x

Post de Gustavo no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Mandando bemzasso de novo mano, continue assim!

em Análise dos jogos > [QUADRO ALVINEGRO] Números de Vasco x Corinthians

Em resposta ao tópico:

Salve Fiel,

Com alguns dias de atraso, escrevo o quadro alvinegro dessa semana. Levou um tempo pra digerir o jogo da quarta - que jogo! - e poder montar o tópico aqui. Um jogo completamente fora da curva do Coringão, por vários motivos: desfalques de data FIFA, adversário inconstante, jogador improvisado, reservas com pouco tempo de jogo no ano até aqui... Graças a São Jorge tudo saiu bem. E como o futebol é louco como só o futebol pode ser, começamos a rodada como a melhor defesa do campeonato e a terminamos como o segundo melhor ataque.

Uma das razões pelas quais o jogo do Corinthians foi atípico quarta-feira foi a quantidade de passe (270), bem longe do que o Corinthians costuma trocar por jogo (a menor quantidade nossa no campeonato até agora foi 342 contra o Atlético Goianiense). No mais, o mapa de passes mostra coisas que já imaginávamos, como Jadson ocupando o papel do Rodriguinho de atuar mais a frente, sobrando fora das duas linhas de quatro quando o time está sem a bola.

Isso já era perceptível no passmap, mas o time atuou meio 'torto' por causa da presença de Paulo Roberto na lateral direita. Era esperado que ele fosse avançar menos e que isso poderia dar mais liberdade ao Guilherme Arana na outra lateral. O primeiro mapa é sobre a distribuição dos nossos ataques entre esquerda, meio e direita, e o segundo distribui os chutes. Em detalhe:

Esse mapa pode mostrar a diferença que a ausência de um homem faz no ataque pra exercer superioridade numérica contra o adversário. Sem a presença de um lateral com qualidade no ataque, a maioria dos nossos chutes partiu da esquerda.

Acho que ao olhar as estatísticas gerais, o que mais se espanta é a efetividade do Corinthians. Fica claro que o Vasco atacou mais o Corinthians - teve quase o triplo de finalizações, superioridade nos passes e 14 x 1 (!) nos escanteios. E ainda assim nosso time foi capaz de enfiar 5 no Vasco em São Januário. Tem bastante a ver com a fragilidade do adversário, é verdade. Mas não podemos omitir os méritos do nosso time.

Aqui outro indicador da efetividade do Corinthians. Mesmo criando chances que, em um jogo normal, não passaria de um gol marcado - não é incomum um time alcançar mais de 1,5 de xG* na partida e passar em branco. Isso em se considerando o salto no gráfico do gol do Jô, em que ele finaliza equilibrado e sem goleiro, ou seja, com chances imensas de resultar em gol. Assusta um pouco os grandes períodos em que o time não finalizou nenhum vez em gol, como dos 3 aos 38 minutos e dos 62 aos 82.

Pra se ter ideia da eficiência do Corinthians, é o segundo time que menos precisa de finalizações para marcar um gol (5,5, apenas atrás do Grêmio) e o segundo que precisa de mais finalizações em direção ao seu gol para sofrer um gol (23, apenas atrás do Coritiba). Vale destacar também que o Corinthians está A MAIS DE 24 HORAS sem ficar atrás no placar: a última vez foi contra o São Paulo na fase de grupos do Paulista. São 1480 minutos desde então. Fraco o trabalho de Fábio Carille?

De acordo com o índice WhoScored, Luís Fabiano foi o melhor jogador em campo com 8,9, com Jô logo atrás com 8,7. Incrível a eficácia de Jô: 6 finalizações a gol no Brasileirão e 4 gols. Monstro. Vale destacar também a bela performance dos reservas Marquinhos Gabriel, Clayson e Clayton, que conseguiram se sair bem e se mostraram entrosados com o time titular.

Fiel, não é novidade nenhuma, mas não custa reforçar: estamos no caminho certo. É o terceiro jogo seguido do Corinthians com mais de 10 assistências para finalização, estatística que nenhum time do campeonato conseguiu repetir nos últimos 3 jogos. Aparentemente nosso problema na criação de jogadas está ficando cada vez mais pra trás... Grande parte dos nossos gols até aqui vem saindo como foi o primeiro gol contra o Vasco, de pé em pé, no máximo dois toques na bola, lembrando as triangulações de 2015. De acordo com setoristas do clube, é uma jogada muito trabalhada nos treinos. Uma prática do Carille nos treinamentos é de NUNCA colocar o time reserva pra emular os posicionamentos do adversário; os reservas treinam sempre como os titulares, com a mesma lógica. No gol de Marquinhos Gabriel, por exemplo, Clayson e Marquinhos participam da tabela como se fossem titulares, já entrosados com o resto do elenco.

A grande herança do último jogo foi: 1) mostrar que o nosso time está atingindo a cada dia um nível maior de maturidade, ficando cascudo e preparado para as circunstâncias do jogo e 2) abrir o leque do nosso elenco, mostrando que temos reservas que podem sim suprir as ausências dos titulares sem grandes prejuízos. Tomamos 2 gols em 2 minutos, é verdade, mas deve-se lembrar que jogamos sem Fagner e Romero, 2 dos 3 jogadores do time que mais desarmaram no campeonato até aqui. Além disso, grande destaque para a frieza do time que, depois de tomar 2 gols em 2 minutos fora de casa logo após chegar do intervalo, conseguiu botar a bola no chão e retomar o equilíbrio.

Que venha o São Paulo!

* https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/397533/quadro-alvinegro-o-que-e-xg [Quadro alvinegro] o que é xg? Salve Fiel, Pretendo começar hoje uma nova sequência de tópicos, o Quadro Alvinegro. Após cada jogo, postarei uma análise estatística da partida com base em... meutimao.com.br meutimao.com.br

Fontes: Footstats, WhoScored e Opta via @11tegen11.

Tópico anterior:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/401741/quadro-alvinegro-numeros-de-corinthians-x-santos [Quadro ALVINEGRO] Números de Corinthians x Santos Salve Fiel, Mais um desafio se passou, e mais uma vez o Corinthians provou seu valor. A essa altura de junho, já é claro que o trabalho de Fábio Carille é o... meutimao.com.br meutimao.com.br

Me siga no twitter:

www.twitter.com/corinthians__en Corinthians English (@Corinthians__EN) | Twitter The latest Tweets from Corinthians English (@Corinthians__EN). Everything you need to know about Corinthians in english, you'll find it right here. São Paulo... twitter.com twitter.com

Responder ao post do Gustavo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Clovis P. L.

    Também sou favorável a saída do Cássio

    Última resposta há 11 segundos por Insano eSports

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Sabe quem tá rindo com isso tudo? Andrés Sanchez

    Criado em 16 segundos por Érik Januário da Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sazatin

    Time titular pra enfrentar o Red Bull

    Última resposta há 34 segundos por Yuri Alberto

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gabriel Almeida Brito

    Mano vai por mim, se livrem dessa bomba logo

    Última resposta há 35 segundos por Lucio Amaral

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renan Camilotti Ferreira

    Quando o Portuga chegou..

    Última resposta há 41 segundos por Irmão Metralha

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Clint Corinthiano

    Ainda não me conformo de ele ter perdido esse gol

    Última resposta há 46 segundos por Jefferson Bertoncello

    65respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Matheus Guilherme Ataide

    E o Palácios?

    Última resposta há 55 segundos por Jefferson Silva

    52respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de VIÚVA VP

    O jeito vai ser esperar o VP

    Última resposta há 1 minuto por Marcos Moreira

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Paixão

    A opinião emocionada do futebol reflete a vida

    Última resposta há 2 minutos por Antonio Giannini Junior

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Professor girafales

    Eu sei que vou falar uma besteira aqui mas

    Última resposta há 2 minutos por Marcelo Bechi

    10respostas

    acessar o tópico