ziga

Ranking: 3.863º

Kayan 749 posts

@kayanziga em 29/05/2022 às 01:15

Tem uma coisa que me incomoda muito? Passo todos os dias da semana em frente o clube, e há uns anos pintaram alguns símbolos no muro? O próprio clube na decide se a o mapa do Brasil na bandeira de SP utilizada é azul ou preto? Se não me engano tem 2 de cada cor! Nem isso conseguem padronizar!

Foto do perfil de Cristiano Lemos

Cristiano 1 post

@cristiano-lemos em 28/05/2022 às 13:30

Fábio parabéns, sem dúvidas vai ficar muito bom, iniciativa de um verdadeiro designer corintiano, gostei tanto que fiz um post sobre seu projeto em meu blog caso queira ler https://www.crlemos.com.br/2022/05/designer-trabalha-em-projeto-para.html Designer trabalha em projeto para modernizar escudo do Corinthians Designer trabalha em projeto para modernizar escudo do Corinthians crlemos.com.br novamente parabéns pela iniciativa abraços.

Foto do perfil de Jackyson De Oliveira Gomes

Jackyson 61 posts

@jackyson.de.oliveira em 28/05/2022 às 10:41

É tem que tirar o vermelho o Corinthians não é tricolor e aumentar a bandeira pra anão conter espaços brancos no meio e tira a parte da bandeira que tem um mapa só deixa o pano branco e preto e a âncora preta. Aí fica bom.

Foto do perfil de Francisco Marcondes

Ranking: 339º

Francisco 6.915 posts

@francisco.marcondes em 28/05/2022 às 10:37

A ancora e o remo são tradicionais a bandeira de São Paulo tem que permanecer até porque o nome é sport club Corinthians paulista...se ajustar a bandeira e o mapa com certeza vai ficar ainda mais top...e tenho dito!