Conheça a Esportiva
x

Post de marcio no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Nos 2 jogos o Timão teve 91% de passe certos. É um ótimo número. Precisa melhorar os lançamentos e cruzamentos.

em Análise dos jogos > [QUADRO ALVINEGRO] Números de Corinthians x São Paulo e...

Em resposta ao tópico:

Salve Fiel,

Em virtude de alguns contratempos, não consegui fazer o Quadro do jogo do São Paulo após a partida, então esse tópico vai ter as informações dos dois últimos jogos.

Vai ficar grande, então quem quiser ler só a resenha do último jogo pode descer e ver o tópico da metade pra baixo.

-------------------- CORINTHIANS X São Paulo --------------------


O clássico contra o São Paulo, enquanto avaliação da temporada do Corinthians como um todo, confirmou duas coisas: o Corinthians segue evoluindo no plano de Fábio Carille de se tornar ao longo do ano um time que propõe o jogo e continua sendo um time resiliente independentemente da tática utilizada pelo adversário. Diferentemente do que vimos com qualquer outro time esse ano, o São Paulo veio no primeiro tempo num esquema com três zagueiros e dois centroavantes, porém não conseguiu traduzir o jogador a mais na última linha em solidez defensiva nem tampouco conseguiu se utilizar dos seus centroavantes no ataque para além da bola parada. Nas estatísticas, números que já estamos acostumados a ver nos últimos tópicos do Quadro Alvinegro: um time que toca bastante, cruza pouco e é preciso nas finalizações.

No mapa de passes, é interessante ver que o time contou bastante com triangulações pelo lado esquerdo do ataque, seguindo a tendência do último jogo de se adaptar a ausência de Fagner que sempre aparece com qualidade no ataque para fazer superioridade numérica no setor. Vale observar que por conta da condição física ruim, Jadson voltou menos que Jô para fazer a recomposição defensiva.

O Corinthians não criou tantas chances, é verdade, mas as que foram criadas foram chances claras de gol. Primeiro, a assistência pornográfica de Marquinhos Gabriel para Romero disputar sozinho com o goleiro, depois o Gabriel pegando o rebote já sem goleiro e por fim o Jadson na cobrança de pênaltis. O detalhe negativo fica para o primeiro gol, que poderia ser evitado se houvesse mais atenção da defesa. Nossos adversários já sabem que o caminho para a área do Corinthians pelo chão é muito difícil, então devemos nos preparar pra uma chuva de bolas pelo alto. É o segundo jogo seguido tomando gols de cruzamento... Dos cinco gols tomados até aqui no Brasileiro, 3 foram de cabeça, e 1 foi originado de um cruzamento (contra a Chapecoense, o gol do Wellington Paulista saiu do rebote de uma cabeçada que acertou a trave).

No mapa de xG*, fica claro que a única grande chance criada pelo São Paulo no jogo foi o segundo gol, em um momento em que o Corinthians já administrava o jogo. No nosso campo de ataque, 3 boas chances, 3 gols, como vem sendo marca do ataque letal do Corinthians. Chama a atenção a pluralidade do nosso ataque. Conseguimos criar perigo ao adversário de diversas maneiras, tornando mais difícil a ele bloquear uma ação específica. Nesse jogo, foram 2 gols oriundos de troca de passes (contando com a jogada do pênalti) e uma jogada criada em uma roubada de bola fora do nosso terço de defesa, num procedimento padrão do time em um momento que o Fábio Carille gosta de chamar de “bola coberta”. Terei chance de explicar esse conceito com exemplos melhores em outros jogos mais pra frente.



Nas pontuações do WhoScored, o homem do jogo foi Angel Romero, com a concordância de grande parte da Fiel e da mídia esportiva. Romero fez o que quis no jogo: fez gol, participou da linda jogada que deu origem ao pênalti, driblou, dominou, desarmou, deu assistência pra finalização, arranjou treta... Melhor jogo do paraguaio no ano até aqui, e esperamos que ele siga com essa forma. Gabriel, Marquinhos Gabriel e Jô também trabalharam muito bem no domingo. Primeiro clássico do ano sem gol do Jô, mas nosso centroavante contribuiu muito bem nas ações do Corinthians.

No geral, o Corinthians teve a maior parte do tempo com a bola, criou chances incisivas de gol e vacilou atrás dando um gol para o São Paulo que um time atento não tomaria. Novamente após o jogo do Vasco o ataque vai muito bem e a defesa, se não deixa a desejar, vem abaixo do que vimos no ano até aqui. Uma oscilação normal de um time que tinha uma defesa sólida e um ataque econômico na busca pelo equilíbrio. De qualquer maneira, fica a chamada de atenção para o Coringão despender um pouquinho mais do tempo no treinamento para a bola aérea.

-------------------- CORINTHIANS X Cruzeiro --------------------

Acho seguro seguir as palavras de Fábio Carille de alguns dos jogadores de que esse foi o jogo mais difícil do Corinthians até aqui. Foi um duelo de rúgbi contra handebol: um time virando a bola incessantemente, de um lado para o outro, buscando o espaço para furar o time adversário e um time atuando com um bloco baixo de marcação, com 9 jogadores na frente da área, evitando as penetrações do adversário, como já sabemos que é o estilo de Mano Menezes.


O Corinthians produziu pouco ofensivamente no jogo, é verdade, mas há de se dar o mérito também ao time do Cruzeiro que soube muito bem se defender e não conceder os espaços que o time do São Paulo deu no domingo. Além do mais, as nossas duas melhores chances no jogo, com Jô e Romero saindo na cara do goleiro, foram erroneamente anuladas pela arbitragem. Esses gols fariam muita diferença no final do segundo tempo, jogado mais na emoção e no preparo físico do que na tática.

Impressiona a quantidade de interações pelos lados do ataque, sobretudo no lado esquerdo. O Corinthians vem se mostrando cada vez mais um time com nervos de aço, com muita paciência pra trocar a bola de lado e buscar o espaço. Se não aparecer, repita. Se não aparecer, repita mais uma vez. No lance que ocasionou o gol de cabeça do Balbuena, o Corinthians trocou passes durante 2 minutos e 37 segundos seguidos. Essa postura do time com certeza tranquiliza a torcida, que sabe que vai ter um time calmo e preparado para qualquer circunstância de jogo, incluindo um adversário com uma grande capacidade defensiva.


No gráfico de xG, percebe-se bem a diferença entre os dois times no jogo. Nos dois saltos do xG no gráfico, o Corinthians soube aproveitar a boa chance que teve, já o Cruzeiro perdeu um gol incrível com Ábila dentro da pequena área e desmarcado. O Corinthians segue com a postura de um time acostumado a sair na frente no placar. Vai à frente, consegue abrir o placar, se utiliza em um primeiro momento da pressa do adversário em reverter o resultado e depois se deita sobre sua solidez defensiva. Dá pra se dizer que tivemos sorte de sair com os três pontos.

Chama a atenção no mapa de passes do Cruzeiro como a proposta do time foi, quando esteve com a bola, atacar o lado esquerdo do ataque, onde estava Paulo Roberto. Essa situação se tornou ainda pior quando Giovanni Augusto entrou no jogo, na tentativa de ajudar a proteger o setor mas quase comprometendo a marcação por ali. Giovanni transparece sua falta de confiança quando entra no jogo, e deve começar a ganhar mais minutos fora de casa e menos minutos em Itaquera até que possa recobrar sua confiança, como fez Marquinhos Gabriel. De qualquer maneira, essa exposição do lado direito da nossa defesa, usado bastante por Vasco e Cruzeiro, deve se estabilizar nos próximos jogos com a volta de Fagner assim como existe a tendência de subirmos de produção no ataque com o agora selecionável Rodriguinho.


Pela segunda vez nesse Brasileirão, podemos ver um Corinthians com pouca participação no ataque e sofrendo um pouco na defesa no mapa de xG. A primeira foi com a Chapecoense, mas dessa vez conseguimos sair com os três pontos e a liderança intacta. É visível que o Corinthians priorizou a bola aérea nos treinamentos essa semana, dando menos chances assim do que demos para o São Paulo no fim de semana.


Na avaliação da pontuação do WhoScored, prêmio de melhor do jogo merecido para Fabian Balbuena, que conseguiu marcar o gol que decidiu o jogo e teve muita firmeza para conter os avanços do Cruzeiro lá atrás. Destaque também para Pablo que esteve em sintonia com o seu companheiro de zaga e para o Cássio, que foi muito bem quando exigido, algo que virou sua rotina em 2017.

Fico feliz que o Corinthians consiga cada vez mais diversificar a maneira como chega com qualidade ao ataque. Se a bola não passa pelo chão, passa por cima: poderíamos aqui estar falando de Pabluena, a dupla goleadora de zagueiros caso Fábio não tivesse operado pequenos milagres em cabeceios de Pablo. Nosso time dá, cada vez mais sinais de maturidade, sabendo sofrer a pressão quando o jogo se inclina para nossa meta. É verdade que não foi uma das nossas melhores performances no ano, mas é animador perceber que atingimos 9 pontos de uma sequência de 3 jogos duros sem 2 de nossos melhores jogadores. Esperamos que o time volte a crescer com as voltas de Fagner e Rodriguinho.

Que venha o Coritiba!

* https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/397533/quadro-alvinegro-o-que-e-xg [Quadro alvinegro] o que é xg? Salve Fiel, Pretendo começar hoje uma nova sequência de tópicos, o Quadro Alvinegro. Após cada jogo, postarei uma análise estatística da partida com base em... meutimao.com.br meutimao.com.br

Fontes: Footstats, WhoScored e Opta via @11tegen11.

Tópico anterior:
https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/403177/quadro-alvinegro-numeros-de-vasco-x-corinthians [Quadro ALVINEGRO] Números de Vasco x Corinthians Salve Fiel, Com alguns dias de atraso, escrevo o quadro alvinegro dessa semana. Levou um tempo pra digerir o jogo da quarta - que jogo! - e poder montar o... meutimao.com.br meutimao.com.br

Me siga no twitter:
www.twitter.com/corinthians__en Corinthians English (@Corinthians__EN) | Twitter The latest Tweets from Corinthians English (@Corinthians__EN). Everything you need to know about Corinthians in english, you'll find it right here. São Paulo... twitter.com twitter.com

Responder ao post do marcio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Matheus Assumpção

    Torcedores do Santos danificaram alguns locais da arena

    Última resposta há 6 segundos por Caio Henrique Grunheidt

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Pedro

    (Off) desculpe por fazer esse tópico

    Última resposta há 10 segundos por Bill Gates

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ayrton Faria

    Esse cara enche nossos olhos e alimenta nossa ALMA

    Última resposta há 10 segundos por Leonardo Cesar

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ailton

    Edna = palmeirense

    Última resposta há 29 segundos por Bruno Arantes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de william gimenes

    Cifut falho

    Última resposta há 33 segundos por Glauco Pinheiro

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Aldo Silva

    Assistindo o jogo dos porcos e uma observação...

    Última resposta há 33 segundos por LUIZ GONZALEZ

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de sandro rogério

    Romero tem muito nossa cara, obrigado paraguaio!

    Última resposta há 1 minuto por Evandro Manuel

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Co Rin Thi Ano

    Resposta ao Meu Timão e aos seus 2 tópicos fixos apoiando o aluguel

    Última resposta há 1 minuto por Vitor Camargo

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Remy Lara

    Quando que o Timão vai revelar um Endrick será?

    Criado em 1 minuto por Remy Lara

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fabao Da Elite

    Fórum só visa lucro!

    Última resposta há 1 minuto por Daniel Medina

    7respostas

    acessar o tópico