Post de Wilson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ainda bem que vencemos em 2.012 assim ninguém pode falar que nunca vencemos essa competição. Espero que não demore tanto nosso segundo título da Libertadores.

em Bate-Papo da Torcida > As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Em resposta ao tópico:

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

Responder ao post do Wilson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Insano eSports

    Neo Química Arena, hora de efetuar mudanças e evitar desgaste futuramente

    Última resposta 47 segundos por Insano eSports que tem 2.475 posts no fórum

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de LUANIO MELANCIA

    Boa noite fiel

    Última resposta 1 minuto por Claudio Ferreira Santos que tem 49.802 posts no fórum

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    Olha que Discrepância

    Última resposta 1 minuto por Corintiano Sofredor que tem 3.332 posts no fórum

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Torcedor Puto

    Golaço do Davó

    Última resposta 1 minuto por Daniel Boer de Souza que tem 2.326 posts no fórum

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Guilherme Henrique Zillig Raduan

    Se não fizermos nada... é isso que vai virar!

    Última resposta 1 minuto por Nery Douglas que tem 60.010 posts no fórum

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas Demelo

    Como vou sentir se trouxerem o velho Bernard com 32 anos :

    Última resposta 1 minuto por Allan Leandro que tem 879 posts no fórum

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yuri Andrade

    Porque o Willian tá sempre com essa cara?

    Última resposta 2 minutos por Schwamm Fett que tem 2.175 posts no fórum

    90respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gabriel Brito

    Bruno Mendez, nosso melhor zagueiro atualmente?

    Última resposta 2 minutos por Montezuma Ilhuicamina que tem 4.667 posts no fórum

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Flávia SCCP

    A grande diferença...

    Última resposta 2 minutos por Marcio melo que tem 515 posts no fórum

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Sandra Lima

    Marcelinho Carioca sobre Corinthians...

    Última resposta 2 minutos por Daniel Boer de Souza que tem 2.326 posts no fórum

    33respostas

    acessar o tópico
x