Conheça a Esportiva
x

Post de Emerson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Já sonhei todas as possiveis e inimaginaveis, cada vez que o sonho da errado eu me frustro bastante, mas no jogo seguinte estou la a sonhar e fazer contas novamente.

Enquanto lia seu texto, um Flamenguista entrou na minha sala rindo e falou, hoje é 3 de novo?

Respondi: Sim, precisamos só dos três gols! E acrescentei, se ficar 2x0 da nós do mesmo jeito.

Se vai ganhar ou perder eu não sei, afinal é futebol, mas eu sou sempre o torcedor que diz: Vamos Ganhar! E vai Corinthians!

em Bate-Papo da Torcida > Quem sonha, torce!

Em resposta ao tópico:

Eu nunca tive um background de futebol dos mais fortes na minha casa.
Aprendi a ser corinthiano sozinho. Escolhi...ou fui escolhido?
Eu não acredito que fui misticamente selecionado pelo Corinthians, até porque minha fé é, assim, não me permitiria ser dominado por uma força desse tipo. Mas não essa a discussão aqui.

Passei anos sofrendo 'bullying futebolístico' de sãopaulinos e palmeirenses, na sua fase áurea, Telêstica, Parmalatística, chame como quiser. E é impressionante como o pertencimento do Corinthiano - sem querer perfumar demais as terminologias - te dá uma certeza fiel, quase religiosa, de quanto mais visado você é, mais certeza você tem de que está no time certo.

Diferente da fé, que sempre comporta e admite minorias, no futebol, as maiores forças atraem as maiores multidões. Mas as melhores forças, igualmente, atraem as melhores multidões, mais ainda. Isso somos nós, isso é ser corinthiano.

Então, naquele tempo, eu escrevi uma frase na minha proteção de tela, no meu já quase arqueológico PC Windows 95: 'CORINTHIANS - QUEM SONHA, TORCE!' Era essa a frase que passa interminavelmente nos momentos em que eu deixava o PC, pra diversão do meu pai que não entendia como o filho, que ele nunca ensinou a gostar de futebol, gostava tanto assim - e ainda mais desse Corinthians.

Posso dizer que sonhei com o Corinthians campeão brasileiro, Mundial e Libertadores, goleando Palmeiras, São Paulo e tantos outros...e vi esses sonhos acontecerem. Você pode dizer que isso é só do futebol. OK, é. Mas é da natureza do futebol e da natureza específica deste clube tão especial.

Você já parou pra pensar que, essa frase, da minha juventude, embora escrita por alguém com tão pouca experiência como eu era, explica a verdade? O Corinthians é sonho.

Veja bem, sonho não é o mesmo que devaneio. Devaneio é uma fantasia boba e passageira. O desejo é o rascunho do sonho. Vem da alma, do instinto, do fogo que te faz querer algo. E o sonho é o livro, recheado de capítulos, palavras, parágrafos e até figuras, que mostram os detalhes, até o passo a passo para que o sonho fure a bolha do seu mundo onírico e se transforme em realidade.

Há aproximadamente 112 anos, à luz de um lampião, às 20:30 da noite - que paisagem, que vista que é quase que um portal para o mundo dos sonhos! - um grupo de pessoas ordinárias, mas de vontade extraordinária teve um sonho: fundar seu próprio clube de futebol.

Fico aqui pensando o que seria se um só daqueles cinco, ou todos eles, dessem ouvidos aos negadores: 'Vocês são operários, foot-ball é coisa dos grã-finos.' 'Jamais serão elitistas e é disto que se trata o foot-ball.' 'Vão empenhar sua mente em melhor coisa, estamos no início de uma nova era e precisamos de mais mãos trabalhando, que cabeças devaneiando.' 'Tolos esses, ein? Só porque viram uns poucos goals deste tal Casuals, se botaram a imaginar seu clubezinho.'

Se alguém tivesse conseguido convencê-los de que o sonho deles era só um sonho, o Corinthians não existiria. Você entendeu o que isso significa? O CORINTHIANS, SEU CLUBE, NÃO EXISTIRIA.

Todos os clubes têm sim uma história linda, por mais ou menos rivais que sejam. Mas muitos nasceram do simples poder do dinheiro, outros do nacionalismo ou até da iniciativa do investimento.

O Corinthians, no entanto, nasceu do mesmo poder, do mesmo sentimento, da mesma iniciativa que faz você parar pra conversar com seu colega de trabalho sobre o Corinthians, no meio do corredor da empresa, mesmo sob o risco do patrão não gostar. Que faz você trocar ideia com uma pessoa que você nunca viu, na rua, num ônibus, numa esquina, só porque ele está usando uma mínima coisa que remeta ao Corinthians.

É uma paixão boba, desnecessária, fugaz, como um sonho. E é de uma força impressionante, irresistível, de fritar os nervos - como um sonho!

Essa alegria de ser Corinthians é de uma fé quase infantil, juvenil, sempre-viva, acima de tudo. Isso é ser Corinthians. É sonhar com o prêmio, porque o sonho em si já o é. E se ainda com o sonho, vier o prêmio, se o portal dos sonhos se abrir diante de você e de todos os corinthianos, aí, você saboreia um sentimento que ninguém na Terra sabe como é.

Porque ninguém sabe ou quer saber o que é o Corinthians, a não ser você, que foi escolhido por ele.

Eu não sei se é preciso algo épico, algo triste, algo de arroubos pesados e fortes pra fazer uma nova geração entender do que eu estou falando. Talvez o fundo do quadro se pintou sombrio, na semana passada, com pinceladas negras, formando um oceano de mármore medonho e tempestuoso.

Talvez, só pra golpearmos essa tela com pinceladas brancas, vermelhas, multicores, pintando um momento mais-que-épico, nesta noite...como deve ter sido o primeiro jogo, o primeiro entrar de gramado, da agremiação Sport Club Corinthians Paulista, aquele atrevido e jovem mosqueteiro que desafiava a noção futebolística e social.

Mas eu digo a vocês ou peço: sonhem com força suficiente pra fazer o corinthiano ao seu lado sonhar também. Sonhe com um gol de Yuri Alberto aos 10 do primeiro tempo e outro de Guedes aos 47 do segundo. Sonhe com um gol de William aos 30 do segundo tempo, um de Balbuena aos 39 do segundo...um gol do Flamengo, aos 44 e num escanteio, um gol de Cássio, de cabeça, indo pra área, aos 48 do tempo final e; nos dois casos, o gigante 'mãos de anjo', dando a nossa classificação.

Sonhe com dois gols no primeiro tempo, pressão terrível sofrida no segundo e um audacioso, quase impossível gol de falta, de Guedes, no final dos últimos 45.

Que não seja por falta do sonhar, pelo medo do sonhar ou pela fraqueza do sonho.

Por que isso, ISSO É O CORINTHIANS.

Isso é transformar o impossível, como juntar preto e branco, como cinco operários transformarem uma conversa numa paixão que engolfou gerações e gerações que remontam a muito mais que trinta milhões.

E que dos seus olhos, abra-se, emerja o portal que transformará o que você sonhou na realidade mais alvinegra possível.

Corinthians - quem sonha, torce, hoje e sempre!

Responder ao post do Emerson

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de antonio trindade

    Saudades Duílio - Augusto Melo santista

    Última resposta há 6 segundos por Paulo K

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Juninho Azevedo

    Romero é um bagre

    Última resposta há 7 segundos por Miguel Gonçalves

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Danilo Rondinelli

    Mude de time e seja feliz!

    Última resposta há 17 segundos por Fabiano Lima

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Helton Damas

    A razão pela qual a arena nunca deveria ter sido alugada para o Santos. A questão não é financeira

    Última resposta há 27 segundos por Richard Kylary

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kai Greene

    Falta de jigo dá nisso

    Última resposta há 36 segundos por Caio Santos

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Miguel Ferreira

    Augusto Melo negou a possibilidade de emprestar Matheus Bidu ao Santos

    Última resposta há 42 segundos por Lyncon Moura

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luiz Lima

    Novo Vitor Roque! Ótima Oportunidade!

    Última resposta há 51 segundos por Luiz Lima

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eder Silva

    O MT vive bloqueando todo mundo por fake News, mas...

    Última resposta há 1 minuto por Eder Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rodrigo Borges

    Corinthians/Palmeiras/Santos engrandeceram o São Paulo

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Martins de Andrade

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kelvin Ramon

    Aluguel ou Amistoso?

    Última resposta há 2 minutos por Luan Cláudio

    51respostas

    acessar o tópico