Conheça a Esportiva
x

Post de Vagner no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Precisamos mudar nossa forma de jogar e ter variações táticas de vez em quando

em Análise dos jogos > [QUADRO ALVINEGRO] Números de Vitória x Corinthians

Em resposta ao tópico:

Salve Fiel,

É sempre um prazer poder analisar um jogo depois de um bom resultado. Não vai doer na sua alma ver números enormes de chances perdidas, posse baixa, passes errados e por aí vai. Assim como esperávamos antes do jogo pelo histórico na temporada, o Corinthians conseguiu superar o adversário fora de casa, mesmo após um primeiro tempo bem ruim. Mas dessa vez, foi um pouco diferente.

Quando o Tite falava em equilíbrio, a filosofia por trás daquilo era de que a performance ofensiva de um time é diretamente proporcional a troca de posições entre os homens de ataque. Quanto mais eles derem opções, triangularem entre si, maior vai ser o número de oportunidades de gol. Porém, o outro lado da moeda é: o ideal quando um time perde a bola é que cada um dos jogadores esteja exatamente na sua posição para que a recomposição defensiva tome o mínimo de tempo possível. Existe então uma oposição entre os dois, em que ao maximizar um dos dois aspectos (ofensivo x defensivo) você certamente atrapalha o outro aspecto. Daí o equilíbrio: ter a melhor performance ofensiva sem dar espaço para o adversário quando a bola for perdida no processo.

Tudo isso pra dizer que: muito embora Fábio Carille já seja um técnico com um campeonato no currículo com menos de 5 meses de carreira como técnico permanente, ele ainda engatinha um pouco ao achar esse equilíbrio (e isso é natural de um trabalho. Conforme o time amadurecer na temporada e para o ano que vem, veremos um time muito mais equilibrado). O 4-2-3-1 de Carille está absolutamente evidente no mapa de passes. Embora isso seja bom ao se olhar pelo lado defensivo, pelo lado ofensivo isso engessa o time e o deixa com poucas possibilidades de criação. Por enquanto, nossas boas opções se resumem as bolas enfiadas de Jadson e Rodriguinho e a saída de Jô da área para infilitração de quem vem de trás. Conforme o time for evoluindo, veremos mais variações, e isso é totalmente natural.

Muito embora o Vitória apareça como superior na posse de bola, isso só aconteceu de fato a partir de 80 minutos jogados, e aí está o maior legado para o Corinthians nesse jogo além dos 3 pontos: pudemos jogar com a posse de bola e sair com os 3 pontos. Fábio Carille disse na coletiva pós-jogo que se surpreendeu com a postura do Vitória de esperar o Corinthians no campo de defesa com toda a razão, já que o Vitória é um time que costuma trocar passes no campo do adversário. No entanto, saímos de Salvador vitoriosos.

Nos primeiros 3 tempos do campeonato - o jogo contra a Chape e o primeiro tempo na Fonte Nova - só havíamos finalizado TRÊS vezes ao alvo. Isso é muito pouco para um time que quer ser campeão: a estatística no futebol com mais correlação com a quantidade de pontos ganhos é justamente o número de finalizações certas. Felizmente, veio o segundo tempo e com ele igualamos o número de finalizações no alvo (3) do resto do campeonato. A diferença no xG* nos dois tempos foi evidente.

Pela qualidade das chances criadas pelos dois times, foi um resultado justo. Fica aqui o elogio a nossa defesa que não permitiu que o Vitória finalizasse com consistência de dentro da nossa área. Embora o número total de finalizações tenha sido praticamente igual entre os dois times, fica claro que estivemos em melhores condições de abrir o placar e isso fez a diferença.

Baseado no score do WhoScored, Cássio foi o homem do jogo com 7,68, logo a frente de Guilherme Arana com 7,66. Porém, ao assistir o jogo vimos que Cássio fez poucas intervenções. Para mim, o homem do jogo foi Marquinhos Gabriel - quem diria? - que ao entrar no segundo tempo botou fogo no jogo. Prêmio para a ousadia e leitura de jogo de Fábio Carille: ao perceber que não precisávamos de dois volantes para controlar a pressão do adversário, que pouco incomodou na primeira metade do segundo tempo, colocou Marquinhos Gabriel na ponta e trouxe Jadson para o meio. Diferentemente das últimas vezes que entrou, o meia atacante deu conta do recado e se mostrou entrosado com os companheiros de ataque, criando boas chances nos minutos que esteve em campo.

Seguindo a narrativa do #NuncaCritiquei, Marquinhos Gabriel foi bem demais enquanto esteve em campo. Nas poucas chances que teve, conseguiu dar duas assistências para finalização, sendo que uma terminou em gol. A boa chance que criou para si mesmo acabou terminando nas mãos do goleiro após um chute fraquinho. Estava bom demais pra ser verdade, rs. Brincadeiras a parte, esperamos que esse seja o novo padrão do Marquinhos daqui em diante e que ele possa dar a volta por cima, marcando o jogo contra o Vitória como o início de uma boa fase.

Aqui também caberia as estatísticas do Jô, mas como prefiro deixar um jogador só por partida pra não me alongar muito, fica aqui a menção honrosa. Jô parece ter se acostumado com o perfil do time de poucas oportunidades na frente e a quando tem uma boa chance no jogo, guarda. Tem se mostrado um grande jogador e esperamos que continue assim pelo resto da temporada.

Finalmente nossa rede passou em branco em um jogo do Pedro Henrique, ótimo para dar confiança para o nosso zagueiro, que estava precisando dela, ainda mais agora que Balbuena pode perder mais jogos pela sua contusão - a décima contusão muscular do time na temporada... Hora de ligar o sinal de alerta do nosso departamento médico, seja com treinos menos intensos durante a semana ou poupando jogadores nos próximos jogos. Léo Santos também provou ser merecedor de toda a atenção que atrai dos grandes times europeus ao se mostrar muito seguro enquanto esteve em campo.

Que venha o Atlético Goianiense!

*
https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/397533/quadro-alvinegro-o-que-e-xg [Quadro alvinegro] o que é xg? Salve Fiel, Pretendo começar hoje uma nova sequência de tópicos, o Quadro Alvinegro. Após cada jogo, postarei uma análise estatística da partida com base em... meutimao.com.br meutimao.com.br

Fontes: Footstats, WhoScored e Opta via @11tegen11.

Responder ao post do Vagner

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Luiz Lima

    Novo Vitor Roque! Ótima Oportunidade!

    Última resposta há 1 minuto por Caio Cunha

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CHRISTIANO FERREIRA

    Flamengo quase zerou sua dívida enquanto nos quase 2 bilhões

    Criado em 30 minutos por CHRISTIANO FERREIRA

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luiz felipe Mlaker Leone

    Reforço para o elenco

    Última resposta há 2 minutos por LEANdrO D OlivEirA

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Café_com_Bobagem

    A Edina nem disfarça... Kkkkk

    Última resposta há 5 minutos por Gigante Cássio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo Macedo

    Contra fatos não há argumentos

    Última resposta há 6 minutos por José Roberto

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rodrigo Borges

    Corinthians/Palmeiras/Santos engrandeceram o São Paulo

    Última resposta há 9 minutos por Andre Cavalcante

    69respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de william gimenes

    Cifut falho

    Última resposta há 9 minutos por José Roberto

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de sandro rogério

    Romero tem muito nossa cara, obrigado paraguaio!

    Última resposta há 10 minutos por Waldete Francisca

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    SantosTV deu uma moral para a Neo Química Arena

    Criado em 13 minutos por Falcão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Clint Corinthiano

    Será que dá pra fazer isso na Neo Química Arena?

    Última resposta há 13 minutos por Vinicius Mikuska

    53respostas

    acessar o tópico