Conheça a Esportiva
x

Post de Gabriel no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Parabéns pela matéria!

em Análise dos jogos > [QUADRO ALVINEGRO] Números de Corinthians x Bahia e Grêmio x...

Em resposta ao tópico:

Salve Fiel,

Mais um tópico duplo! Fui pra arena na quinta e já viajei na sexta, e só consegui sentar pra fazer o quadro alvinegro agora. Felizmente saímos dos últimos dois jogos com 6 pontos e permanecemos invictos no campeonato. Duas vitórias com caras bem diferentes.

-------------------- CORINTHIANS X Bahia --------------------

Contra o Bahia fizemos um jogo muito seguro. Uma grande demonstração de um time bem treinado é se manter organizado na defesa e no ataque mesmo após perder um jogador. É claro que houve a contribuição da expulsão de um atleta do Bahia, mas a sincronia nos movimentos que tanto gostamos de ver com 10 na linha continuamos a ver com 9. O único perigo real que o Bahia levou ao nosso gol foi aos 7 minutos do primeiro tempo, que terminou em uma grande defesa do Cássio. Após isso, domínio seguro do Corinthians, que continua a manter uma boa precisão nas finalizações; ao Bahia, foram apenas permitidos cruzamentos e chutes de fora da área.

Chama a atenção na evolução dos mapas de passes que cada vez mais Jô volta para recompor, o que justifica ele ser poupado do jogo contra o Patriotas na quarta-feira. Durante todo o período em que o Fagner ficou fora de campo pelo corte no supercílio, o lateral direito do time foi o Jô. Espero que seu posicionamento mais atrasado não se dê pela percepção do Carille de que o time está tendo dificuldades na criação, e sim só a vontade do nosso centroavante de participar mais do jogo: participa pouco hoje, mas é letal quando tem a chance. O time do Corinthians segue com sua vocação faz alguns bons anos de ser um time que joga melhor começando o jogo pelas laterais, o que fica evidenciado pelos grossos triângulos nos lados do mapa.

O gráfico de xG* só confirma o grande jogo do Corinthians. Fez 3 gols, e criou o suficiente pra tanto. Nas três grandes chances que teve no jogo, conseguiu aproveitar e construir o resultado. O Bahia, por sua vez, não conseguiu criar situações de jogo que tivessem grande chance de ocasionar em gol. É interessante notar também que o time conseguiu criar a mesma quantidade de xG antes e depois da expulsão do Gabriel, e o Bahia pouco criou depois da expulsão.

O contraste entre os dois mapas de xG é gritante. Olhe o tamanho e a distância das chances do Corinthians e as do Bahia. É legal notar que dificilmente um arremate vai ter mais xG do que o do Balbuena: 1 metro do gol, sem goleiro.

A performance com um gol e a 'rede limpa', como dizem os comentaristas em inglês, renderam o prêmio de homem do jogo para o Balbuena. Fagner também teve uma nota alta, após sua assistência para o primeiro gol. É a segunda vez que o Fagner consegue desequilibrar o jogo nesse campeonato após quebrar as linhas de marcação em uma jogada individual: a primeira foi na primeira rodada, contra a Chapecoense.

-------------------- Grêmio x CORINTHIANS --------------------

Se contra o Cruzeiro Fábio Carille disse que aquele jogo tinha sido o mais desafiador do Corinthians até aqui na temporada, pode-se dizer que essa fala já está desatualizada: o forte time do Grêmio foi de fato a maior pedreira do Campeonato Brasileiro até aqui, justificando sua posição no campeonato. O Grêmio dominou as ações na maior parte do jogo, como diz a superioridade do time na posse, finalizações, cruzamentos e escanteios, mas não conseguiu converter isso em vantagem no placar.

Aqui, mais do que nos jogos anteriores, o Corinthians usou e abusou a da ligação direta de Cássio para Jô dominar no campo de ataque. Curioso ver como o Grêmio conseguiu trancar o lado direito do Corinthians, impedindo as conexões de Guilherme Arana e Romero para Jô. Não sabemos até agora se foi por iniciativa individual ou estratégia de partida, mas o Paulo Roberto jogou mais adiantado que o Maycon, o que conseguimos ter claramente na lembrança após as três arrancadas para o ataque que, na primeira, deixou o melhor zagueiro do país no chão, na segunda tomou um drible da vaca e na terceira teve que parar com falta para não ser superado novamente. Pouco a pouco, o equilíbrio entre nossas duas laterais vai se recuperando.

Claramente o jogo mais efetivo do Corinthians até aqui. Repare nas chances: em apenas 4% dos jogos que um time que alcança 2,12 de xG enfrenta um time que alcança 0,53 de xG sai derrotado. A grande chance do jogo do Corinthians foi na primeira arrancada de Paulo Roberto, que deu trabalho para Marcelo Grohe. O Grêmio teve grandes chances, com Geromel e Luan duas vezes, mas parou em Cássio.

Assim como no jogo anterior, o contraste entre os dois mapas de xG é claro, só que dessa vez nós estamos do lado que sofreu para criar oportunidades de gol. Isso não chega a ser preocupante, porque enfrentamos um grande time e a performance do Corinthians no ano até aqui mostra que essa baixa no índice de xG tem muito mais cara de exceção do que de regra.

Como não poderia deixar de ser, Cássio foi o homem do jogo. Duas grandes intervenções, uma encaixando um arremate a uns 5 metros de distância e outra defendendo um pênalti do melhor jogador do Brasil até aqui. Se olharem os tópicos anteriores, verão que Fagner é o jogador mais consistente do time, raramente atuando com nota menor que 7.

O Corinthians mostra ser um time muito sólido. Não importa o adversário, grande ou pequeno, embalado ou em má fase, casa ou fora, jogando pelo chão ou por cima, apostando nas triangulações ou nas jogadas individuais, o Coringão é o clube que se impõe melhor independente da proposta do adversário nessas primeiras 10 rodadas, o que nos permite alguma irregularidade lá na frente, que alguma hora, deve acontecer. Um início de campeonato formidável, que só não supera nós mesmos em 2011. Estamos no caminho certo para grandes coisas em 2017, se todos os fatores se mantiverem constantes.

Algumas das estatísticas que uso aqui não são geradas para jogos da Copa Sulamericana, então não haverá Quadro Alvinegro do jogo contra os Patriotas da Colômbia. No entanto, tentarei fazer um tópico mais pra frente na semana com alguns dados agregados do Campeonato, já que 10 rodadas já são uma amostra suficiente para uma análise minimamente relevante.

Obrigado pela leitura e que venha o Botafogo!

* https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/397533/quadro-alvinegro-o-que-e-xg [Quadro alvinegro] o que é xg? Salve Fiel, Pretendo começar hoje uma nova sequência de tópicos, o Quadro Alvinegro. Após cada jogo, postarei uma análise estatística da partida com base em... meutimao.com.br meutimao.com.br

Fontes: Footstats, WhoScored e Opta via @11tegen11.

Tópico anterior:
https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/405135/quadro-alvinegro-numeros-de-coritiba-x-corinthians [Quadro ALVINEGRO] Números de Coritiba x Corinthians Salve Fiel, Como disse no primeiro jogo do campeonato, ? duro fazer uma an?lise depois de um jogo que te d? raiva. E como deu! Tenho certeza que n?o foi s? da... meutimao.com.br meutimao.com.br

Me siga no twitter:
www.twitter.com/corinthians__en Corinthians English (@Corinthians__EN) | Twitter The latest Tweets from Corinthians English (@Corinthians__EN). Everything you need to know about Corinthians in english, you'll find it right here. São Paulo... twitter.com twitter.com

Responder ao post do Gabriel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Everton Carlos

    Augusto pode ter feito de propósito este empréstimo da Arena

    Última resposta há 15 segundos por Ignorance is bliss

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Diego dos Santos Blundi

    Melhores jogadores do Corinthians no Paulistão

    Última resposta há 17 segundos por Alex Cardoso da Silva

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de fastiga gisga

    Arena e agora bidu

    Última resposta há 22 segundos por Majima Corinthiano

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Evandro

    Torcida caindo na armadilha do Ge

    Última resposta há 23 segundos por Orozimbo Santos

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jesus Samuel Araújo Oliveira

    O que o Corinthians se transformou com essa torcida arrogante

    Última resposta há 23 segundos por Alfassio de penalti 2012

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Charles Falcao

    Um amistoso faria o Corinthians ganhar 1milhão limpo

    Última resposta há 29 segundos por Erik Cortez

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maurão da Fiel

    Ciumes tenho da minha esposa, estádio é pra ganhar dinheiro

    Última resposta há 33 segundos por Plumo

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de páme Korinthianoús!

    Quantos jogadores não perdemos por conta de preconceito com cuidados com saúde mental?

    Criado em 7 horas por páme Korinthianoús!

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    E o Romerito hein? Golaço à la Messi!

    Última resposta há 1 minuto por Andres Sanchez

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANDRE LUIS G.

    500 mil de lucro-materia do globo esporte

    Criado em 9 minutos por ANDRE LUIS G.

    0respostas

    acessar o tópico