Post de rafael Alonso no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Desde os primórdios...

em Bate-Papo da Torcida > As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Em resposta ao tópico:

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

Responder ao post do rafael Alonso

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Costa

    Deixe aqui seu 11 inicial para quarta:

    Última resposta 2 segundos por weskley miranda que tem 1.974 posts no fórum

    75respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Edson ribeiro

    Só homens de bem kkkkkkkkk

    Última resposta 26 segundos por Gustavo Muniz que tem 28 posts no fórum

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Loro José

    Pensando agora com a cabeça fria

    Última resposta 29 segundos por César Maraschiello Vilela que tem 501 posts no fórum

    155respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frango Suave

    Luan kkkkkkkk

    Última resposta 31 segundos por Gustavo Muniz que tem 28 posts no fórum

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    Off Tópico: Que fase do BENEDETTO

    Última resposta 41 segundos por enio sccp que tem 6.507 posts no fórum

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Flávia SCCP

    A derrota dói, ainda mais jogando em casa, MAS...

    Última resposta 1 minuto por Gus Ortiz que tem 17.750 posts no fórum

    116respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gus Ortiz

    Se vocês não perceberam já começou a reformulação

    Última resposta 1 minuto por Samuel Soler que tem 1.980 posts no fórum

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Sabe por que o Fagner errou e por que não está rendendo mais?

    Última resposta 1 minuto por kaio Hisak que tem 561 posts no fórum

    311respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de 𝟐𝟎𝟏𝟕🅲🅰🆁&#127

    Mentalidade vitimista tem que ser varrida do Corinthians

    Última resposta 1 minuto por @nder&on L.H.P que tem 9.476 posts no fórum

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de @nder&on L.H.P

    Fechado com Corinthians

    Criado em 1 minuto por @nder&on L.H.P que tem 9476 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
x