x

Post de Henrique no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Não apenas jogadores, esse problema psicológico afeta a torcida também.

Ficaram ansiosos contra Always Ready, o incentivo diminui, as lamentações a cada erro aumentam, no desespero pedem que um herói saia do banco de reservas pra resolver e nem ele consegue.

Se o jogo contra o Boca Jrs estiver difícil, o nervosismo vai sair das arquibancadas e chegar em campo também

em Bate-Papo da Torcida > As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Em resposta ao tópico:

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

Responder ao post do Henrique

Réplicas desse post

Foto do perfil de Vinicius

Vinicius 2211 posts

@vinicius.leonardo em 28/05/2022 às 20:10

Não é exatamente nervoso de bravo, é nervoso de ansiedade, ansiedade pelo resultado, pelo título e pelo sucesso de alguns rivais

Foto do perfil de Pedro

Pedro 7009 posts

@pedro.teixeira em 28/05/2022 às 19:45

é o que eu também percebi. Até a torcida fica mais ansiosa quando é disputa de Libertadores.

Por isso deve se torna rotineiro o Corinthians estar sempre disputando a Libertadores para acabar com essa ansiedade e esse medo

Foto do perfil de João

João 20 posts

@joao.augusto.teixeir em 28/05/2022 às 19:12

Excelente comentário, um jogo que começou 'tranquilo' contra o Aways Ready, vitória garantida contra aquele time RESERVA... Se tornou sufocante nos últimos 45 minutos, time começou a ficar nervoso, torcida impaciente. Eu já estava aflito começando a cogitar o extremo azar de levar o segundo gol dos bolivianos e sermos eliminados em casa, realmente um dia para esquecer.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Essa é a maior diferença na história entre Corinthians e Palmeiras!

    Última resposta há 2 segundos por Márcio José Rodrigues

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Myguel Silva

    Deficiências táticas: ninguém vê isso

    Última resposta há 4 segundos por Miguel Alves Staduto

    207respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Professor girafales

    Mais uma bomba que o Duilio deixou e que veio a tona

    Última resposta há 19 segundos por Roger Silva

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caca Zagueiro

    Edndrick vendido para o real joga bola, aqui mascarado vendido para o PSG não joga

    Última resposta há 24 segundos por Oilson Amorim dos Reis

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Clint Corinthiano

    O Corinthians se apequena à medida que o maior rival só cresce

    Última resposta há 57 segundos por João Mateus Tavares Neto

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Mateus Tavares Neto

    Mano! Tem muito palmeirenses nesse fórum...

    Última resposta há 1 minuto por Diego Silva

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Ferreira

    Olhar o Rival Perder do por 2x0 na altitude e virar o jogo é deixar nós mais pra baixo!

    Última resposta há 1 minuto por Felipe Jhors

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Haaland Corinthiano

    O mais bizarro dessa notícia do GE sobre Cássio poder ficar fora domingo

    Última resposta há 1 minuto por Edwin Duval

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Besouro Capoeira

    Torcida do Flamengo acabando com o Tite

    Última resposta há 1 minuto por Márcio José Rodrigues

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yuri m.

    Roque citadini: Acórdão entre Augusto e andrez

    Última resposta há 1 minuto por Luã Carneiro

    57respostas

    acessar o tópico